Uma página em branco com uma logomarca colorida e um pequeno espaço para uma linha de texto representa o que existe de mais bem sucedido na internet. O GOOGLE. Mesmo quem não usa a internet (será que alguém não usa?) conhece o GOOGLE, sabe que ele é um mecanismo de busca, sabe que basta digitar um termo para procurar assuntos relacionados e de longe conhece o logotipo do serviço. Se Coca-Cola é sinônimo de refrigerante ou Gilette é o nome que se dá a qualquer barbeador descartável, podemos dizer que internet é GOOGLE. Se alguém falar em internet, vai ter que falar em GOOGLE, que hoje é muito mais que uma simples busca, oferecendo serviços online, redes sociais, sistema de anúncios e uma centena de outras funções e possibilidades. Não é exagero nenhum dizer que o GOOGLE já domina o mundo! Afinal um sistema de buscas sabe o que as pessoas gostam, onde elas gostam de ir, o que elas ouvem, comem, bebem e leem. E tem mais: nenhuma outra empresa simboliza tão bem e de forma tão abrangente o início do século 21 quanto o GOOGLE. Afinal, sua principal missão é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.
A história
Tudo começou no verão de 1996 com o surgimento de um sistema chamado BackRub, que recebeu esse nome devido à sua habilidade única de rastrear os links na internet, criado dentro da Universidade de Stanford por dois estudantes de doutorado de ciência da computação: Sergey Brin, um russo de 23 anos, e Larry Page, um americano de 24 anos. O BackRub ganhou alguns aperfeiçoamentos e, em 1997, a ferramenta foi batizada oficialmente com o nome de GOOGLE (cujo domínio original era google.stanford.edu), que ganhava popularidade e consumia a largura da banda de internet da universidade como um pequeno monstrinho. Enquanto as aranhas, programas de computador que mapeiam a web, trabalhavam em ritmo frenético, a internet de toda a universidade simplesmente parava.
Com isso, o projeto deveria ganhar uma nova sede. Os dois estudantes estavam endividados devidos aos gastos com a empresa e precisavam de um investidor. Esse investidor foi Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da empresa Sun Microsystems. De Andy, os dois amigos ganharam um cheque no valor de US$ 100 mil. O cheque estava endereçado à Google Inc. (que ainda nem existia). Larry e Sergey foram obrigados a fundar oficialmente a empresa no estado da Califórnia, exatamente no dia 4 de setembro de 1998. Quando isso aconteceu, a equipe saiu em setembro da Universidade de Stanford (mantinham os computadores que rodavam o GOOGLE em seus dormitórios) e foi para a garagem da casa de uma amiga dos fundadores da empresa chamada Susan Wojcicki, localizada no endereço 232 da Santa Margarita em Menlo Park.
O primeiro empregado contratado, Craig Silverstein, um colega do curso de ciência da computação em Stanford, se tornaria mais tarde diretor de tecnologia da empresa. No final do ano, o sistema de busca já respondia a 10.000 requisições por dia. Nesta época, reportagens veiculadas sobre o GOOGLE em tradicionais jornais como USA Today e o francês Le Monde, demonstravam o sucesso que estaria por vir. O GOOGLE ganhou adeptos em toda a rede ao quebrar alguns paradigmas até então adotados pelos sistemas de buscas, como o pioneiro Altavista. Em lugar de apresentar páginas de maneira aleatória, o serviço introduziu o conceito de relevância nas pesquisas dos usuários. Com a ajuda de algoritmos matemáticos e programas de computador que varriam a rede em busca de conteúdo, as respostas eram apresentadas pela ordem de importância dentro da internet. Com o sucesso, em 1999, a empresa, então com apenas oito funcionários, mudou sua sede para cidade californiana de Palo Alto. Nesse mesmo ano ocorreu a adição de um link para pesquisas limitadas a documentos do governo americano na página do GOOGLE. Era a primeira modificação que a página sofria.
Em 2000 o GOOGLE começou a vender anúncios associados a palavras-chave de busca. Com o intuito de manter um projeto organizado da página e aumentar a velocidade, as propagandas eram exclusivamente baseadas em textos. O programa de geração própria de anúncios, batizado de AdWords, prometia a ativação online com cartão de crédito, segmentação de palavras-chave e feedback de desempenho. No dia 9 de maio deste mesmo ano foram lançadas as primeiras 10 versões de idiomas do Google: francês, alemão, italiano, sueco, finlandês, espanhol, português, holandês, norueguês e dinamarquês. Pouco meses depois, no dia 12 de setembro o GOOGLE começou a oferecer pesquisas em chinês, japonês e coreano, o que elevou para 15 o número total de idiomas disponíveis. Foi também neste ano que o GOOGLE passou a ser o novo motor de busca do Yahoo!, substituindo o tradicional Inktomi, tornando-se assim o sistema de busca mais popular segundo pesquisa da StatMarket ao anunciar o primeiro índice com 1 bilhão de URLs (endereços na internet). No dia 27 de março de 2001 o site já estava disponível em 26 idiomas. Pouco depois, no dia 1 de agosto a empresa abriu seu primeiro escritório internacional, na cidade japonesa de Tóquio. Um mês mais tarde, uma nova parceria com o Universo Online (UOL) tornou o GOOGLE o principal serviço de pesquisa para milhões de latino-americanos. No ano de 2002, a empresa implantou uma filosofia revolucionária: os engenheiros e funcionários foram incentivados a dedicar 20% do seu tempo trabalhando em algo que não fosse seu projeto principal. Serviços famosos como o Google Notícias, Orkut e o Gmail surgiriam dessa filosofia adotada pela empresa.
No dia 17 de fevereiro de 2004 o índice de pesquisa atingiu uma nova marca: 6 bilhões de itens, o que incluía 4.28 bilhões de páginas da web e 880 milhões de imagens. No dia 18 de agosto deste mesmo ano, o GOOGLE fez uma oferta pública inicial de 19.605.052 cotas de ações ordinárias Classe A em Wall Street. O preço de abertura foi de US$ 85 por ação. Com a abertura de seu capital na Bolsa de Valores a empresa se transformava em um gigante do mercado financeiro americano. No mês seguinte existia mais de cem domínios GOOGLE (Noruega e Quênia foram os de números 102 e 103). A lista cresceu e atualmente já passa de 180.
No final de 2005 a empresa informou oficialmente a abertura dos primeiros escritórios em São Paulo e na Cidade do México. No ano seguinte um fato marcou a história da empresa: no dia 27 de janeiro o Google.cn, a versão de domínio local do GOOGLE, foi ao ar na China. Ainda neste ano o GOOGLE introduziu várias novidades como o bate papo no Gmail, usando as ferramentas de mensagem instantânea do Google Talk; a introdução das versões locais do GOOGLE MAPS na França, Alemanha, Itália e Espanha; o Gmail em idiomas árabe e hebraico, o que elevou a 40 o número de interfaces; a pesquisa de livros, que começou a oferecer downloads gratuitos de PDF de livros de domínio público; e a pesquisa de patentes nos Estados Unidos, indexando mais de sete milhões de patentes desde 1790. No dia 15 de dezembro deste ano, os Googlers, como são carinhosamente chamados seus funcionários, de todo o mundo vestiram pijamas e chinelos para trabalhar no primeiro “Dia do Pijama” da empresa. Alguns opositores vestiam smoking. Este fato era apenas um retrato do ambiente descontraído de trabalho dentro da empresa.
