A ÁGUIA, NOSSA PEDAGOGA

0
476
A ÁGUIA, NOSSA PEDAGOGA

            A águia é uma ave de rapina. Sua força é descomunal. Suas asas são possantes, suas garras são armas poderosas, seu bico é forte como aço e sua visão é colossal. Essa rainha do espaço faz voos solitários, altaneiros e longínquos; isso porque ela se renova de tempos em tempos. A águia é símbolo de nobreza e força, coragem e determinação. Ela serve para nós como pedagoga. Vejamos:

            Em primeiro lugar, a águia nos ensina acerca da necessidade do vigor renovado. “Ele é quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Sl 103.5). A águia faz voos altaneiros e longínquos. Ela, como um projétil, desce das alturas, para apanhar sua presa e assim, dá de comer a seus filhotes, protegidos no pico das montanhas. A águia, ao longo de sua vida, passa por tempos de renovo, quando sua plumagem é trocada e seu vigor é remoçado. O salmista nos diz que, assim como a águia passa por esse processo de renovação, o Senhor também farta de bens a nossa velhice e renova a mocidade como a da águia. Precisamos despojar nossas as velhas plumagens e manter nossas armas de combate e defesa em ordem. Precisamos do vigor que vem do Senhor para que nossa mocidade seja renovada como a da águia. A Escritura diz: “Mas os que esperam no Senhor renovam a suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.31).

            Em segundo lugar, a águia nos ensina acerca da necessidade de colocarmos nossos filhos em lugar seguro, longe dos predadores. “Ou é pelo teu mandado que se remonta a águia e faz alto o seu ninho? Habita nos penhascos onde faz a sua morada, sobre o cimo do penhasco, em lugar seguro” (Jó 39.27,28). A águia faz o ninho de seus filhos no alto dos penhascos, em lugar seguro, longe dos predadores. Oferece aos filhos não apenas sustento, mas, também, segurança. Os predadores estão sempre buscando ninhos desprotegidos para devorar filhotes indefesos. A águia nos ensina a cuidar de nossos filhos. Os predadores estão espalhados por todos os lados com suas redes estendidas. A aproximação deles pode ser sutil ou implacável, mas é sempre perigosa. Manter os nossos filhos em lugar seguro é essencial para que cresçam e sejam bem-sucedidos. O refúgio verdadeiro para os nossos filhos é Jesus. Ele é a rocha que nos protege dos ataques ferozes dos inimigos. Nele encontramos provisão para a vida e plena satisfação para a eternidade.

            Em terceiro lugar, a águia nos ensina a ser exemplo para nossos filhos e nunca desistir deles. “Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas” (Dt 32.11). A águia não apenas coloca o ninho dos filhotes em lugar seguro, no topo dos penhascos, mas, também, prepara-os para a vida. Na hora de sair do conforto cálido do ninho, a águia voeja sobre sua ninhada, dando aos filhotes o exemplo de como se voa. Mais do que isso, a águia os arranca do ninho e, tomando-os, os leva sobre suas possantes asas. A águia jamais desiste de seus filhotes. Faz deles seus discípulos. Não os deixa entregues à sua própria sorte. O cuidado da águia com seus filhotes é demonstrado na preparação do ninho, no lugar onde o ninho é colocado, no exemplo e na condução. A águia, como pedagoga, demonstra que o exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo. Nossos filhos precisam mais do que de abrigo e provisão. Eles precisam de exemplo, ensino e liderança. Nossos filhos nos observam mais do que nos escutam. Há momentos que precisaremos carregar nossos filhos como a águia transporta seus filhos sobre as asas. Nossos filhos são preciosos e nenhuma vitória nossa compensa a derrota deles. Nossos filhos são herança de Deus. São filhos da promessa. Nunca podemos desistir deles. Portanto, vamos observar a águia como nossa pedagoga e aprender esses princípios tão importantes para nossa jornada segura rumo à glória!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Fonte: LPC

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here