INSTITUTO BÍBLICO REV. AUGUSTO ARAÚJO

0
1027

IBAA – Sua origem e importância

O Instituto Bíblico Rev. Augusto Araújo (IBAA) é uma instituição de teologia reformada da IPB que faz parte da grande tradição dos institutos bíblicos norte-americanos. Os institutos bíblicos têm a sua origem nos movimentos de defesa da ortodoxia contra o liberalismo teológico nas décadas de 20 e 30 e nasceram da necessidade prática de formação ministerial num ambiente fé, vida e piedade, na contramão da secularização e academicismo frio de muitas instituições outrora reformadas, que deixando sua herança teológica, experimentaram declínio espiritual. O nome é uma homenagem ao Rev. Augusto Araújo, o primeiro pastor ordenado no Mato Grosso. 

Um instituto bíblico é uma instituição fortemente vinculada às igrejas locais, e o seu propósito principal é o ensino em profundidade das Sagradas Escrituras, com um discipulado, que ocorre num ambiente de fé e piedade.

O IBAA, como uma instituição de ensino oficial da IPB, fundado 1988 no Mato Grosso pelo Presbitério de Cuiabá, reconhecido como órgão de ensino teológico oficial da JET-IPB em 1992, tem como objetivo a formação de obreiros-evangelistas para a evangelização e plantação de igrejas nos campos do Brasil e do mundo, além de capacitar cristãos para o serviço qualificado no Corpo de Cristo, para que conheçam bem as Escrituras e proclamem a bendita mensagem da salvação neste vasto campo que o Senhor nos tem confiado. O IBAA é um dos três institutos bíblicos da IPB e está presente no Centro-Oeste do Brasil em sua sede em Cuiabá, e extensões no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. 

Atualmente estamos com mais de 250 alunos matriculados no Curso Médio de Teologia, além das capacitações e treinamentos que são oferecidas às igrejas locais para a qualificação da liderança para o ministério. Contamos com professores qualificados, muitos com graduação e pós-graduação, e temos um programa de distribuição de literatura reformada em parceria com a Cultura Cristã e demais editoras reformadas, que tem agregado valor ao curso. Esse programa será apresentado nos próximos artigos desta série.  

Existe uma urgência no chamado de Jesus e, como o Senhor mesmo nos ensina, os campos já estão brancos para a ceifa.

O Rev. Manoel G. Delgado Jr. é Doutorando em Ministério (D.Min.) e diretor do IBAA – Instituto Bíblico Rev. Augusto Araújo.  http://ibaa.org.br

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorIgreja é atacada por grupo no Sri Lanka
Próximo artigoO DEUS DE JÓ
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here