Sede da Colgate-Palmolive
Sorria. Se o seu sorriso parecer saudável, muito provavelmente, a responsável por isso seja a COLGATE, líder mundial em higiene oral cujo compromisso é oferecer educação em saúde bucal para milhões de pessoas. Por isso, a marca vem há mais de um século distribuindo sorrisos brilhantes e saudáveis em milhões de bocas pelo mundo afora.
A história
A empresa foi fundada em 1806 por William Colgate, um jovem imigrante inglês de 23 anos que iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova York. Decidido a fabricar e a comercializar produtos até então tradicionalmente feitos em casa, para consumo próprio, ele apostou forte na alta qualidade, baixo preço e fórmula certa para conquistar as consumidoras americanas. No ano seguinte, Francis Smith entrou na sociedade da fábrica que passou a se chamar Smith & Colgate. A sociedade foi desfeita em 1813 quando William chamou seu irmão, Bowles, para ser seu novo sócio. A empresa passou então a se chamar William Colgate & Co. Revelando, desde o início, uma forte orientação para a comunicação, William, em 1817, deu início a uma arrojada e inovadora campanha de divulgação, anunciando os seus produtos em jornais com a campanha “Soap, Mould and Dipt Candler” e colando cartazes pelas ruas da cidade. Tornou-se, então conhecido como o magnata do sabão.
Poucos anos depois, ele e seu cunhado, John Gilbert, construíram uma fábrica de cola nos arredores da cidade de Jersey. Os principais produtos fabricados na época eram sabonetes (Windsor Toilet Soaps) e gomas (Pearl Strach). No fim da década de 1820 a empresa iniciou um período de expansão internacional e, em diversos países, surgiram filiais, desenvolvendo as principais atividades de comercialização e industrialização, na conquista dos mercados então emergentes. A COLGATE & COMPANY, assim designada após a morte do seu fundador em 25 de março de 1857, lançou no mercado, no ano de 1866, o seu primeiro sabonete cosmético perfumado – chamado “Cashmere Bouquet” – que, até finais dos anos de 1980, encontrava-se ainda na preferência de muitos consumidores americanos, o que significa que o seu sucesso se estendeu durante aproximadamente 120 anos.
As inovações urgem e, em 1873, a empresa lançou o produto que viria revolucionar sua imagem – o creme dentrífico Colgate (conhecido hoje em dia como pasta de dente). Inicialmente comercializado em potes, era uma pasta cremosa e aromática, que a partir de 1896 passou a ser embalada em tubos flexíveis de estanho, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente, com o nome de Colgate Ribbon Dental Cream. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de pesquisa da empresa. Uma década mais tarde, em 1906, a empresa celebrou seu centenário com uma linha de produtos que oferecia mais de 800 variáveis.
A COLGATE
iniciou, em 1911, um projeto educacional de saúde bucal para crianças com a distribuição de amostras grátis de escovas e cremes dentais, proporcionando que profissionais da área demonstrassem a correta maneira da escovação dos dentes. Três anos mais tarde instalou sua primeira subsidiária internacional no Canadá e exportou seus primeiros produtos para a Inglaterra. Na década de 1920 começou a instalar operações em vários países: construiu em 1923 uma fábrica em Sydney (Austrália), inaugurou subsidiárias na Europa (onde os produtos da empresa foram fabricados pela primeira vez em 1924 na cidade de Paris), Ásia, América Latina e África. Em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava à fabricação de sabonetes desde 1864 quando foi fundada por B.J. Johnson na cidade de Milwaukee, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company. Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentrífica COLGATE e o sabonete PALMOLIVE (feito à base de óleos de oliva e palma), a nova empresa aumentou consideravelmente suas vendas.
Após o período da Segunda Guerra Mundial e mantendo-se na vanguarda das inovações, a empresa lançou em 1947 um novo produto, na categoria de limpeza doméstica – o AJAX – estabelecendo uma poderosa marca global no segmento, passando, assim, a atuar em três segmentos diferentes: higiene oral, pessoal e limpeza doméstica. Em 1953, passou então a adotar a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive. Nas décadas seguintes, a marca lançou grandes novidades, como por exemplo, a pasta com adição de flúor e o primeiro gel dental do mercado. As vendas anuais da empresa ultrapassaram a marca dos US$ 5 bilhões em 1989. Em 1998, a COLGATE se tornou líder no enorme mercado americano de cremes dentais, ultrapassando sua eterna rival Crest. Nos anos seguintes a COLGATE lançou produtos inovadores proporcionando a milhões de pessoas uma correta higiene bucal, entre os quais poderosos enxaguantes bucais e pastas branqueadoras com tecnologia de ponta. Além disso, a empresa se expandiu para novos mercados como a Rússia, China e países da Europa Central.
