A Reforma Protestante

0
3379

Há 502 anos, Martinho Lutero provocava uma divisão no cristianismo ao defender as 95 teses que confrontavam a igreja da época.

FONTE: GUIAME, FRANK MEDINA

Lutero prega as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. (Foto: Pinterest)
Lutero prega as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. (Foto: Pinterest)

Hoje, 31 de Outubro de 2019, comemoramos os 502 anos da Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero.

Martinho Lutero era um monge agostiniano alemão e professor de teologia que, aos 34 anos, mostrou-se inconformado com os dogmas pregados por sua igreja (católica). Esse despertamento surgiu ao ler sobre a “fé” em Romanos 1.17, passando a entender as verdades da Palavra de Deus de forma diferente do catolicismo.

Por causa disso, Lutero escreveu “95 teses” contrárias ao que estava sendo ensinado pela igreja católica e as afixou nas portas da Catedral de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. Quatro anos depois, Lutero foi excomungado, mas passou a ser seguido pelos que acreditaram naqueles novos ensinamentos, baseados na Palavra de Deus. Dessa forma, nascia a igreja protestante ou evangélica.

As teses de Lutero foram contra diversas práticas católicas, entre elas:

– Indulgência (compra do perdão parcial ou total dos pecados cometidos; quanto mais pecados, maior deveria ser o pagamento feito à Igreja);

– Simonia (venda ilícita de objetos espirituais e sagrados);

– Purgatório (lugar onde as almas dos mortos ficam até purificarem-se antes de chegar ao Paraíso);

– Penitências (forma de pagar pelos pecados com sacrifícios humanos, ao invés do arrependimento).

Lutero também traduziu a Bíblia para o alemão (antes escrita em latim) para que todos tivessem acesso às escrituras e contradisse a intermediação humana/religiosa entre o homem e Deus (a fé deve ser o veículo de aproximação do homem a Deus e Jesus o único mediador nesse relacionamento – 1 Tm 2.5).

Os principais pilares do protestantismo são chamados de os “Cinco Solas”: 1) Sola Fide (somente a fé); 2) Sola Scriptura (somente a escritura); 3) Solus Christus (somente Cristo); 4) Sola Gratia (somente a graça); 5) Soli Deo Gloria (glória somente a Deus).

31 de Outubro é mesmo especial, hoje também comemoramos o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Em uma data tão especial como esta, não posso deixar de exaltar a Bíblia Sagrada, nosso manual de regra e fé. O Salmista declara e nós declaramos:

“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119:105)

Uma coisa que tenho certeza é, todas as nossas dúvidas são esclarecidas pela Palavra de Deus. Ela (Bíblia Sagrada) é nosso Manual do Fabricante, não é um livro ultrapassado, é sempre atual e viva.

A Bíblia é para ser lida e entendida, mas principalmente para ser praticada. Quando a sociedade voltar a ter a Bíblia como referencial, teremos uma sociedade muito melhor.

Não perca a oportunidade de ler a Palavra de Deus, não deixe de estudá-la. Se é difícil para você, peça para o Espírito Santo te ajudar, Ele o fará com muito prazer.

Aproveitando esse dia tão especial, compartilha uma porção da Bíblia que sentir em seu coração?

Deus te abençoe e a todos na sua família com uma ótima quinta-feira na presença dEle.

Um abraço do amigo,

Frank Medina.

Por Frank Medina, pastor consagrado, desde 2005, na Igreja Batista O Poder da Palavra, Bacharel em Teologia. Escritor de artigos cristãos/evangélicos desde 2001. Atualmente serve na Primeira Igreja Batista em Mogi das Cruzes (PIB Mogi).

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here