Já em 2008, o GOOGLE fez grandes avanços com uma importante iniciativa, que envolveu toda a empresa, para assegurar que todos os seus produtos estejam disponíveis nos 40 idiomas lidos por mais de 98% dos usuários de internet. No dia 25 de julho o sistema de indexação para processamento de links indicava que o GOOGLE contabilizava um trilhão de URLs únicos (enquanto o número de páginas da web individuais crescia vários bilhões por dia). Era um gigante que não parava de crescer. Em 2011, ao pagar US$ 12.5 bilhões pela Motorola Mobility, o GOOGLE fez a maior aquisição de sua história e acirrou a disputa com a Apple. Isto porque, o GOOGLE se tornou capaz de controlar todos os aspectos de seus celulares, desde o equipamento em si até o sistema operacional. Mas o gigante da internet estava errado. A Motorola se tornou um imenso poço de prejuízos e, três anos depois de sua compra, o GOOGLE repassou a empresa e suas patentes para a chinesa Lenovo, por US$ 2.9 bilhões. Ainda em 2013, a empresa comprou a Waze por uma quantia estimada de US$ 1.3 bilhões. A empresa israelense criou um bem-sucedido aplicativo de mapeamento de condições de tráfego em ruas. O aplicativo da Waze para celulares captura dados de posicionamento de seus 50 milhões de usuários para formar um mapa com informações, em tempo real, das condições de trânsito, orientando assim os motoristas. O serviço também foi incorporado ao GOOGLE MAPS. Em 2014 a empresa adquiriu o serviço de streaming de música Songza. A intenção é implementar alguns recursos do Songza em seu serviço de música – Google Play Music.
Apesar do sistema de busca ser a vitrine de negócios, o GOOGLE pode ser visto realmente como uma empresa de mídia, que pretende colocar à disposição dos internautas o conteúdo das maiores bibliotecas do planeta ou os vídeos das principais emissoras de televisão do mundo. O GOOGLE representa uma das maravilhas da computação e não há dúvidas de que é um regente na internet que não ignora idiomas, sistemas operacionais, culturas, ideias e credos. No GOOGLE há espaço para tudo e para todos. A capacidade de inovar é diretamente proporcional a sua disposição em ganhar dinheiro. Os resultados financeiros são impressionantes. Afinal, hoje em dia, o GOOGLE está presente em todas as nossas ações na internet, e viver sem ele parece ser uma missão impossível. Não só utilizamos o site de buscas, mas, também o YouTube, Blogger, Google Reader, Google Maps e Earth, além de Gmail e Gtalk, entre (muitos) outros serviços. Por tudo isso, Google.com tornou-se o endereço mais conhecido e acessado do mundo virtual, onde milhares e milhares de pessoas encontram respostas para dúvidas e problemas dia após dia. É fonte de informação, pesquisa, notícias, curiosidades, etc. O GOOGLE é atualmente a maior, mais ousada e, talvez, a mais conhecida empresa de internet do planeta. Com foco inicialmente em buscas, a empresa atua hoje em diversos segmentos da internet e é admirada por muitos por sua ousadia e capacidade para lidar com volumes monstruosos de dados.
A linha do tempo 1998 ● Em 28 de abril foi lançado o “Boletim Google Friends”, publicação mensal no eGroups para manter os fãs informados sobre as notícias da empresa (ele é publicado até hoje, nos Grupos do GOOGLE). 1999 ● Em 21 de setembro, o serviço sai da fase de testes e a palavra “BETA” é removida do logotipo. 2000 ● Lançamento do GOOGLE ADWORDS, um sistema revolucionário de anúncios, que logo geraria seus primeiros lucros para a empresa. Lançado no dia 23 de outubro para 350 clientes, o programa de anúncios de autoatendimento prometia ativação online com um cartão de crédito, segmentação por palavras-chave e avaliação de desempenho. Hoje, essas soluções de publicidade, que incluem anúncios gráficos, para celular e em vídeo, bem como os anúncios de texto simples ajudam milhares de empresas a crescer e ter sucesso. O serviço é responsável por boa parte do faturamento da empresa. ● Lançamento do GOOGLE TOOLBAR, a famosa barra de ferramenta para ser instalada no navegador, que permite acesso rápido as principais funções e sites do GOOGLE, disponibilizada oficialmente no dia 11 de dezembro. 2001 ● Lançamento oficial no dia 28 de julho do GOOGLE IMAGES SEARCH, serviço de busca de imagens na internet, com acesso a 250 milhões de imagens. Hoje em dia é possível pesquisar mais de 15 bilhões de imagens. ● Lançamento do GOOGLE ZEITGEIST, estatísticas a respeito das palavras mais pesquisadas em cada país. Quanto mais as pessoas pesquisam online, mais padrões existentes permitem aprender sobre o que está em nossas mentes. O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) referindo aos acontecimentos de uma determinada época. Em 2013 os assuntos ou palavras mais pesquisadas foram Nelson Mandela, Paul Walker, iPhone 5s, Cory Monteith, Harlem Shake, Boston Marathon e Royal Baby. ● Aquisição do DEJA’S USENET ARCHIVE, o maior grupo de discussão da internet (um arquivo de 500 milhões de discussões), que foi remodelado e passou a chamar GOOGLE GROUPS. 2002 ● Lançamento do GOOGLE NEWS, serviço que permite a busca de notícias na internet. O serviço foi lançado oficialmente no dia 23 de setembro com quatro mil fontes de notícias. O serviço revolucionou o mercado de notícias, deixando seus usuários bem mais informados e também fornecendo ao GOOGLE tudo o que as pessoas gostam de ler, quais as empresas ou pessoas que geram mais notícias e quais os assuntos que ganham mais destaque na mídia. Em novembro de 2005 foram lançadas as versões em português tanto para o Brasil como para Portugal. O serviço está disponível em mais de 24 idiomas. ● Lançamento do FROOGLE (em 2012, renomeado como GOOGLE SHOPPING), serviço que permite fazer buscas por determinado produto ou realizar comparações de preços. O serviço foi criado por Craig Nevill-Manning, um funcionário do GOOGLE. ● Lançamento do GOOGLE LABS, site para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos pelas equipes da empresa. O site foi descontinuado em 15 de outubro de 2011. ● Lançamento do primeiro hardware da empresa: uma caixa amarela (chamada de GOOGLE SEARCH APPLIANCE) através da qual as empresas podiam conectar a sua rede de computadores para ativar recursos de pesquisa em seus próprios documentos. Ele pode indexar milhões de documentos e seus recursos de segurança fazem com que os usuários possam acessar apenas as informações que tenham permissão para visualizar. Possui preços variados, para pesquisar de 500.000 documentos até 30 milhões de documentos. 2003 ● Aquisição no dia 17 de fevereiro da empresa Pyra Labs, responsável pelo desenvolvimento do BLOGGER, serviço que oferece ferramentas e hospedagem para a criação de diários eletrônicos, conhecido popularmente como BLOGS, lançado em 1999. ● Lançamento no dia 1 de abril do GOOGLE GRANTS, um programa de publicidade gratuita destinado a organizações sem fins lucrativos para veiculação de campanhas de anúncios gratuitos para suas nobres causas. ● Lançamento em 18 de junho do GOOGLE ADSENSE, sistema que permitia aos webmasters obter fundos por meio de anúncios de texto. O serviço visava fornecer anúncios aos usuários cadastrados para que ajudassem a divulgar os clientes de publicidade para os quais o GOOGLE vendia espaço. Assim, cada um que tivesse cliques computados nos anúncios GOOGLE ganharia uma fatia do rendimento proporcional aos lucros obtidos. ● A busca também foi incrementada. De acordo com a palavra-chave digitada, a tradicional caixa de texto do GOOGLE já era capaz de rastrear voos em aeroportos, realizar operações matemáticas e muito mais. ● Lançamento do GOOGLE PRINT (agora conhecido como GOOGLE BOOKS), primeiro mecanismo de busca de livros digitalizados através do conteúdo de bibliotecas e editoras. No final do ano seguinte o serviço é expandido por meio de parcerias de digitalização com as bibliotecas de Harvard, Stanford, Michigan e Oxford, assim como a Biblioteca Pública de New York. No dia 9 de