POR QUE NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO?

0
1076

Por que NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO?

Romanos 1.14-17

Na atualidade “há os que se envergonham do evangelho, os que são a vergonha do evangelho e os que não se envergonham do evangelho”.

O evangelho que Paulo anunciou a igreja de Roma, foi o evangelho prometido pelos profetas do Antigo Testamento e revelado aos Apóstolo do Novo Testamento.Por que Paulo sequer teria sido tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? Ele confiava em sua mensagem e nos deu várias razões por que não se envergonhava do Evangelho.

1 – PORQUE É O EVANGELHO DE DEUS (Rm 1.1, 16ª)

Ao levar em conta, todos os fatores que circundavam o apóstolo Paulo, poderíamos perguntar: Por que Paulo seria tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? Paulo deseja ir a Roma para compartilhar o evangelho. Alguns podiam objetar que não havia nada a receber de um pregador cristão. Eles tinham muitos deuses. Tinham o poder político. Tinham riquezas e glórias humanas. E nesse contexto que Paulo diz: “Eu não me envergonho do evangelho”.

                Paulo, o maior bandeirante do cristianismo, não se envergonhou do evangelho. Porque o evangelho, não emana da terra, mas do céu; não procede de homens, mas de Deus; não é fruto da lucubração humana, mas da revelação divina. O evangelho é a boa-nova do amor de Deus ao homem(1.16,17); é a boa notícia do perdão de Deus ao pecador. No evangelho resplandecem tanto o amor quanto a justiça de Deus.

A condição para a salvação do judeu e do gentio é a mesma: a fé em Cristo. — O resultado do evangelho (1.17). O evangelho produz não apenas fé salvadora, mas também fé santificadora. O justo viverá pela fé. O justo é salvo pela fé, vive pela fé, vence pela fé e caminha de fé em fé.

2- PORQUE O EVANGELHO É PODEROSO (1.16)

Precisamos definir melhor o que é o evangelho. Antes de analisar o que é, veremos o que não é o evangelho.

O evangelho que Paulo anuncia não é o evangelho da prosperidade,não está centralizado em milagres e prodígios. O evangelho que Paulo anuncia não é o evangelho do descompromisso com o senhorio de Cristo. Hoje temos visto muita adesão e pouca conversão. Muito ajuntamento e pouco quebrantamento. Muito barulho carnal e pouco choro pelo pecado. Os crentes entram para o evangelho, mas o evangelho não entra neles. Muitos estão vivendo um evangelho customizado, mas não o evangelho de Cristo.

Este evangelho é o da onipotência divina (1.16), operando para a salvação. O evangelho é o poder de Deus para a salvação. O evangelho não é um poder destruidor, mas salvador. Mas, o evangelho estabelece uma condição clara para a salvação: a fé em Cristo.

O evangelho entra em todas as culturas e quebra o muro de separação entre os povos. Entrou no palácio de Nero e conquistou o coração dos soldados da guarda pretoriana. O evangelho conquistou o coração do povo romano. Em poucos anos, o evangelho havia dominado o mundo. O evangelho entrou nas muralhas de concreto do comunismo. Penetrou nas prisões e libertou os encarcerados, e hoje continua libertando o homem das garras do diabo.

3- PORQUE O EVANGELHO É EFICAZ (1.17)

O apóstolo Paulo menciona algumas verdades importantes aqui, que o evangelho é o poder de Deus para a salvação porque nele se revela a justiça de Deus (1.17). Paulo diz que a ira de Deus se revela contra toda impiedade e perversão dos homens (1.18), mas a justiça de Deus se revela no evangelho (1.17).

A justificação é mais do que perdão. Cristo não apenas cancelou a nossa dívida, pagando-a completamente por meio do seu sacrifício substitutivo, mas também Deus depositou em nossa conta a infinita justiça de Cristo, de tal forma que estamos completamente quites com a lei e com a justiça divina. O perdão é a imputação da nossa dívida a Cristo. A justificação é a imputação da justiça de Cristo a nós. A justiça de Deus é recebida pela fé, e não operada pelas obras. O justo vive pela fé. A nossa justiça não é a nossa própria, mas a justiça de Cristo a nós imputada e por nós recebida mediante a fé.

Portanto, meus irmãos é tempo de nos levantarmos e proclamarmos o evangelho, porque ele é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer em Jesus Cristo.

(Ext. ad. do comentário de Romanos do pastor H. D. Lopes)

Pr. Eli Vieira

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here