A linha do tempo
1962 ● Instalação de um moderno Centro de Pesquisa em Piscataway, estado de Nova Jersey. 1968 ● A pasta de dente COLGATE foi totalmente reformulada para a adição de flúor por ser clinicamente comprovado na redução de cáries. ● Introdução da pasta de dente da marca Ultra-Brite. 1981 ● Introdução no mercado da pasta COLGATE WINTERFRESH GEL, um novo jeito de escovar os dentes com um creme gel. 1983 ● Lançamento da escova dental COLGATE PLUS. Hoje mais de 1.6 bilhões de escovas da marca são vendidas anualmente em todo o mundo. 1991 ● A COLGATE compra a marca de enxaguante bucal PLAX, que posteriormente viria ser rebatizada como COLGATE PLAX, se tornando um poderoso aliado para suas pastas dentais. 1992 ● Lançamento da revolucionária pasta COLGATE TOTAL no mercado europeu. Com suas 12 horas de proteção, combatia uma infinidade de problemas de saúde bucal como gengivite, tártaro, cáries e placas bacterianas. O produto seria lançado no mercado americano somente em 1997. 2000 ● Lançamento da COLGATE 2in1, um gel dental que misturava os benefícios de uma pasta de dente aliado ao enxaguante bucal. 2002 ● Lançamento da COLGATE SIMPLY WHITE, gel dental que clareava os dentes em apenas 14 dias de uso. 2003 ● Lançamento da COLGATE SENSITIVE, um creme dental que combatia a sensibilidade dentária com proteção comprovada e hálito fresco. 2005 ● Lançamento da pasta COLGATE MAXFRESH, único gel dental com cristais refrescantes que dissolvem completamente durante a escovação proporcionando uma nova dimensão de refrescância. Atualmente esta pasta está disponível em vários sabores, entre eles o menta, hortelã e canela. ● Introdução da escova dental COLGATE 360°, que proporcionava uma limpeza total dos dentes e da boca, contendo um exclusivo limpador de língua e bochechas, além de cabo emborrachado e anatômico. 2008 ● Lançamento da primeira escova dental aromatizada do mercado, COLGATE MAX FRESH, que prometia proporcionar mais refrescância devido ao aroma de menta presente no limpador de língua, que podia ser conferido no exterior da embalagem onde estava o adesivo “raspe e cheire”. 2009 ● Lançamento da escova COLGATE 360º DEEP CLEAN, cujo diferencial está nas cerdas superfinas com pontas azuis, que limpam entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Além dos dentes, a escova também ajuda a limpar língua, bochechas e gengiva. 2011 ● Lançamento da COLGATE OPTIC WHITE, uma pasta com microcristais branqueadores, semelhantes aos produtos utilizados pelos dentistas, que garantem dentes com um tom mais branco com uma semana de uso. No Brasil o produto foi lançado com o nome COLGATE LUMINOUS WHITE. Essa linha também conta com enxaguante bucal e escova (com cerdas polidoras e emborrachadas branqueadoras, que ajudam no clareamento por meio da remoção de manchas superficiais). ● Lançamento da COLGATE SENSITIVE PRO-RELIEF, um creme dental que com a tecnologia Pro-Argin promete reparar as áreas sensíveis dos dentes e proporcionar alívio instantâneo e duradouro. Para obter o efeito imediato é necessário massagear o produto diretamente em cada dente sensível por um minuto. Já para a reação duradoura, a marca recomenda a escovação duas vezes ao dia. 2012 ● Lançamento da pasta COLGATE MY FIRST TOOTHPASTE, uma pasta completamente segura, sem adição de flúor, para crianças menores de 6 anos de idade. 2013 ● Lançamento da escova COLGATE SlimSoft, cujas cerdas super finas funcionam em perfeita harmonia com a escova, removendo as partículas mais difíceis entre os dentes e a gengiva. 2014 ● Lançamento da pasta COLGATE ENAMEL HEALTH, cujos ingredientes exclusivos são combinados para repor os minerais do esmalte do dente. Estes minerais envolvem e se integram ao dente e regeneram o esmalte.
