Talvez você esteja hoje vivendo um drama de uma alma aflita, perturbada, desesperada até. Eu tenho uma boa notícia para lhe dar, eu tenho a palavra de esperança para o seu coração, a Bíblia diz que o nosso Deus é o Deus e Pai de toda consolação, ele o Pai de misericórdias. Eu quero dizer para você que Deus se importa com você, que Deus conhece você, que Deus ama você, que a sua dor, a sua aflição, a sua angústia não está indiferente ao coração de Deus. Deus pode hoje, agora, consolar o seu coração, trazer alívio para sua alma, enxugar as suas lágrimas, tirar esse espírito angustiado e cobrir você com vestes de louvor. Deus pode fazer um milagre na sua vida, tirando esse nevoeiro denso de sobre a sua cabeça, e colocando nos seus lábios um cântico de louvor, um hino ao nosso Deus. Ele é o Deus e Pai de toda a consolação.
O apóstolo Paulo vai dizer que é ele quem nos consola em toda nossa angústia. Temos muitas angústias, angústias que nós muitas vezes nem mesmo compartilhamos com as pessoas mais próximas. Pois Deus sonda o seu coração, Deus pode aliviar você desse fardo, Deus pode trazer alívio para sua alma, descanso para o seu coração, Deus pode perdoar seus pecados, Deus pode balsamizar a sua alma com orvalho fresco do céu, Deus pode trazer um lenitivo espiritual para a sua vida. Mas sabe o que é maravilhoso? É que quando Deus nos consola, Deus faz de nós não um reservatório do seu consolo apenas, Deus faz de nós um canal do seu consolo para outras pessoas, para podermos consolar aqueles que estiverem passando pelas mesmas angústias com as consolações com que nós mesmos fomos contemplados por Deus. Então você aprende uma verdade aqui, não existe acaso, não existe sorte, não existe azar, existe sim um plano perfeito.
Quando Deus permite você passar por uma tribulação, por uma angústia, é exatamente com o propósito de que você vai ser daqui para frente um instrumento nas mãos de Deus pra consolar outras pessoas, para ser um agente do consolo de Deus na vida de outras pessoas; você então vai ser um ministro da reconciliação, um agente da consolação, você vai ser essa ferramenta poderosa e afiada nas mãos de Deus para trazer palavras de esperança, de refrigério, de consolo para os que estão aflitos. Com que consolo? O mesmo consolo que você recebeu.
Quando eu leio, por exemplo, a vida do apóstolo Paulo, quantas lutas, quantas lágrimas, quantos açoites, quanto os apertos, quantas aflições, quantas perseguições! Mas quando eu leio agora vida do apóstolo Paulo, que consolo me trás, que refrigério me dá, de saber que Deus o sustentou, que Deus o fortaleceu; e o mesmo Deus pode fazer as mesmas coisas na minha vida e através da minha vida.
Quando eu olho a experiência de John Bunyan, aquele pregador do século 17 da Inglaterra, que ficou preso 14 anos, olhando pelas grades da cadeia, vendo a sua filha primogênita cega, passando até necessidades, quantas lágrimas, quanta dor, quanta aflição. Mas no meio desta prova, ele escreveu o livro mais lido no mundo depois da Bíblia: O peregrino. E esse livro tem sido uma fonte de consolo para milhões e milhões de pessoas no mundo. Quando Deus nos permite passar por um vale de dor é porque Deus quer depois usar essa experiência para ser uma bênção na vida de outras pessoas. Deixa eu lhe dizer algo: a vontade de Deus nunca levará você aonde a graça de Deus não possa sustentar você. Deus não desampara você, Deus não vai deixar você sozinho, Deus vai segurar você com a sua forte mão, vai guiar você com seu conselho eterno e depois vai receber você na glória.
Por pior que seja a circunstância hoje, por mais escuro que seja o vale, por mais tempestuosa que seja a navegação rumo ao céu, Deus está do seu lado, ele é o seu refúgio, ele a sua fortaleza, ele é o seu consolador, ele é o seu abrigo na tempestade, ele vai cuidar de você, e ele vai fazer de você um instrumento em suas mãos para você abençoar tanta gente com as mesmas consolações com que você foi consolado por Deus.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação” 2 Coríntios 1.3-4
Rev. Hernandes Dias Lopes