outubro de 2009, a empresa anunciou que o número de livros escaneados havia superado os dez milhões. De acordo com o tradicional jornal The New York Times, hoje o sistema digitaliza aproximadamente 3.000 livros por dia. 2004 ● Lançamento no dia 24 de janeiro do ORKUT, uma rede social filiada ao próprio GOOGLE, que surgiu com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter seus relacionamentos. O Orkut foi criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, que trabalhava na empresa. A rede social, que já contou com mais de 100 milhões de usuários, será descontinuado oficialmente no dia 30 de setembro de 2014. ● Lançamento no dia 17 de março do GOOGLE LOCAL, que oferecia listagens de negócios importantes, mapas e rotas. O serviço acabaria sendo integrado ao GOOGLE MAPS. ● Lançamento em 1 de abril do GMAIL (abreviação de GOOGLE MAIL), serviço de correio eletrônico que provocou uma revolução na internet ao oferecer 1 Gigabyte de espaço aos usuários gratuitamente, além de recursos como pesquisa rápida e mensagens agrupadas. Na época em que foi lançado era preciso ser convidado para ter uma conta. Somente no dia 14 de fevereiro de 2007, em pleno Dia dos Namorados nos Estados Unidos, a empresa disponibilizou o Gmail para todos. ● Lançamento no dia 19 de abril do Blog oficial do GOOGLE. Desde então, a rede de blogs corporativos se expandiu para contar com mais de 150 blogs em 17 idiomas, com cobertura de notícias sobre vários produtos, tecnologias e iniciativas da empresa. ● Lançamento do GOOGLE SMS, permitindo que usuários realizem buscas diretamente de seus celulares enviando suas consultas de texto para GOOGL ou 466453. ● Lançamento do GOOGLE DESKTOP SEARCH, um pequeno utilitário para realização de buscas rápidas e documentos armazenados em seus próprios discos rígidos usando a tecnologia GOOGLE. O serviço foi criado com o objetivo de simplificar a organização de informações. Era possível fazer buscas de arquivos dentro do computador em e-mails, arquivos do Word, Excel e PowerPoint e histórico de páginas visitadas na internet. Foi descontinuado em 2011. ● Aquisição em julho do PICASA, serviço voltado para a edição, gerenciamento e organização de imagens, que havia sido criado dois anos antes. ● Inauguração no mês de maio do GOOGLE STORE. Desde sua inauguração a loja, voltada para funcionários, vendeu mais de 90.000 brinquedos, inclusive 10.472 lava-lamps e mais de 21.000 ioiôs. ● Lançamento da versão beta do GOOGLE SCHOLAR (em português conhecido como GOOGLE ACADÊMICO), um serviço gratuito que ajuda usuários a pesquisarem literatura acadêmica, como por exemplo, artigos científicos, teses, livros, pré-impressões, resumos e relatórios técnicos. 2005 ● Lançamento no dia 8 de fevereiro do GOOGLE MAPS, serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite, permitindo assim traçar rotas entre pontos, localizar endereços e uma série de outras possibilidades. Esse serviço seria disponibilizado para plataformas móveis no mês de outubro. ● Lançamento, no dia 19 de maio, da Página Inicial Personalizada (agora conhecida como iGoogle) permitindo que as pessoas personalizem sua própria página inicial do GOOGLE com módulos de conteúdo escolhidos por elas. Foi descontinuado no final de 2013. ● Lançamento do GOOGLE EARTH, serviço de mapeamento baseado em imagens de satélite que combina visualização de construções em 3D e terrenos com recursos de mapeamento e pesquisa do GOOGLE. O serviço, apresentado oficialmente no dia 28 de junho, permitia a localização de países, cidades e até ruas utilizando fotos de satélite de alta resolução. O serviço havia sido lançado em 2001 pela empresa Keyhole Inc., comprada pelo GOOGLE em 2004, com o nome de Earth Viewer. ● Lançamento no dia 24 de agosto do GOOGLE TALK (também conhecido como GTalk), um comunicador de mensagens instantâneas e de VoIP bastante simples e eficiente. Ele permite que os usuários do Gmail conversem ou troquem mensagens instantâneas gratuitamente com amigos de modo fácil e rápido usando um microfone de computador e alto-falantes (não é preciso ter telefone). ● Lançamento em 7 de outubro do GOOGLE READER, um leitor de feeds, apresentando oficialmente na conferência Web 2.0, em San Francisco. Foi encerrado em 2013. ● Lançamento do MY SEARCH HISTORY, capaz de manter um histórico dos últimos termos pesquisados, permitindo que os usuários visualizem todas as páginas da web que visitaram e as pesquisas do GOOGLE que fizeram ao longo do tempo. ● Lançamento do GOOGLE WEB ACCELERATOR, software para acelerar a navegação na internet. Foi descontinuado no início de 2009. ● Lançamento da Pesquisa Google de Blogs, através da qual é possível localizar postagens de blogs atuais e pertinentes sobre tópicos específicos por toda a imensa blogosfera. ● Lançamento do GOOGLE TRANSIT. Os moradores da área metropolitana de Portland, no estado do Oregon, agora podiam planejar suas viagens usando transporte público em um único lugar. O serviço agora inclui centenas de cidades americanas, canadenses, europeias, asiáticas, africanas, australianas e indianas. ● Lançamento no dia 15 de dezembro do Gmail para celular nos Estados Unidos. ● Lançamento do GOOGLE ANALYTICS, antes conhecido como Urchin, para medir o impacto de sites e campanhas de marketing na internet. ● Lançamento do BLOGGER MOBILE, permitindo aos blogueiros usar seus telefones celulares para postar e enviar fotos a seus blogs. 2006 ● Lançamento em 21 de março do GOOGLE FINANCE, serviço de informações financeiras e econômicas. ● Lançamento em 13 de abril do GOOGLE CALENDAR (conhecido em português como GOOGLE AGENDA), serviço de agenda online onde é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades. ● Lançamento em 28 de junho do GOOGLE CKECKOUT, serviço de processamento de compras online, semelhante ao PayPal. Foi definitivamente descontinuado no final de 2013. ● Lançamento do GOOGLE VIDEO PLAYER, uma loja de vídeo, onde produtores de vídeos passam a definir preços e licenças de uso para seus conteúdos. ● Lançamento do GOOGLE TRENDS, uma maneira de visualizar a popularidade de pesquisas ao longo do tempo. ● Aquisição do YOUTUBE, site que permite aos seus usuários carregarem, assistirem e compartilharem vídeos em formato digital. O site foi adquirido por US$ 1.6 bilhões. Hoje, são enviadas 60 horas de vídeo por minuto. Está disponível em mais de 60 idiomas. ● Aquisição da JOTSPOT, empresa especializada na criação de páginas feitas por muitos internautas e mais conhecidos como wikis. ● Lançamento do PATENT SEARCH, mecanismo de pesquisa que indexava mais de 7 milhões de patentes desde 1790. 2007 ● Lançamento do GOOGLE APPS FOR BUSINESS, um pacote de aplicativos que incluía Gmail e Google Agenda, projetado para organizações e empresas de todos os portes. Era o GOOGLE levando a computação em nuvem para as empresas. ● Aquisição do FEEDBURNER (maior sistema gerenciador de feeds RSS do mundo, criado em 2004) por US$ 100 milhões. Mais de 65 milhões pessoas usam diariamente os serviços do sistema. A compra mostrou como os feeds se tornaram parte importante da distribuição de conteúdo na internet. ● Inclusão de informações de trânsito no GOOGLE MAPS para mais de 30 cidades nos Estados Unidos. ● Lançamento no dia 25 de maio do GOOGLE STREET VIEW, que inicialmente permitia imagens panorâmicas (de 360° na horizontal e 290° na vertical) de várias ruas de cinco cidades americanas (New York, San Francisco, Las Vegas, Miami e Denver). Em 2010 Brasil, Irlanda e Antártida foram incluídos no serviço, agora disponível em sete continentes. No ano seguinte a equipe foi à Amazônia capturar imagens do rio, da floresta e das comunidades vizinhas. O serviço funciona da seguinte maneira: um carro passa fotografando o que está acontecendo de interessante em alguma rua ou quadra de uma cidade. Atualmente o serviço cobre mais de 8 milhões de quilômetros em 50 países. Para isso utiliza carros, triciclos e até trenós para mapear as áreas. ● No Developer Day (Dia do Desenvolvedor), em 30 de maio, foi anunciado o GOOGLE GEARS (atualmente conhecido apenas como Gears), uma tecnologia de código aberto que visa ampliar a funcionalidade de aplicações web através do armazenamento local de dados fornecidos online para uma utilização off-line. ● Lançamento do GOOGLE HOT TRENDS, utilitário que permite ver o que as pessoas estão pesquisando em tempo real. ● Lançamento em outubro do GOOGLE TRANSLATE, serviço gratuito de tradução instantânea de textos e sites. No ano seguinte o tradutor incluiu mais 10 idiomas (búlgaro, croata, tcheco, dinamarquês, finlandês, hindu, norueguês, polonês, romeno e sueco), o que elevou o total para 23. Atualmente o serviço oferece tradução instantânea de textos, páginas da web e arquivos para 72 idiomas. 