DEUS É SOBERANO

0
419

O Agir soberano de Deus

Gênesis 37-50

Vemos na soberania de Deus a nossa única esperança de vida em nossa morte, nossa única esperança de respostas às nossas orações, nossa única esperança de sucesso em nosso evangelismo, nossa única esperança de sentido em nosso sofrimento? Ou insistiremos que há uma esperança melhor ou nenhuma esperança? Essa é a questão com a qual precisamos lidar. (John Piper)

Todas as coisas estão sob o controle de Deus de tal maneira que podemos dizer como o apóstolo Paulo “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28). Quando temos esta certeza podemos concordar com Warren Wiersbe que disse: “podemos experimentar as melhores bênçãos nos piores momentos”.

Ao estudarmos a vida de José, podemos ver que desde a sua juventude ele enfrentou muitas circunstâncias adversas tais como: foi vendido pelos irmãos, acusado falsamente pela mulher de Potifar, lançado na prisão, esquecido pelo amigo, mas em tudo Deus estava trabalhando de conformidade com o seu propósito.

Com a vida de José podemos aprender a ver o agir soberano de Deus mesmo nos momentos mais difíceis da jornada da vida. Por isso neste momento eu lhe convido a aprendermos algumas lições, porque Deus é soberano:

1-ELE TRABALHA ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO (Gn 37;39-41)

Meus irmãos, José era um filho amado por seu pai (Gn 37.3), como bom filho fala para o pai o as notícias acerca dos seus irmãos. Seus irmãos ao contemplarem o amor do seu pai por José já não olhavam para ele cm bons olhos. Ainda para complicar a situação José falou acerca dos seus sonhos (Gn 37.5) por isso seus irmãos o odiaram ainda mais.

Em um determinado dia, seu pai Israel, mandou José ir vê se seus irmãos estavam bem junto com as ovelhas, pois eles estavam pastoreando o rebanho de seu pai e lher trazer notícias, mas aquele dia foi diferente, josé ele foi  a Siquém, mas a chegar lá não os encontrou, então um homem o enformou que eles tinham ido para Dotã. Então José foi a Dotã e os encontrou ali, mesmo antes dele chegar seus irmãos conspiraram para o matar (Gn 37.18). Rúben agiu e livrou-o das mãos deles e assim o lançaram em uma cisterna (Gn 37.20-24).

Quando os irmãos de José viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade indo ara o Egito, diante das palavras de Judá venderam o jovem José aos ismaelitas que o levaram para o Egito, o qual foi vendido como escravo para Potifar (Gn 39.1).

Na casa de Potifar o Senhor era com José e tudo que ele fazia Senhor prosperava

II- DEVEMOS OBEDECER AO SENHOR APESAR DAS CIRSCUNSTÂNCIAS (Gn 39-40)

 Meus irmãos, viver sob o senhorio do Senhor, é viver em obediência a Deus independente das circunstâncias que nos precedem ou que estão diante de nós

Mesmo estando distante de seu pai, dos seus familiares, passando por circunstâncias adversas, morando em uma terra diferente, José continuou fiel a Senhor e diante da tentação ele fugiu para não pecar contra o seu Deus (Gn. 39.9). or causa do seu temor a Deus foi acusado falsamente e lançado na prisão. Mas nenhuma pessoa que foi fiel a Deus nunca se arrependeu.

José ao ser lançado na prisão não ficou murmurando diante daquela situação, mas se movimentou e alcançou graça diante do carcereiro o qual confiou nas mãos de José todos os presos. Deus não o deixou abandonado, mas em tudo estava cuidando do seu servo.

III- DEVEMOS CRER QUE ELE ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS (Gn 50.20)

Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo, mas o nosso soberano Deus sabe todas as coisas

Porque ele é onisciente, nós precisamos nos colocar na presença dele para que possamos ver além do imediato, pois ele está no controle. Nós somos imediatistas e não enxergamos o agir de Deus em nossa vida, e queremos agir de conformidade com o momento que estamos vivendo, mas depois de tudo  que José passou ele pode ver a providência soberania de Deus em sua vida. Por isso não vemos um Jovem traumatizado, depressivo, doente por que ele sabia que Deus estava no controle da sua vida.

“Uma centena de coisas horríveis podem ter acontecido em sua vida. Mas, se hoje, você é levado a estimar a Cristo como seu Senhor e Salvador, você pode escrever sobre cada um desses horrores as palavras de Gênesis 50.20: Satanás, “na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem”.

Concluo, portanto, com as palavras de Paulo em Efésios 1.11: “[Deus] faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”. Todas as coisas — desde dados sendo lançados, até a posição das estrelas, à eleição dos presidentes, à morte de Jesus, ao dom do arrependimento e da fé” (John Piper).

Pr. Eli Vieira

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here