“Nosso trabalho continua”, diz base missionária atingida por míssil russo

0
924

Base da missão LIO destruída na Ucrânia. (Foto: Reprodução/LIO)

Nenhum voluntário da missão LIO, que atua há 30 anos na Ucrânia, ficou ferido. A organização está recebendo doações para repor o que foi perdido.

No último sábado (13) o armazém da missão Licht Im Osten (LIO) – Luz no Oriente, em alemão – que atende centenas de famílias na cidade de Ternopil, na Ucrânia, foi atingido por mísseis russos. 

Durante a madrugada do dia 13 de maio, Ternopil foi atacada várias vezes. O centro de assistência na área industrial foi tomado pelas chamas antes dos bombeiros chegarem, pois assim que as sirenes de emergência tocaram, as equipes de segurança não tinham como sair. 

“Como resultado, nosso acampamento foi completamente destruído. Toneladas de suprimentos de socorro passaram por este acampamento desde o início da guerra. Aqui as pessoas receberam apoio e esperança. Tudo se foi”, contou Ivan, um parceiro local.

incêndio destruiu bens avaliados em centenas de milhares de euros armazenados no local. 


Imagens internas do local afetado pelo míssil. (Foto: Reprodução/LIO)

“Agora tudo queimou completamente. Perderam-se todos os móveis, uma empilhadeira, muitos suprimentos de emergência, roupas e alimentos”, acrescentou ele.

Os voluntários haviam preparado pacotes de alimentos, que também foram queimados,  para serem distribuídos para 200 famílias na segunda-feira (15).

“Graças a Deus nossos parceiros e voluntários locais ficaram seguros e ninguém se feriu. Milagrosamente, dois motoristas que permaneceram em seus veículos a apenas 20 metros de nosso depósito, sobreviveram”, disse Ivan.

A reconstrução após o ataque

A organização de assistência missionária tem sede na Suíça. Com 30 anos de experiência na Ucrânia, a LIO coordena 8 centros de ajuda no país.

O diretor, Matthias Schöni, visitou o país quatro vezes desde o início da guerra em fevereiro de 2022.

“O trabalho continua”, disse ele à Evangelical Focus. 

Na Suíça, depois que a notícia do ataque se espalhou, uma onda de apoio à equipe LIO tem restaurado a esperança local.


Caminhão de doações sendo abastecido. (Foto: Reprodução/LIO)

“Recebemos muitas doações de alimentos e financeiras desde sábado. E um empresário acabou de nos dar uma nova empilhadeira a diesel no valor de 30.000 francos suíços!”, contou Matthias.

Enquanto isso, a LIO informou que um caminhão com materiais de apoio deve chegar a Ternopil na próxima semana.

A missão “Licht Im Osten”

No momento, mais de 15.000 pessoas afetadas pela guerra são ajudadas pelos programas da LIO. 40 caminhões com ajuda foram enviados para a Ucrânia desde o início da invasão.

“Palavra e ação são fortemente vividas por nossa equipe. Em Ternopil, nosso parceiro, Ivan, coordenou e implementou a ajuda emergencial aos refugiados com todas as 15 igrejas da cidade quando a guerra começou. Declaramos Jesus em todas as ajudas práticas, e em nosso centro temos uma área de aconselhamento pastoral e uma mesa com literatura cristã”, explicou o diretor. 

A missão LIO foi fundada há mais de 100 anos e seu foco sempre foi a Europa Oriental. A queda do Muro de Berlim ajudou a organização a multiplicar seu impacto em muitos países, especialmente em lugares como Uzbequistão e Quirguistão.

Na Ucrânia, o apoio da LIO aumentou após o conflito armado em 2014. Atualmente, eles coordenam uma rede de 30 parceiros locais com ações específicas, como evacuação de civis, distribuição de toneladas de alimentos e madeira, instalação de geradores de eletricidade e doação de presentes de Natal para crianças.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here