Responsabilidade social
Em 1991, a empresa lançou nos Estados Unidos o programa Colgate Bright Smiles, Bright Futures® que visava educar e informar as crianças da extrema importância dos cuidados com a saúde bucal, ensinando o uso adequado das escovas de dente, creme dental e fio dental e de uma perfeita higienização oral para uma vida saudável. Através de parcerias com órgãos federais americanos, profissionais de odontologia, escolas e comunidades, a COLGATE distribuía vídeos educativos, livros e realizava atividades interativas para ensinar às crianças a importância de uma boa higiene bucal. Com isso, crianças recebiam sua primeira escova de dente, além de terem uma consulta com o dentista e orientações para desenvolverem hábitos saudáveis, autoestima e o alicerce para o sucesso. Em 1996, o programa foi expandido mundialmente para 50 países. Em muitos países, o programa é móvel. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma frota composta por vans oferece serviços odontológicos prestados por dentistas voluntários, incluindo exames gratuitos e orientações para crianças carentes. Países de grande diversidade, como o Brasil, possuem os programas de vans, enquanto na África do Sul, o atendimento odontológico é prestado com um trem que leva serviços de saúde para os habitantes mais pobres na zona rural. A base do programa é seu premiado currículo educacional desenvolvido juntamente com um conselho consultivo internacional e traduzido para 30 idiomas. Criado em parceria com os professores, o currículo inclui orientações sobre como escovar os dentes e passar o fio dental, bem como outras ações importantes para manter dentes e gengivas saudáveis.
O programa, que mantém orgulhosamente a missão de promover hábitos saudáveis de saúde bucal, elevar a autoestima das crianças e estabelecer os alicerces para um futuro mais brilhante, já beneficiou mais de 800 milhões de crianças em 80 países ao redor do mundo. Somente nos Estados Unidos, a cada ano, o programa alcança quase nove de cada dez alunos no jardim de infância, aproximadamente 3.5 milhões de crianças em todos os 50 estados, e mais de 10 milhões de crianças por meio do programa móvel. Em países pobres, subdesenvolvidos e emergentes, o programa tem ainda mais impacto. Desde a Bolívia, onde anualmente alcança mais de metade das crianças de seis a nove anos, até a China, o programa tem feito a diferença para milhões de crianças.
No Brasil o programa, batizado de Sorriso Saudável, Futuro Brilhante®, foi lançado oficialmente em 1995, e, desde então, já beneficiou mais de 42 milhões de crianças, em 27 estados brasileiros, abrangendo de maneira eficaz escolas e comunidades de cada região do país. Para atrair a atenção das crianças, o projeto ganhou até uma mascote chamada no Brasil de Dr. Dentuço, um simpático e sagaz coelhinho. De uma maneira muito divertida e lúdica, este amigo da saúde bucal (nos Estados Unidos chamado de Dr. Rabbit) leva conhecimento às crianças através de brincadeiras, músicas e ao final entrega um kit com produtos de higiene bucal, conquistando em cada rosto, a certeza de um sorriso saudável.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca COLGATE passou por algumas modificações ao longo de sua história. O atual logotipo foi adotado no ano de 2001 e ganhou uma nova tipografia de letra.
Os slogans
World of care (corporativo)
Líder Mundial en el Cuidado Oral. (espanhol)
A marca nº1 em recomendação dos dentistas. (português)
12-hour protection worth recommending. (2003 – Toothpaste Colgate Total)
The world leader in oral care. (2001 – Oral Care Products)
The brushing that works between brushings. (1998 – Toothpaste)
Colgate helps stop cavities before they start. (1980 – Toothpaste)
Colgate puts the fresh in your mouth. (1976 – Toothpaste)
The breath-freshening cavity fighter. (1973 – Toothpaste)
The Colgate ring of confidence. (1967 – Toothpaste)
It cleans your breath while it cleans your teeth. (1945 – Toothpaste)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos ● Fundação: 1806 (empresa) e 1873 (creme dental) ● Fundador: William Colgate ● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos ● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company ● Capital aberto: Não ● CEO: Ian Cook ● Faturamento: US$ 9 bilhões (estimado) ● Lucro: Não divulgado ● Valor da marca: US$ 8.464 bilhões (2015) ● Presença global: 200 países ● Presença no Brasil: Sim ● Segmento: Higiene oral ● Principais produtos: Cremes dental, escovas dental e enxaguantes bucal ● Concorrentes diretos: Crest, Aquafresh, Sensodyne, Pepsodent, Signal, Oral-B, Reach, Listerine, Cepacol e Close Up ● Slogan: A marca nº1 em recomendação dos dentistas. ● Website: www.colgate.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca COLGATE está avaliada em US$ 8.464 bilhões, ocupando a posição de número 55 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
Em 2019 segundo a Forbes ela estava na posição de número 69 no ranking das marcas mais valiosas. Colgate Valor: US$ 10,3 bilhões .Variação em um ano: 3% Receita: US$ 5,3 bilhões
Investimento em publicidade: US$ 1,6 bilhão
Indústria: Bens de consumo embalados
A marca no Brasil
A empresa se estabeleceu no país no dia 1 de fevereiro de 1927 quando o então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, através do Decreto no. 17661, autorizou a instalação da Colgate & Company of Brazil Limited. Foi um ato histórico, porque conferiu à empresa a primazia e o pioneirismo na introdução de dentifrícios no país e sua comercialização em escala. Nos anos de implantação, as atividades da empresa se voltaram para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, de acordo com o clima e as condições locais. Na etapa inicial, os produtos lançados no mercado, CREME DENTAL e CREME DE BARBEAR, eram importados. O creme dental COLGATE, introduzido em 1929, começou a ser fabricado no Brasil somente em 1940.