2008 ● Em um evento de desenvolvedores, realizado no dia 12 de maio, a empresa mostrou uma prévia do GOOGLE FriendConnect, um conjunto de funções e aplicativos que permite aos proprietários de sites adicionarem recursos sociais a as suas páginas, como cadastro, convites, galeria de membros, postagem de mensagens e resenhas, além de aplicativos criados pela comunidade de desenvolvedores do OpenSocial. ● Lançamento no dia 2 de setembro do GOOGLE CHROME, em versão beta (versão de testes), de um navegador em código aberto com uma implantação mais rápida do interpretador Javascript, e adotando diversas funções na interface para facilitar a vida de quem usa aplicativos online. Em princípio, o browser, disponível em 43 línguas, poderia ser usado em 100 países através de computadores que operavam o sistema operacional Windows. Futuramente, o navegador também foi adaptado para as versões Linux e Mac. Atualmente o GOOGLE CHROME, disponível em mais de 53 idiomas, possui aproximadamente 45% de participação no mercado de navegadores, sendo o mais utilizado do mundo. ● Lançamento no dia 23 de setembro do ANDROID, sistema operacional para dispositivos móveis, que permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pelo GOOGLE, que havia comprado em 2005 a pequena empresa fundada pelo engenheiro Andy Rubin por estimados US$ 50 milhões. O que despertou o interesse do gigante foi o fato de Rubin desenvolver naquele momento um promissor sistema operacional para celulares, o Android. O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos. Existem atualmente mais de 1.3 milhões de aplicativos disponíveis para Android (mais de 50 bilhões de downloads realizados), que detém mais de 70% de participação no mercado de sistemas operacionais (estima-se que mais de 1 bilhão de aparelhos móveis utilizem o sistema) e está disponível em 46 idiomas. Estima-se que a receita do GOOGLE proveniente da publicidade móvel e da venda de aplicativos supere US$ 2 bilhões por ano. ● Lançamento no dia 22 de outubro da GOOGLE PLAY, loja online para distribuição de aplicativos, jogos, filmes, música e livros para o sistema operacional Android. ● O recurso GOOGLE SUGGEST é incorporado ao sistema de pesquisa, ajudando a formular consultas, reduzir os erros de digitação e o número de digitações. ● Realização da primeira edição do GOOGLE I/O, uma conferência de programadores que é organizada anualmente pela empresa na cidade de San Francisco, na Califórnia. O objetivo dessa conferência é orientar os programadores a melhorar seus programas com técnicas demonstradas pelo GOOGLE. Nessa conferência a empresa também anuncia novos produtos. 2009 ● Lançamento no dia 5 de fevereiro do GOOGLE LATITUDE, serviço que permite localizar amigos e visualizar suas localizações através do GOOGLE MAPS. O usuário também pode integrar o serviço ao próprio celular e ser rastreado via satélite. ● Lançamento no dia 11 de março do GOOGLE VOICE, recurso de telecomunicação que funciona como um gerenciador de contatos, unificando números telefônicos do usuário, como telefone comercial, de casa e móvel, em uma única combinação. O serviço foi descontinuado em 2013. ● Para comemorar quatro décadas dos primeiros passos da tripulação da Apollo 11 em solo lunar ocorre o lançamento do GOOGLE MOON, ferramenta que disponibiliza imagens da Lua via satélite, permitindo assim analisar com mais detalhes a superfície lunar. ● Criação do GOOGLE VENTURES, um fundo de capital de risco que visa usar recursos para dar suporte às inovações e encorajar novas empresas de tecnologia com grande potencial. 2010 ● Lançamento do GOOGLE FONTS, um sistema para facilitar o uso de diferentes fontes em páginas web. ● Lançamento do GOOGLE BUZZ, serviço que incorporou ao Gmail funções de compartilhamento de fotos e vídeos, além de status, tornando-o mais parecido com redes sociais, como Facebook e Twitter. O serviço foi descontinuado em 2011. ● Apresentação no dia 6 de outubro da GOOGLE TV, cuja proposta era levar a presença do GOOGLE para a sala de estar de milhões de consumidores, indo muito além do universo dos computadores de mesa ou portáteis. A plataforma unia a internet à tradicional televisão permitindo a utilização de inúmeros recursos como a busca por filmes e shows e a possibilidade de assisti-los via cabo ou web; assistir a vídeos em Flash; ler notícias; enviar e-mails; e personalizar a tela inicial com seus canais e sites favoritos. O produto foi uma parceria entre o GOOGLE, Intel e a Sony. ● Lançamento do GOOGLE CHROME OS, um sistema operacional de código aberto baseado em Linux projetado para trabalhar exclusivamente com aplicativos web. Os programas instalados neste sistema operacional são os mesmo instalados no navegador Chrome, ou seja, a integração entre um computador com o navegador e um PC é total. Tudo o que o usuário precisa fazer é configurar a sincronização dos computadores para que tenha acesso a tudo em qualquer lugar. ● Lançamento da CHROME WEB STORE, a loja online de aplicativos da web para o navegador GOOGLE CHROME e GOOGLE APPS. 2011 ● Lançamento da rede social GOOGLE+, que conta com todas as funcionalidades comuns a diversas outras redes sociais, como um mural para publicar mensagens, fotos, vídeos e links; álbum de fotos; versão para smartphones; entre outros recursos. ● Lançamento do GOOGLE PLAY MUSIC, uma loja virtual onde os usuários podem comprar músicas através do Android Market, em um formato semelhante ao iTunes, da Apple, e compartilhar o conteúdo pelo Google+. Disponível em 34 países, a loja oferece mais de 22 milhões de músicas. ● Lançamento em 26 de maio do GOOGLE WALLET, um sistema de pagamento móvel que permite aos seus usuários armazenar cartões de crédito, cartões de fidelização, entre outras coisas. Uma verdadeira carteira digital. ● Lançamento do GOOGLE ART PROJECT, possibilita visitar virtualmente 17 dos melhores museus do mundo e explorar imagens em alta resolução de mais de 1.000 obras de arte. 2013 ● Lançamento do CHROMECAST, um pequeno dispositivo que permite compartilhar imagens via streaming com facilidade a partir de um dispositivo mobile, como um tablet ou smartphone, diretamente para a TV. 2014 ● Lançamento do GOOGLE FIT, aplicativo para monitorar a saúde do usuário, servindo assim como uma central em que podem ser inseridos dados de saúde e condicionamento físico, como peso, refeições, dentre outros. Além disso, permite que os diferentes apps, wearables e dispositivos se comuniquem entre si e compartilhem informações.
Óculos do futuro
Cada vez mais o GOOGLE está saindo do mundo virtual. Um exemplo disso é o GOOGLE GLASS, um acessório em forma de óculos que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada. Ações como tirar fotos, compartilhar o que você vê e obter informações sobre rotas e os compromissos do dia serão executadas sem o auxílio das mãos. Apenas com comandos de voz. E ainda será vista apenas por você com imagens projetadas a milímetros da sua retina. A ideia de produzir um óculos inteligente e que se relacionasse com o ambiente ao seu redor era um sonho antigo dos programadores da GOOGLE, que trabalharam anos nesse projeto.
