O PODER DO ESPÍRITO SANTO

0
877

Atos 1.8

Cremos em um ano de 2024 repleto de bênçãos. Entretanto, enxergamos grandes desafios para sermos pais e filhos abençoados, capazes de manter relacionamentos saudáveis. Para isso, será preciso aprender a não reagir conforme dores ou feridas pessoais, nos mantendo firmes em todo propósito de Deus. Vemos e vivemos com frequência situações de brutalidade, dureza, erros, fraqueza, desânimo e pensamos que aquelas bênçãos do salmo 112 estão muito distantes de nós.

Meus irmãos, ao olharmos para  livro de Atoa podemos ver o fortalecimento que vem pelo Espírito de Deus. Jesus nunca planejou que experimentássemos a vida cristã sem a presença e ação do Espírito Santo. É impossível alguém se tornar cristão, entender a Palavra de Deus, orar, viver uma vida santa ou testemunhar acerca de Jesus sem ser capacitado pelo Espírito Santo. Por essa razão, neste momento quero meditar sobre “O Poder do Espírito Santo”.

Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo. (Sl 92:10)

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. (At 1:8)

A palavra poder em Atos 1:8 é dunamis (assim como em At 4:33, Cl 1:11). Alfred Nobel, engenheiro e químico sueco, usou esta palavra para nomear a sua nova invenção: a dinamite, criada em 1866, exatamente para trazer a ideia da explosão. Dunamis é uma palavra poderosa. Bastante usada no Novo Testamento, a palavra dunamis indica a imensa diferença que o Espírito Santo faz na vida de um crente.

O salmista diz que se sentia tão forte e empoderado como um boi selvagem devido à unção que recebeu. É uma figura impressionante. E Lucas, o autor do livro de Atos, diz que o poder do alto nos impacta para nos tornarmos testemunhas de Jesus. A nossa vida pode sofrer efeitos profundos por esse poder explosivo do Espírito Santo.

Falaremos de 3 ações explosivas do Espírito Santo em nossas vidas.

1. O ESPÍRITO SANTO NOS TRANSFORMA

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”. (2 Co 3:18)

Muitas pessoas se convertem, mas sentem que sua vida não mudou realmente. Veja como agiam os discípulos antes do derramamento do Espírito Santo. Eles eram sinceros, amavam a Deus, mas não tinham unção e poder. Não há registro de terem ganho uma pessoa antes do derramar; depois, foram milhares.

Como ele nos transforma?

a) Ele realmente nos transforma em outra pessoa (METANÓIA – mudança de mente; METAMORFOSE – mudança de forma);

b) O Espírito Santo nos ajuda a tomar posse do nosso milagre, trazendo revelação e nos ajudando a controlar a nossa língua (A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto – Pv 18:21). Para vencer tem que saber vencer a sua língua.

2. O ESPÍRITO SANTO NOS CAPACITA PARA O MINISTÉRIO

A razão principal do mover do Espírito Santo não é falar em línguas, cair no chão, receber dons maravilhosos, embora tudo isso seja extraordinário. A razão maior para que você receba o dunamis, o poder maravilhoso e explosivo do Espírito Santo, é servir o Senhor.

Todo cristão sonha em ser usado por Deus, mas precisamos buscar a mais perfeita vontade d’Ele, não somente as bênçãos. Todo aquele que se tornou, de fato, um cristão convertido, nascido de novo, quer fazer a vontade de Deus. Ele deseja ser útil na obra do Senhor. Não é preciso forçar ou implorar, é algo natural.

O principal problema é que o maligno tem convencido o cristão de que ele não dá conta de viver só para Jesus, de uma forma consagrada. Há uma necessidade gritante de termos íntima comunhão com o Espírito Santo, de sermos batizados com este poder do alto. E assim, seremos grandemente usados por Deus. Falta o poder do Espírito Santo. Não permita que o maligno te engane e que falsos paradigmas te dominem. Deus quer te revestir com poder do alto, para te dar unção, para te curar, para levar você a orar e servir. A unção quebra o jugo.

Mais do que força, mais que violência, mais que alguns estudos profundos, doutrina ou regrinhas religiosas, nós precisamos do poder do Espírito Santo.

3. O ESPÍRITO SANTO NOS REVESTE COM PODER

“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. (Lc 24:49)

Não comecem a pregar, nem tentem começar, mas fiquem em oração, buscando, até que vocês sejam revestidos do poder do alto.

Coitado de quem tenta liderar uma Igreja, um Pequeno Grupo, pregar o evangelho, subir num púlpito, ganhar sua família, sem este revestimento. É muito pesado, chato e cansativo fazer a obra de Deus na nossa força humana. Por isso precisamos buscar e ter certeza que já fomos revestidos com o Poder do Espírito Santo.

O nosso discipulador principal é o Espírito Santo. É ele quem nos transforma de verdade; é ele que nos convence da verdade e nos leva a tomar posse pela fé das promessas de Deus; é ele que nos dá autoridade para testemunhar do poder de Deus e expulsar o maligno; é ele quem nos dá poder e dons espirituais para edificação da igreja e sinais para quem tiver dificuldade de crer, creia. O Espírito Santo é o segredo!

Jesus ressuscitou, está vivo, continua fazendo o que fazia no passado e deseja fazer obras ainda maiores por meio de nós, cheios do Espírito Santo.

CONCLUSÃO

Há um revestimento de poder disponível para todo nascido de novo. É um poder explosivo, capaz de causar grande impacto. Deus quer te revestir agora mesmo. Vamos orar!

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here