O creme de barbear, lançado em 1931, teve como data de sua fabricação nacional o ano de 1938. Nas décadas seguintes ampliou suas fábricas e sua força de trabalho, multiplicando sua produção e vendas, além de investir na aquisição de importantes marcas locais, até hoje entre as preferidas dos consumidores brasileiros. Em 1989 a marca lançou a pasta de dente infantil COLGATE TANDY, com dois sabores originais (Morango e Tutti Frutti), gostos frutados aliados à proteção de flúor, sendo o primeiro gel dental infantil do mercado brasileiro. Em 1995, anunciou em Nova York, a compra das operações da Kolynos em 14 países (inclusive no Brasil), modificando desta forma, o panorama no mercado de cremes dentais e lançando a marca líder Sorriso. Desde então, milhões de dólares foram investidos em modernização das fábricas e tecnologia, apoiados por um programa de intenso treinamento de todos os funcionários, o que transformou a Colgate-Palmolive do Brasil em um pólo exportador para mais de 55 países. Além disso, a COLGATE desenvolveu e lançou no mercado diversas variantes de cremes dentais, a fim de atender às necessidades de higiene bucal de milhões de brasileiros, contribuindo assim para a melhoria da saúde oral. Não há brasileiro que não conheça o famoso slogan da marca “Sorriso Saudável, Sorriso Colgate”.
A marca no mundo
Hoje, com vendas que ultrapassam US$ 9 bilhões por ano, a marca COLGATE comercializa em mais de 200 países e territórios uma completa linha de produtos para higiene bucal, que incluem cremes dentais, escovas, enxaguantes e fios dentais. Seus produtos estão presentes em mais de 50% dos lares do mundo. Aproximadamente 75% de suas vendas vêm dos mercados internacionais.
Você sabia?
● A empresa contou, desde o início, com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que além de ser um importante vínculo com a classe profissional foi fundamental para o desenvolvimento da marca COLGATE no Brasil, avaliando e comprovando os benefícios dos produtos aos consumidores brasileiros.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro, EmbalagemMarca, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Estadão, Folha e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 31/5/2016
WILLIAM COLGATE, UMA HISTÓRIA BRILHANTE
Você provavelmente, tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústrias, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos.William Colgate (1783-1857), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28.20-22, falaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão.Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consumo próprio, mas o jovem estava determinado a apostar nesse mercado, ainda que incipiente, e foi em frente. Apostando na qualidade de suas mercadorias e nos preços acessíveis aos consumidores em geral, em poucos anos, já estava produzindo além de sabões, outros artigos para higiene pessoal.
Sempre fiel nos dízimos, com o crescimento da empresa, mandou que seu contador abrisse o que chamou de “conta do Senhor”, para onde deveriam ser destinados rigorosamente 10% de todo o faturamento da empresa. Conforme os negócios prosperavam, ele passou a creditar naquela conta 20% do faturamento, depois 30%, 40%, e, por fim, 50% dos lucros de sua empresa eram dedicados ao Senhor e à Sua Obra.Instituições evangélicas – principalmente agências missionárias, além de universidades e seminários teológicos norte-americanos – foram grandemente beneficiadas pelo diácono William Colgate, como era conhecido. A prosperidade jamais o abandonou, e ele era conhecido como um dos homens mais ricos de Nova Iorque no século 19. Depois de sua morte, seus filhos, também cristãos fiéis, continuaram a ofertar liberalmente para a obra.
A HISTÓRIA DE WILLIAM COLGATE
FONTE: INTERNETVIA LAGOINHA.COM
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