Também chamado de Project Glass, o eletrônico é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeo conferências, entre outras ações. O dispositivo é semelhante a um óculos com design cibernético, que fixado em um dos olhos, disponibiliza uma pequena tela acima do campo de visão. Assim, o usuário pode consultar mapas, assistir vídeos, tirar fotos e compartilhar nas redes sociais de uma forma prática e bem diferente do que estamos acostumados nos smartphones e tablets. Anunciado oficialmente em abril de 2012 e disponibilizado para alguns desenvolvedores em 2013, ao preço de US$ 1.500, o GOOGLE GLASS foi colocado à venda para o consumidor comum nos Estados Unidos somente em um único dia (15 de abril de 2014), como parte do “Glass Explorer Program”, em que os usuários compram o aparelho que ainda está longe de sua versão comercial final, para enviar suas opiniões ao GOOGLE e opinar sobre novas ideias de recursos para serem desenvolvidos para a plataforma. O preço elevado, não impediu que o estoque acabasse em menos de 24 horas. Aparentemente, este parece ser o último esforço do GOOGLE para testar o aparelho antes da versão comercial final para os consumidores.
Porque tanto sucesso?
Se há uma receita que explique o sucesso do GOOGLE é essa: a empresa sabe desvendar os desejos de internautas do mundo todo. Com suas criações, acabou revolucionando a maneira das pessoas lerem e-mails, procurarem novos caminhos, assistirem vídeos e até conhecerem outras pessoas. O GOOGLE é uma empresa de internet muito, muito especial. Cresceu quando a bolha das empresas online estava murchando. Na primeira olhada, graficamente, a sua página não empolga. Não há cores berrantes e bonecos falantes. O GOOGLE é um sucesso de público e crítica, e seu charme está exatamente naquilo que não se encontra hoje no mundo virtual: simplicidade e objetividade. Nada é paradoxalmente tão simples e sofisticado como o serviço de buscas GOOGLE. Por trás da aparência simplista da interface se esconde um arsenal de tecnologia, como o sistema PageRank. Trata-se de um mecanismo que classifica os sites de acordo com a quantidade de links externos que apontam para ele. Em outras palavras, quanto mais links um site tiver em outros, maior é seu grau de importância no GOOGLE. Seja no Brasil, na Nova Zelândia, Alemanha ou México, sua ferramenta gratuita de busca é a mais acessada e garante praticamente boa parte da receita da empresa com a venda de anúncios de publicidade. Mas o GOOGLE ainda tem muito que lucrar com suas outras faces, ainda pouco disseminadas. Gratuitas, com exceção dos pacotes para grandes corporações, as soluções seguem a filosofia de reunir, organizar, compartilhar e divulgar informações de maneira prática e simples. Seguindo a tendência de personalização, pioneirismo e facilidades para seus usuários, combinado com o incentivo aos próprios funcionários para pesquisa de novos produtos, além de um apetite voraz para comprar empresas em todo o mundo, o GOOGLE já oferece mais de uma centena de aplicativos e serviços online, dos mais complicados aos mais simples. Afinal, levante a mão quem nunca usou pelo menos um dos mais conhecidos: Google Search, Gmail, Google Maps, Picasa, Google Earth, Google Video, YouTube, Blogger, Google Desktop, Google News e uma enorme lista que segue.
Entre seus principais aplicativos ou serviços, que prometem ajudar os usuários a organizar sua vida virtual, e muitos até a vida real, é importante destacar: Gmail Criado inicialmente com 1GB de espaço de armazenagem, este serviço gratuito de e-mail modificou o conceito de webmail e forçou o mercado a se reinventar. Seu surgimento forçou o Yahoo! e a Microsoft, que ofereciam apenas 6MB e 2MB (1MB equivale a 1 milhão de bytes) respectivamente, a aumentar a capacidade dos seus serviços de mensagens para continuarem competitivas. O mesmo teve de ser feito por outros servidores pagos. Pouco tempo depois, o Gmail aumentou novamente o espaço oferecido e assim sucessivamente a ponto de, hoje, cada usuário poder guardar 315 bytes por segundo em seu endereço virtual. Atualmente o serviço, disponível em 57 idiomas, possui mais de 450 milhões de usuários e oferece mais de 7.5 GB de espaço de armazenamento. Gtalk Para atrair ainda mais usuários, no dia 24 de agosto de 2005, as contas de e-mail do GOOGLE ganharam mais uma funcionalidade: um serviço de mensagem instantânea. Com o Google Talk, as pessoas podiam usar gratuitamente o comunicador enquanto estavam na página do Gmail. O produto foi criado para competir diretamente com o MSN, da Microsoft, e o Yahoo Messenger, da Yahoo!. De lá para cá, a ferramenta ganhou novas funcionalidades, como envio de documentos. A inclusão da opção de áudio e vídeo também fez com que a empresa entrasse em uma disputa com o comunicador Skype. Hoje em dia o aplicativo está disponível em mais de 14 idiomas. Google Docs Esta ferramenta permite que pequenas empresas economizem com licenças de softwares para realizar tarefas simples de editar textos e planilhas. Com o GOOGLE DOCS o usuário importa documentos, planilhas e apresentações. Como os documentos são armazenados online, o acesso pode ser feito de onde ele estiver. Ou seja, se uma pessoa precisar modificar algum arquivo durante uma viagem para o exterior, ela consegue cumprir a tarefa até se estiver em uma lan house. Outra grande sacada da ferramenta é permitir que os arquivos sejam compartilhados e alterados ao mesmo tempo por outros usuários do sistema.
Google Calendar
Gerenciar tarefas e compartilhar conteúdo com outras pessoas. Essa é a função do GOOGLE CALENDAR (em português conhecido como GOOGLE AGENDA), um gerenciador de tarefas que se integra à conta dos usuários do Gmail. Com uma interface simples e organizada, permite acessos a recursos como compartilhar agendas, agregar conteúdo de outras agendas e controlar eventos. Os compromissos podem ser visualizados por dia, semana ou mês. Imagine marcar um encontro com os amigos ou uma reunião com algumas pessoas do trabalho por meio do aplicativo. Para isso, basta incluir o evento na data desejada e permitir a inclusão da informação na agenda por outros usuários. Google Maps Encontrar locais específicos, traçar rotas, observar tráfego ao vivo e visualizar mapas: esse é o papel do GOOGLE MAPS. O serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto do planeta. A versão brasileira traz ainda o Local Business Center, ferramenta que permite o cadastro de empresas que queiram ser encontradas no sistema por qualquer usuário. Algumas empresas petrolíferas, por exemplo, já utilizam a solução para visualizar pontos estratégicos para pesquisas de novas bacias de petróleo. O serviço está disponível atualmente para 181 países ao redor do mundo. Google Earth Quando surgiu o serviço revolucionou a maneira como enxergamos o mundo. Com ele, é possível visualizar imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D. O sistema pode ser adaptado para necessidades corporativas no formato PRO. Nesta versão, é possível realizar pesquisa e inclusão de dados e restringir o acesso a elas. Como exemplo, a Eurodisney que criou uma ferramenta interativa que proporciona aos clientes uma viagem tridimensional pelo destino turístico. A maioria das grandes cidades do planeta já está disponível em imagens com resolução suficiente para visualizar edifícios, casas ou mesmo detalhes mais próximos, como por exemplo, automóveis. Todo o globo terrestre já está coberto com aproximação de pelo menos 15 quilômetros, permitindo assim visualizar o oceano e a Lua. Hoje em dia o serviço está disponível em mais de 45 idiomas. Google Chrome O browser surgiu para competir com o Internet Explorer, da Microsoft, o Firefox, da Mozilla, e o Safári, da Apple. O navegador é capaz de gerenciar vários aplicativos independentes ao mesmo tempo, como acesso à internet, arquivos de música, processador de texto e organizador de fotos. É estimado que o navegador do GOOGLE detenha 45% do mercado mundial. Atualmente mais de 750 milhões de pessoas no mundo todo utilizam o navegador, disponível em 53 idiomas. G+ Uma ferramenta para conectar-se com amigos e familiares, explorar seus interesses, compartilhar fotos e vídeos, enviar mensagens e manter contado com pessoas de seu ciclo social. A rede social do GOOGLE possui hoje em dia mais de 450 milhões de usuários ativos, que fazem uso frequente do G+ publicando em seus perfis. Mas com toda a integração que o GOOGLE vem fazendo em torno de seus outros serviços com sua rede social, o número de pessoas é bem maior.
