Lições no Livro de Atos: As Orientações de Jesus

0
828

Pastor: Ronaldo Lidório

Jesus havia sido morto e ressuscitado. Diz a Palavra que Ele permanece 40 dias com os discípulos conversando sobre as coisas do Reino de Deus. Também os orientou a não saírem de Jerusalém sem serem antes revestidos de poder pelo Espírito Santo.

Em Atos 1:2 lemos: “até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas”.

Já vimos que os discípulos foram escolhidos por Cristo pelo desejo do próprio Cristo, não por habilidades ou particularidades humanas. Somos salvos por Deus apenas por sua misericordiosa graça!

Encontramos também neste verso uma palavra emblemática. Lemos que Jesus gastou aqueles dias dando “mandamentos por intermédio do Espírito Santo” e depois foi elevado aos céus. A expressão aqui usada é “entellomai”, que significa dar uma ordem, ou encarregar alguém de alguma coisa durante a sua ausência. Era palavra usada para um senhor que, viajando, confia a sua casa ao mordomo e lhe instrui de forma clara aquilo sobre o qual precisa ter especial atenção.

Estas instruções de Jesus falam à mente, como lembrando quem somos e o que devemos fazer, e à alma, construindo profunda convicção de fé, pois são dadas “por intermédio do Espírito Santo”.

Como igreja de Cristo, somos herdeiros dos seus ensinos dados por intermédio do Espírito Santo e pelos apóstolos, na Palavra de Deus.

Isto significa três coisas por demais importantes. Primeiro, Jesus não nos deixou órfãos. Enviou-nos o Consolador que nos guia em toda a verdade e em todo o caminho. Ele está conosco todos os dias!

Segundo, as instruções dadas por Jesus aos apóstolos foram registradas na Bíblia Sagrada, portanto, somos guiados por Deus na Sua Palavra. Este é o rico tesouro que temos em mãos, que precisamos dele aprender a cada dia.

Terceiro, Jesus encarregou a sua igreja dos seus negócios na terra. Somos chamados para sermos sal que salga, luz que brilha e árvore que frutifica. Nossa identidade e missão devem estar impregnadas desta verdade.

Busque na Palavra, em oração e no Espírito Santo, a cada dia, ser relembrado das incomparáveis verdades que Ele nos deixou, suas orientações para crermos, amarmos, seguirmos e servimos a Cristo com tudo o que somos e tudo o que temos.

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorComo um ministério cristão resgatou 300.000 ucranianos
Próximo artigoNÃO CHORES!
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here