Cresce o número de evangélicos na República Dominicana, país oficialmente católico

0
326

O número de cristãos protestantes chegou a 30% na República Dominicana. (Foto: Imagem ilustrativa/Facebook/Iglesia de La Alabanza Alcarrizos).

A porcentagem de dominicanos que seguem a fé evangélica chegou a 30%, enquanto o número de católicos caiu.

O número de evangélicos na República Dominicana cresceu e já representa 30% da população, segundo dados do Conselho Dominicano de Unidade Evangélica (Codue).

De acordo com o Relatório Internacional de Liberdade Religiosa da Embaixada dos Estados Unidos na República Dominicana, enquanto em 2008 os cristãos protestantes representavam apenas 12% da população, em 2020 eles chegaram a 26%, mais de 11,3 milhões de pessoas.

O relatório ainda apontou que a fé evangélica é a que mais cresceu no país latinoamericano de tradição católica. A tendência para os próximos anos é que os evangélicos continuem crescendo.

O catolicismo é a religião oficial da República Dominicana, porém a Constituição de 2010 instituiu a liberdade de culto e o país como um estado laico.

Declínio do catolicismo

Desde então, o número de católicos tem diminuído. A nação que já foi 90% católica, hoje menos da metade da população segue o catolicismo.

Conforme o relatório da Embaixada dos EUA, em 2020, os católicos representavam 49%, enquanto em 2008, eram 68%.

Uma pesquisa de 2018 revelou que 29,4% dos dominicanos afirmam não ter uma religião, mesmo não se definindo como ateu ou agnóstico.

Segundo o Evangelical Focus, na República Dominicana existe uma comunidade muçulmana de cerca de 2.500 membros. 

Há também uma parcela de budistas, hindus e bahá’ís, embora não exista um registro oficial.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorMais de 30 cristãos são sequestrados durante ataque extremista na Nigéria
Próximo artigoUma visão do crescimento da igreja
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here