Dando início as comemorações do aniversário de fundação do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro de Garanhuns-PE, no dia 4 de outubro de 2019 às 19:00h aconteceu na quadra Jule Spach do Colégio Quinze o culto de Gratidão a Deus pelos 119 anos de existência. O Preletor foi o pastor Hernandes Dias Lopes.
A ESCOLA PAROQUIAL EMBRIÃO DO COLÉGIO PRESBITERIANO QUINZE DE NOVEMBRO.
O Colégio XV nasceu do ideal do casal missionário Butler e da educadora norte americana Eliza Moore Reed que ao estabelecer residência em Garanhuns fundaram a escola paroquial núcleo do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro. A primeira sala de aula foi na própria residência dos Butlers, com um quadro negro, bancos de madeira feitos de caixas usadas para carregamento de verduras e produtos agrícolas, além de mesa grande ao redor da qual os alunos sentavam (Silvando, p 35).
A escola paroquial foi assistida pelo casal Butler até o ano de 1899 quando o o missionário Dr. Butler resolveu mudar de Garanhuns para a cidade de canhotinho. Antes de partir para Canhotinho, o Dr. Butler convidou o pastor Martinho de Oliveira para que viesse substituí-lo no campo de Garanhuns assumindo todas as atividades que estavam em pleno desenvolvimento, entre os quais a “Escola Paroquial”. Com a chegada de Martinho de Oliveira. O reverendo Martinho de Oliveira chegou a Garanhuns acompanhado de sua esposa Maria Barra de Oliveira e um casal de filhos, Germina com 7 anos e Alfeu com 4 anos.
Martinho de Oliveira foi a pessoa ideal para dar continuidade aos ideais implantados pelo casal Butler. Não obstante as lutas e desafios Deus concedeu grandes vitórias ao seu servo e a escola se desenvolveu e cresceu fundamentada nos ideais de seus fundadores, chegando até os nossos dias como Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro e Faculdade Presbiteriana Quinze de Novembro. A Deus toda honra e glória pelos seus 119 anos de organização.
Atualmente o Colégio Quinze não só está em Garanhuns como também presente na cidade de Canhotinho desde 30 de janeiro de 2017.
O amado médico Dr. Butler entendia que os pilares para o seu ministério era: (o que seria chamado de triângulo do serviço Cristão)
- A Igreja para dar vida espiritual.
- O hospital para dar vida física e
- Escola para dar vida moral.
A direção do Colégio XV atualmente conta com o pastor Eudes Ferreira de Oliveira, que preparou uma programação especial para marcar a data de aniversário do mais tradicional educandário de Garanhuns e região. Que Deus continue derramando suas ricas bênçãos sobre todos que fazem o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro.
Fotos Jornal Dac