Bolsonaro confirma mudança da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém

0
58

A declaração foi dada por Jair Bolsonaro ao jornal ‘Israel Hayom’.

Jair Bolsonaro é considerado um grande apoiador de Israel. (Foto: The Times of Israel)
Jair Bolsonaro é considerado um grande apoiador de Israel. (Foto: The Times of Israel)

O presidente eleito Jair Bolsonaro já está começando a confirmar seu empenho em realizar suas promessas de campanha e uma delas ele reforçou em entrevista ao jornal ‘Israel Hayom’ ao comentar as várias mudanças no governo brasileiro, bem como sua política internacional: a mudança uma da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

Bolsonaro disse que suas promessas de campanha em relação a Israel não eram apenas um artifício e serão cumpridas.

Considerado um grande apoiador de Israel, além de reforçar a informação sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, ele também lembrou que irá adotar uma postura mais dura com a representação da Palestina no Brasil, falando sobre a embaixada em Brasília, inaugurada em 2016.

“Quanto à embaixada da Palestina, ela foi construída muito perto do palácio presidencial. Nenhuma embaixada pode estar tão perto do palácio presidencial, então pretendemos mudar. Não há outro caminho, na minha opinião. Fora isso, Palestina primeiro precisa ser um estado para ter o direito de uma embaixada”, afirmou.

A afirmação dada ao jornal israelense só vem confirmar a opinião de Bolsonaro, declarada no Congresso Nacional em agosto deste ano.

“Palestina é um país? A Palestina não é um país, então não deveria haver embaixada aqui”, declarou Bolsonaro em agosto no Congresso Nacional.

Em suas declarações publicadas na quinta-feira, o novo líder do Brasil disse que está buscando promover relações com outros países que compartilham os valores da “democracia e respeito pelos outros”.

Bolsonaro visitou Israel há dois anos e disse no início do ano que uma visita ao Estado judeu seria sua primeira missão diplomática.

Os laços entre Brasil e Israel parecem estar sendo retomados com eleição de Bolsonaro. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu telefonou para parabenizar o capitão reformado do exército por sua vitória nas urnas e expressou o desejo de estar no Brasil para a posse presidencial no primeiro dia do ano de 2019.

Questionado sobre sua promessa de considerar o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel, Bolsonaro disse que “Israel é um estado soberano, e se vocês decidirem sobre sua capital, nós estaremos de acordo”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO WORLD ISRAEL NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here