MAIS DE 380.000 PESSOAS DEIXARAM A IGREJA PROTESTANTE DA ALEMANHA EM 2022

0
262

Igreja Protestante na Alemanha. (Foto: Reprodução/Flickr/pilot_micha)

A quantidade de fiéis ativos na congregação regrediu e dados confirmam que algumas ideologias de membros contradizem a Bíblia.

A principal igreja protestante da Alemanha confirmou que 380 mil abandonaram a Evangelische Kirche Deutschland (Igreja Evangélica da Alemanha, EKD) em 2022. São 380 mil membros que deixaram de frequentar a congregação, um aumento de 35,7% em relação a 2021.

O número de membros que saíram da igreja ultrapassou os 365.000 de fiéis falecidos.

apuração final demonstrou que, ao todo, o EKD perdeu 575.000 pessoas em 2022, contabilizando todos os motivos, isso representa 2,9% de seus membros.

Contudo, o número de batismos cresceu para 165.000 em 2022, um aumento de mais de um terço em relação ao ano anterior, superando a crise na época da pandemia da COVID-19.

O EKD possui cerca de 23% da população alemã, o que totaliza 19,1 milhões de membros. 

Apesar de também passar por uma crise profunda, a Igreja Católica Romana na Alemanha tem um número maior de membros. Cinco anos atrás, as duas maiores igrejas ainda representavam mais da metade da população alemã.

Posicionamento da liderança

A direção do EKD lamentou os números negativos e afirmou que trabalharia mais para mudar os resultados. 

“Sem o cuidado pastoral e a diaconia, sem o culto e as ofertas congregacionais nas cerca de 20.000 igrejas e capelas, o clima social seria diferente”, defendeu Annette Kurschuss, chefe da Igreja Protestante Alemã.

Annette foi eleita em 2021, quando a crise da igreja já era uma realidade alarmante.

Outro dado alarmante

De acordo com uma pesquisa de 2019, 33% dos membros da Igreja “não acreditavam em Deus”. Um levantamento da Pew Research também descobriu que o número de protestantes auto-identificados na Alemanha que acreditam em astrologia (33%) e reencarnação (24%), é maior do que aqueles que oram diariamente (9%) .

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorUMA NUVEM SE LEVANTA DO MAR
Próximo artigoCristãos levam ajuda humanitária aos sírios após ataque a aeroporto
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here