Uma marca poderosa
A pesquisa da consultoria britânica Interbrand apontou o serviço de busca GOOGLE como “Marca do Ano” em 2002 superando lendárias concorrentes como Coca-Cola, GE e Apple. Mais uma vez era a internet mostrando sua força, e olha que a marca não fazia propaganda nenhuma de seus serviços ou de sua marca. Nos anos seguintes esse poder somente aumentou. Por diversas vezes a marca foi apontada como a mais influente, amada e admirada do mundo. Em 2013 o GOOGLE foi apontado pela própria Interbrand como a segunda marca mais valiosa do mundo. Além disso, a empresa está entre as 50 de maior faturamento do enorme mercado americano. Um exemplo desse enorme poder nos dias de hoje pode ser comprovado em 2013 quando o tráfego mundial na internet diminuiu 40% após os servidores do GOOGLE ficarem fora do ar por apenas 5 minutos. Toda essa influência, sucesso e poder já fizeram com que aproximadamente 1.000 funcionários e ex-funcionários se tornassem milionários.
Uma empresa com senso de humor
Já virou tradição no GOOGLE fazer pegadinhas ou trotes no dia da mentira (1º de Abril). Algumas delas se tornaram lendárias: em 2000 quando lançou o Google MentalPlex, que usava o poder mental como força de busca, bastando para isso olhar para um círculo que ele adivinhava o que o internauta queria buscar; em 2002 quando declarou que usava pombos para agilizar as buscas, pois além do baixo custo, eles tinham capacidade de reconhecer objetos; em 2004 quando anunciou sua base na lua (batizada de Googlelunaplex) e que estava contratando engenheiros; quando anunciou um e-mail de 1GB que parecia mentira, mas não era; em 2005 quando lançou a bebida Google Gulp em quatro sabores, que prometia melhorar a inteligência alterando o seu DNA; ou ainda em 2010 quando anunciou que estava mudando seu nome para TOPEKA, uma homenagem à cidade localizada no estado do Kansas, que alterou seu nome para Google como parte dos esforços para receber nossa rede experimental de fibras.
Querendo dominar o mundo?
Quem acha que o GOOGLE só possui investimentos em internet está completamente enganado. Mas não se assuste, pois quase ninguém sabe que a empresa californiana investe em energia eólica, pesquisas genéticas, biotecnologia e até em criações de abelhas. E o apetite deste gigante parece não ter fim. Recentemente Andy Rubin, criador do sistema Android, foi designado para liderar projetos relacionados com robôs. E, em 2013, adquiriu a Boston Dynamics, companhia que fabrica robôs humanoides, insetos e animais com similaridade excepcional e que se movem com grande velocidade e precisão. Foi a oitava empresa de robôs comprada pelo GOOGLE em seis meses.
O nome
Em 1997, Larry e Sergey decidem que o mecanismo de pesquisa BackRub precisa de um novo nome. Depois de algumas discussões, eles concordam com GOOGLE – um trocadilho com a palavra “googol”, inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número 10100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros. É possível ver uma boa representação disso no rodapé das páginas de busca do GOOGLE: o marcador de páginas de resultados consiste em um “G” com vários “o”, de modo que a busca fique organizada. O uso do termo simbolizava a missão dos dois jovens de organizar a aparentemente infinita quantidade de informações na web. A missão do GOOGLE era oferecer a melhor opção de busca na internet tornando as informações mundiais mais acessíveis e úteis. O GOOGLE começou a utilizar nomenclaturas próprias no mês de junho de 1999, quando surgiu o termo “Googler” para designar os funcionários da empresa. Depois surgiram outros termos internos derivados: Noogler (novo Googler, ou seja, um funcionário novato), Gaygler (funcionário gay), Doogler (funcionário que tem cachorro), Carpoogler (funcionário que dá ou pega carona), Greygler (funcionário de uma “certa idade”) e Xoogler (ex-funcionário).
Verbo Googlar O verbo googlar (ou guglar), inspirado no inglês to google, é um neologismo que significa executar uma pesquisa na internet pelo motor de busca GOOGLE. A nova palavra é uma evidência clara da grande popularidade e influência atingida pelo GOOGLE. A Sociedade Americana de Dialetos escolheu o verbo “to google” como a palavra mais útil de 2002. É bom ressaltar que GOOGLE não incentiva o uso de qualquer palavra relacionada à sua marca registrada, já que teme um possível desgaste.
Uma sede diferente
A sede global da empresa, desde março de 2004, é conhecida como GOOGLEPLEX, um enorme complexo composto por 45 prédios onde trabalham mais de 9 mil pessoas (no início eram apenas 800 funcionários). É tão grande que ocupa praticamente um bairro inteiro no Vale do Silício e que mais parece um campus de uma universidade. Localizado em Mountain View (no endereço 1.600 da Amphitheatre Parkway), condado de Santa Clara, na Califórnia, seu nome seria a junção da palavra GOOGLE e COMPLEX (complexo). Porém há outra explicação: Googleplex é o nome que designa o número 10 elevado ao googol (que de tão grande não poderia ser escrito no universo). Depois de pagar aluguel por dois anos, a empresa resolveu comprá-la em definitivo da Silicon Graphics por US$ 319 milhões em 2006.
No lobby do prédio principal uma tela de aproximadamente 60 polegadas sensível ao toque, em forma de celular Android, roda o clássico Angry Birds. Em outro canto, um simulador 360º do GOOGLE EARTH permite aos visitantes entrarem praticamente em uma nave ao controlarem a ferramenta da empresa em um sobrevoo por qualquer cidade do mundo, já que o simulador domina toda a visão do participante. Por falar em Android, o robozinho verde tem um prédio só dele (foto abaixo), é o de número 44.
Trabalhar nesta sede é completamente diferente do que em qualquer outra. Os funcionários podem utilizar a piscina a qualquer hora do dia ou da noite, e há até um salva-vidas de plantão. E não é só isso. Há mesas de sinuca, videogames, cabeleireiros, academias, playground para os filhos de funcionários, um campo de areia para jogar vôlei e vias para locomoção de patinete, skate ou Segway. Também é possível ver centenas de bicicletas (batizadas carinhosamente como Google Bikes) com as cores da empresa estacionadas a disposição dos funcionários e visitantes. Além de ajudar o pessoal a manter a forma, também mostra a preocupação da empresa em ser “verde”, já que mesmo a sede da empresa se estendendo por vários quarteirões, são essas bicicletinhas o meio de transporte mais comum em todo o complexo. Além é claro dos diversos restaurantes com comidas e bebidas à vontade, para todos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Cada funcionário tem direito a duas refeições gratuitas por dia em uma das 11 cafeterias espalhadas pelo complexo. Além das diversas opções de pratos oferecidos nestes locais, a empresa também dispõe de diversas lanchonetes menores em que diversos lanches gratuitos estão disponíveis. Muitos prédios do complexo têm verdadeiras praças de alimentação, cujo acesso é feito pelo uso do crachá do funcionário. São muitas opções de cardápio, que variam entre cozinha asiática, mexicana, italiana, com direito a massas e pizzas, assim como sanduíches, frutos do mar e ainda a possibilidade de se pedir grelhados.
