O IMPACTO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

0
1085

O IMPACTO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Lucas 24.13-35

Meus irmãos “a história da Páscoa não termina num funeral, mas sim com uma festa. O túmulo vazio de Cristo foi o berço da igreja. Nós pregamos um Cristo que esteve morto e está vivo e não um Cristo que esteve vivo e está morto”.Sem a ressurreição de Cristo a morte teria a última palavra, a nossa esperança do céu seria um pesadelo. Sem a ressurreição de Cristo, o Cristianismo seria o maior engodo da história, a maior farsa inventada pelos cristãos. Os mártires teriam morrido por uma mentira e uma mentira teria salvado o mundo.

Os discípulos de Jesus antes do impacto da ressurreição, estavam cegos a despeito da proximidade de Jesus, eles não conseguiram discernir o Cristo – v. 14,15. Haviam deixado se levar pela incredulidade, a despeito dos ensinamentos das Escrituras Sagradas – v. 25. Eles estavam tomados de profunda tristeza – v. 17- Estavam tristes, quando deveriam estar exultando de alegria. Quantas vezes nossa vida é uma via sacra de lamento, dor, tristeza porque não tomamos posse do poder da ressurreição em nossa vida. A vida cristã é uma vida de esperança e alegria. Eles estavam cheios de esperanças frustradas – v. 21- O caminho de Emaús é o caminho da desistência do discipulado. É o caminho dos sonhos desfeitos. É o caminho da esperança morta. É o caminho da falência dos projetos. É caminho daqueles que acham que não têm mais jeito. Exemplo: Pedro: eu vou pescar.

Nesse momento, eu quero, lhe convida a olhar para O IMPACTO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS em seus discípulos:

1. SEUS OLHOS FORAM ABERTOS PELAS AS ESCRITURAS – V. 26-28,31-Jesus revelou-se pela explicação das Escrituras. Eu e você, precisamos ver os ensinos da Palavra de Deus, para que tenhamos os nossos olhos abertos. “Examinai as Escrituras, porque são elas que testificam de mim”. Hoje muitos crentes estão buscando conhecer a Jesus fora das Escrituras. Se você quer conhecer mais a Jesus, leia as Escrituras – “Examinai as Escrituras (Jo 5:39).Se Se você quer mais santidade, leia as Escrituras – “Santifica-os na verdade…” (Jo 17:17).Se você quer ser bem sucedido na vida, leia as Escrituras- Js 1:8 “…”. Meu amado, se você não quer errar e ter poder, precisamos das Escrituras Mt. 22.29,etc.

Quando paramos e reconhecemos em nosso caminho que Jesus está vivo, não há mais espaço para a preocupação (v. 17), tristeza (v. 17), desesperança (v. 21), incredulidade (v. 25). Mas, a esperança enche os NOSSOS CORAÇÕES PARA VIVERMOS PELA FÉ.

2. FORAM TRANSFORMADOS PELA ARDENTE COMUNHÃO COM JESUS – V. 29,32-Quando temos comunhão com o Jesus vivo, nosso coração arde, o fogo de Deus nos inflama. O desânimo, o desespero, a incredulidade, o medo, ficam para traz,

Há entusiasmo em nosso coração. O vento do Espírito sopra sobre nós e remove as cinzas do comodismo e reacende o fogo do zelo em nosso coração.

Quando o nosso coração arde, acaba a frieza espiritual, o marasmo. Vir à Casa de Deus é alegria. Orar é necessidade. Louvar a Deus é prazer. Andar com Jesus é o sentido da vida.

Quando o nosso coração arde, nossa vida se torna um graveto seco para o fogo do Espírito e passamos a viver proclamando Jesus, na certeza de que o Cristo redivivo está conosco e não há nada o que temer.

3. PÉS VELOZES PARA PROCLAMAR QUE JESUS ESTÁ VIVO – V. 33-35-Quem tem olhos abertos, coração ardente, tem pés velozes para falar de Jesus. Os mesmos discípulos que fugiram de Jerusalém, agora voltam para Jerusalém com uma nova expectativa. Eles que disseram que já era tarde, não se importam com os perigos da noite. Eles haviam deixado o convívio dos outros discípulos, voltaram à companhia deles.

Nem a distância, nem a noite, os prende. Eles voltam para ter comunhão e para proclamar que Jesus está vivo. Eles voltam para dizer que a morte não tem a última palavra. A última palavra é que Jesus venceu a morte. A tristeza não pode mais nos dominar. Caminhamos para o glorioso amanhecer da eternidade e não para a noite fatídica da desesperança, da derrota.

Talvez você hoje esteja como os discípulos antes do impacto da ressurreição de Jesus, desanimado, frustrado, sem expectativas, concernente ao seu casamento, da sua vida, do seu trabalho. Você já arrumou as malas, já botou o pé na estrada da fuga. Não desanime, não se deixe levar pelas circunstâncias.

A ressurreição de Jesus abriu os olhos, aqueceu o coração e apressou os pés dos discípulos de Emaus. E em você, que tipo de impacto a ressurreição tem provocado? Como você tem caminhado pela vida? Tem você se encontrado com o Cristo ressurreto? Se não, hoje é o momento oportuno para você se entregar a Cristo e viver para honra e glória de Deus. Adaptado – Pastor Eli Vieira

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here