A internet juntamente com as redes sociais, tem sido ferramentas especiais na divulgação e propagação do evangelho e da sã doutrina. É inegável o fato de que milhares de pessoas em todo Brasil, tem sido abençoadas com textos, reflexões, áudios, vídeos, pregações e estudos bíblicos que glorificam a Deus. Contudo, juntamente com isso, tornou-se perceptível o crescimento de um grupo de pessoas extremamente criticas, as quais se encaixam naquilo que denomino de fariseus digitais.
Pensando nisso, resolvi escrever quatro características fundamentais de um fariseu digital:
1-) Geralmente um fariseu digital é um tipo de desigrejado. Ele diz que ama o noivo, mas, demonstra odiar a noiva, sempre destilando palavras “mal-ditas” a igreja, falando contra pastores, bem como das doutrinas de que diverge. Esse tipo de pessoa, geralmente não frequenta uma igreja local, é insubmisso, avarento, e intratável em seus relacionamentos interpessoais.
2-) Um fariseu digital é aquele que se considera mais sábio e melhor do que os outros, ainda que não tenha lido livros suficientes, e nem tampouco vivido suficiente. Um fariseu digital acredita que sempre tem uma palavra melhor, considerando-se assim um “expert” em assuntos que nunca dominou.
3-) Um fariseu digital costuma ser arrogante, soberbo e prepotente em suas colocações e afirmações teológicas, sempre tratando os outros com ar de superioridade.
4-) Um fariseu digital briga e discute por qualquer coisa. Na verdade, um fariseu digital é um individuo brigão que encastelado em seu PC, age quixotescamente acreditando ser o único sobrevivente de uma igreja pura e cristã.
Pense nisso,
Renato Vargens
RETIRO IP SEMEAR 2023