Os funcionários do complexo contam ainda com massagistas e podem levar até cachorros para o local de trabalho. Existe até uma sala conhecida como “salão de água”, onde a iluminação é controlada e os funcionários têm a sua disposição cadeiras de massagem com incríveis aquários para um total relaxamento. As baias de trabalho dos funcionários são bastante espaçosas e confortáveis. Cada um decora sua mesa como bem entender e, em um ambiente extremamente jovial e descontraído, o que não faltam são fones de ouvido: eles ouvem música o dia inteiro. Perto do local do coffee break há espaço nas paredes para quem tiver alguma ideia e for desenvolvê-la escrever, ou simplesmente anotá-la para não esquecer. Quem possui carro pode até mesmo usar a estrutura da empresa para lavá-lo gratuitamente e realizar trocas de óleo. E tem mais: ambientalmente sustentável, o complexo possui painéis solares que poderiam iluminar mais de mil casas, além do gramado de seus jardins já terem sido aparados por 200 cabras, alugadas por uma semana. Outra iniciativa ocorreu em 2010, quando com a ajuda da Marin Bee Company, a empresa instalou no campus o Hiveplex, quatro colmeias pintadas com as cores do GOOGLE, que nesse mesmo ano rendeu a primeira colheita de mel.
Com relação aos horários, eles simplesmente não existem. Os próprios funcionários fazem seus horários de trabalho e de descanso quando bem entendem. Uma empresa como o GOOGLE não poderia deixar de contar com uma espetacular conexão à internet. Há Wi-Fi disponível por todo o complexo, ou melhor, por toda Mountain View. Isso mesmo: o GOOGLE instalou internet sem fio, grátis, nos quatro cantos da cidade. O sistema de suporte tecnológico do GOOGLE é físico e fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar a equipe com as necessidades de hardware e software e solução de problemas. Ele é chamado de TechStop. Cada novo funcionário que começa a trabalhar no complexo é chamado de Noogler. E se você deseja ser um desses sortudos saiba que terá que apresentar uma boa dose de “googliness”, que segundo a empresa é um fator essencial, e significa basicamente se a pessoa vai se adaptar ou não ao ambiente da empresa. Fazem parte da personalidade “googliness”: o bom humor, a capacidade de aprendizagem e o trabalho em equipe, entre outras características fundamentais. Além de trabalhar nesta fantástica sede, os funcionários têm regalias extras. Por exemplo, se um funcionário do GOOGLE morrer enquanto estiver trabalhando lá, seu bônus atrelado às ações da empresa é transferido para o cônjuge. E, pelo seguro de vida, o companheiro também recebe metade do salário do funcionário durante 10 anos, além de um adicional mensal de US$ 1.000 para cada filho.
Filantropia
Em 2004 a empresa formou a GOOGLE ORG, uma entidade sem fins lucrativos, com fundo inicial de US$ 1 bilhão, para aplicar em projetos contra o aquecimento global, além de combater doenças e a pobreza que assola muitos países do planeta. O primeiro projeto financiado foi o desenvolvimento de um carro elétrico capaz de atingir uma velocidade de 160 km/h. Atualmente utiliza a informação e a tecnologia do GOOGLE para construir produtos, investir e patrocinar em projetos que ajudem na realização de políticas contra os desafios globais, como por exemplo, energia solar ou até mesmo acompanhar e monitorar epidemias. Em 2014 a organização lançou no Brasil o Desafio de Impacto Social (conhecido mundialmente como Impact Challenge), que obteve sucesso no Reino Unido e na Índia. Na edição indiana, um dos projetos de destaque foi a SANA, tecnologia que levava água filtrada a comunidades distantes por meio de painéis solares. A intenção é premiar 4 ONGs brasileiras com R$ 1 milhão cada para custear projetos que usem a tecnologia para enfrentar problemas sociais do país, em qualquer segmento. Como por exemplo, uma rede de sensores nos rios da Amazônia, uma plataforma de crowdfunding para doações, aplicativos para conectar cidadãos e governos ou também para apoiar mulheres vulneráveis a violência doméstica, entre outros.
Os gênios por trás da marca
O GOOGLE é resultado de duas mentes brilhantes e precoces. O americano Lawrence Edward Page, filho de um cientista da computação da Universidade Estadual de Michigan, Dr. Carl Victor Page. Sua paixão por computadores começou cedo, aos seis anos. Seguindo os passos do pai na Universidade de Michigan, ele se formou em engenharia da computação. E o russo Sergey Mihailovich Brin, que emigrou em 1979 para os Estados Unidos juntamente com a família, fugindo ao antissemitismo da antiga União Soviética, já que eram de origem judia. Seu pai começou a trabalhar na tradicional Universidade de Maryland, onde é professor de matemática. A mãe de Sergey trabalhou por muitos anos como especialista na NASA. Ele formou-se em matemática e ciência da computação com honras pela tradicional Universidade de Maryland. Ambos fizeram mestrado em Ciências da Computação na renomada Universidade de Stanford quando fundaram o GOOGLE em 1998. Os fundadores da empresa, ambos com pouco mais de 40 anos, estão entre os 20 homens mais ricos do mundo segundo a lista divulgada pela renomada revista Forbes. De acordo com pesquisa feita pela revista, eles possuem uma fortuna avaliada em US$ 32 bilhões. Essa pesquisa revela também que ambos são os mais jovens entre o Top 20 da lista. A fortuna dos fundadores do GOOGLE ficou oito vezes maior comparada com a última lista apresentada em 2004 quando os “garotos” tinham “apenas” US$ 4 bilhões cada. Hoje em dia, Larry ocupa o cargo de CEO na empresa e Sergey dirige projetos especiais do GOOGLE, sendo a mente por trás de projetos ambiciosos como o Google Glass e o carro que se dirige sozinho.
Logotipos divertidos
Divertir-se com o logotipo corporativo e redesenhá-lo de tempos em tempos é impensável em muitas empresas, mas, no GOOGLE, isso faz parte da marca e de sua filosofia. Irreverência, criatividade e brincadeiras que costumam promover para seus usuários momentos de total descontração. O GOOGLE é realmente uma empresa diferenciada. Por isso, possui inúmeros logotipos comemorativos (batizados oficialmente como GOOGLE DOODLES, que são os desenhos feitos sobre, ou usando como base o logotipo oficial da marca) referentes a feriados, datas e acontecimentos importantes, como por exemplo, o Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia de Ações de Graça, Natal, Ano Novo, Dia das Bruxas, 4th July (comemoração da independência americana), Jogos Olímpicos, Copa do Mundo de Futebol ou aniversários de grandes personalidades mundiais. Seja o primeiro dia da primavera, o aniversário de Albert Einstein ou os cinquenta anos da descoberta do DNA, os ilustradores sempre encontram um jeito de celebrar esses eventos únicos com arte, irreverência e muita criatividade.
O primeiro GOOGLE DOODLE surgiu no dia 30 de agosto de 1998 quando Larry e Sergey, os fundadores da empresa, resolveram brincar com o logotipo corporativo para marcar a sua presença no The Burning Man, um festival anual realizado no deserto de Nevada cuja proposta é ser um evento onde todos são encorajados a se expressarem. Um desenho simples de um boneco palito foi colocado atrás da segunda letra “o” da palavra GOOGLE. O logotipo modificado (foto abaixo) era uma forma bem-humorada de dizer aos usuários que os fundadores haviam “saído do escritório”. Ainda que o primeiro DOODLE tenha sido bastante simples, a ideia de decorar ou reinterpretar o logotipo da empresa para celebrar eventos importantes foi muito bem recebida pelos usuários.
Um ano depois, em 2000, eles pediram webmaster, Dennis Hwang, um designer americano de origem oriental e que era um estagiário na época, para criar um DOODLE para celebrar o Dia da Queda da Bastilha, evento da Revolução Francesa ocorrido em 14 de julho de 1789. Felizes com o resultado, os DOODLES começaram a serem criados para celebrar feriados americanos, aniversários de famosos e datas importantes para a humanidade. Hoje em dia, eles destacam uma grande variedade de eventos e datas comemorativas, desde o aniversário de John James Audubon até o aniversário do Sundae. Assim, os DOODLES se tornaram um acontecimento regular na página inicial do GOOGLE, deixando as pesquisas mais divertidas para milhões de usuários no mundo inteiro. Quando os eles foram criados, ninguém esperava que se tornariam tão populares ou tão abrangentes para a experiência de pesquisa com o GOOGLE. Hoje em dia, muitas pessoas aguardam ansiosamente o lançamento de cada novo DOODLE e alguns até os colecionam. Com o sucesso consolidado na internet, é natural que os DOODLES despertem no usuário aquela vontade de levá-los para casa. E isso é possível, já que o GOOGLE mantém uma parceria com a loja virtual Zazzle, onde são oferecidos inúmeros produtos, como por exemplo, canecas, pranchas de skates, camisetas e adesivos com DOODLES impressos.
No dia 21 de maio de 2010 foi lançado o primeiro DOODLE interativo para comemorar o 30º aniversário do jogo Pac-Man, que ficou 48 horas no ar. Segundo estimativa este DOODLE pode ter causado um prejuízo de US$ 120 milhões. Isto porque, milhões de funcionários de empresas tentaram vencer os 256 níveis de dificuldade e “zerar” o game incluindo nesse DOODLE. Já em 2011, o 122º aniversário de Charlie Chaplin foi a ocasião perfeita para lançar o primeiro DOODLE animado. Hoje em dia existe uma equipe formada por dez ilustradores (chamados internamente de DOODLERS), quatro desenvolvedores e dois gerentes de projeto para criar essas divertidas interpretações. Além de todas estas cabeças, o grupo de criação conta ainda com dezenas de voluntários dentro da empresa. Eles fornecem traduções e sugerem ideias para DOODLES internacionais, em outros países. Desde 1998 já foram criados mais de 2.000 DOODLES. A coleção completa por ser encontrada aqui.
A evolução visual
Ao longo de sua história a marca modificou muito pouco seu conhecido e colorido logotipo. O logotipo original, criado pelo próprio Sergey Brin, durou apenas dois meses. Criado utilizando o editor de imagem Gimp, o logotipo possuía letras em maiúsculas e cores primárias. Em novembro de 1998 foi substituído: o logotipo ganhou sombra e o ponto de exclamação (muitos dizem para imitar um de seus maiores rivais da época, o Yahoo!), além de uma nova cor para letra G inicial, que passou a ser azul (antes era verde).
Em 1999, nova mudança: um acentuado afinamento no corpo das letras, uma nova tipografia e a exclusão do ponto de interrogação, ocorrida oficialmente no dia 6 de novembro. Esse logotipo foi criado e projetado pela designer gráfica brasileira Ruth Kedar com base na fonte “Catull”. No início do mês de maio de 2010, o GOOGLE renovou sua identidade visual e apresentou um novo logotipo com cores mais brilhantes, diminuição do sombreamento das letras e a exclusão do símbolo ™. No dia 19 de setembro de 2013 ocorreu uma nova alteração: as cores se tornaram chapadas e sem os efeitos tridimensionais. As modificações deram, assim, um ar mais jovial e moderno à marca. Em 2014 mais uma modificação, ou melhor, uma pequena correção (imperceptível a quase todos os mortais): o segundo G foi movido um pixel para a direita e o L deslocado um pixel para baixo e para a direita. Segundo a empresa essa modificação deixou o logotipo mais nítido em diferentes resoluções. Uma curiosidade: o logotipo do GOOGLE não era centralizado na página até 2001.
Outra importante ferramenta visual utilizada pelo GOOGLE atende pelo nome de Favicon (palavra derivada de “favorite” e “icon”) São pequenas imagens no formato .ico com aproximadamente 16×16 (ou 32×32 pixels) que ficam guardados em um site ou diretório para visualização no navegador. O Favicon do GOOGLE também passou por modificações ao longo dos anos. O primeiro foi criado em 1999 e utilizava a primeira letra G como símbolo. Em 2008 passou a utilizar a segunda letra G (neste caso, minúscula) como símbolo. Depois de se tornar colorido em 2009, a última alteração ocorreu em agosto de 2012 quando foi adotada a cor azul.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos ● Fundação: 4 de setembro de 1998 ● Fundador: Sergey Brin e Larry Page ● Sede mundial: Mountain View, Califórnia ● Proprietário da marca: Google Inc. ● Capital aberto: Sim (2004) ● Chairman: Eric E. Scmidt ● CEO: Larry Page ● Faturamento: US$ 59.8 bilhões (2013) ● Lucro: US$ 12.2 bilhões (2013) ● Valor de mercado: US$ 403.9 bilhões (julho/2014) ● Valor da marca: US$ 93.291 bilhões (2013) ● Presença global: 200 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 52.070 ● Segmento: Tecnologia ● Principais produtos: Sistema de busca, publicidade online, e-mail, navegador, blogs, sistema operacional móvel, compartilhamento de vídeos, aplicativos e geoposicionamento ● Concorrentes diretos: Yahoo!, Microsoft, Facebook, Twitter, Apple, Baidu, Mozilla, Skype, Vimeo e WordPress ● Ícones: O logotipo colorido ● Slogan: Don’t Be Evil. (Não utilizado oficialmente) ● Website: www.google.com
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca GOOGLE está avaliada em US$ 92.291 bilhões, ocupando a posição de número 2 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 46 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2014 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
Em 2020 o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo traz a Amazon, de Jeff Bezos, no topo. A marca está avaliada em US$ 220,7 bilhões. Na segunda colocação vem a Google, que subiu uma posição em relação ao ranking de 2019, com US$ 159,7 bilhões, ultrapassando a Apple, que caiu para terceiro, com US$ 140,5 bilhões. Os dados são da consultoria Brand Finance, especializada em avaliação de negócios. Os números são históricos, pois é a primeira vez que uma empresa ultrapassa a marca dos US$ 200 bilhões…. – Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/02/23/amazon-lidera-ranking-de-marcas-mais-valiosas-de-2020-google-passa-a-apple.htm?cmpid=copiaecola
A marca no mundo
Ou melhor, o mundo no GOOGLE. O grau de dependência do mundo em relação ao GOOGLE pode ser medido em números: mais de 800 milhões de internautas acessam sua página mensalmente; responde a mais de 35 mil pesquisas por segundo (15% das buscas feitas nunca foram realizadas antes); maior site de buscas do planeta com 100 bilhões de pesquisas mensalmente; capaz de encontrar 60 trilhões de endereços de internet; 100 petabytes de volume de dados armazenados em seus servidores; proprietário de fenômenos como Blogger e Youtube; emprega mais de 52.000 pessoas; possui 70 escritórios em mais de 43 países e 180 domínios registrados; seu serviço de busca está disponível em 146 idiomas; seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android, está presente em mais de 900 milhões de aparelhos; oferece mais de 100 produtos e serviços; é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo; contrata 16 novos funcionários por dia; além de faturar aproximadamente US$ 60 bilhões por ano e ser o site mais visitado da internet. Precisa algo mais. Além disso, o GOOGLE é forte concorrente da Apple em mobilidade; da Microsoft, em internet; do Facebook, nas redes sociais; e das emissoras de tevê e dos provedores de conteúdo, em virtude dos serviços Google TV e YouTube.
Você sabia?
● Nos computadores do GOOGLE estima-se que estão indexadas mais de 40 bilhões de páginas para consultas e pesquisas. ● Aproximadamente US$ 404 bilhões é o seu valor de mercado na Bolsa de Valores, mais que Oracle e Intel juntas. ● O slogan oficial da empresa, criado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don’t be evil” (em inglês algo como “Não seja mau”). Apesar de oficial, o slogan não é utilizado na comunicação oficial da empresa. Além de servir como um lembrete de que a empresa tem um compromisso em seguir a lei de diferentes países, o slogan serve como uma forma de estimular o desenvolvimento de produtos eficientes e que tenham como principal foco o conforto de cada usuário. ● O domínio www.google.com foi registrado um ano antes da fundação da empresa, mais exatamente no dia 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc. ● O GOOGLE não permite que qualquer tipo de anúncio em pop-up apareça em seu site. Não apenas são irritantes, como vão contra a ideia de que as pesquisas no GOOGLE devem ser rápidas e simples.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 24/7/2014
Fonte: Mundo das Marcas