VENCENDO GIGANTES

0
187

1 Sm 17.41-50

 Introdução

Franklin Delano Roosevelt queria ser presidente dos EUA. Nascido em 30/01/1882 em New York. Estudou na Universidade de Harvard e Columbia. Exerceu a advocacia por um tempo, mas deixou para se dedicar à política. Aos 39 anos foi vítima de poliomielite, ficando paralítico da cintura para baixo. Ele não desistiu de seus sonhos. A multidão dizia que ele jamais poderia ser presidente. Foi o único que foi eleito 4 vezes consecutivamente presidente dos EUA

O Dr. Lucas ao falar sobre o rei Davi disse: “Porque na verdade, tendo Davi servido a sua própria geração, conforme os desígnios de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção” (At. 13.36). Davi foi um homem que marcou a sua geração conforme os propósitos divinos. Entretanto, devemos perguntar: porque Davi marcou a sua geração? No texto de 1 Samuel 17.1-58 podemos encontrar a resposta para a nossa indagação e aprendermos com ele, para marcar a nossa geração e vencer os gigantes da vida.

Há desafios pela frente diante de nós. O país passa por uma crise aguda. A economia está em crise. A saúde está em crise. A família está em crise. Há gigantes em cada esquina. Como vencê-los? Como poderemos vencer os gigantes que constantemente se apresentam diante de nós nos desafiando. Meu irmão precisamos aprender com Davi, pois ele venceu o gigante Golias, e da vitória de Davi podemos apreender, porque ele venceu:

1- PORQUE TRIUNFOU SOBRE OS PESSIMISTAS E CRÍTICOS À SUA VOLTA – v. v. 10,11, 28-30;

 Meu amado irmão nós só podemos vencer os gigantes, quando? VOCÊ SÓ VENCE OS GIGANTES QUANDO VOCÊ TAPA OS OUVIDOS À VOZ DO PESSIMISMO DO POVO – v. 10,11

  1. O gigante Golias era um homem de mais de 3 metros de altura. Era uma duelista que infundia medo. O rei, seus exércitos e o povo tremia de medo. Durante quarenta dias o gigante afrontou os exércitos de Israel. Ninguém tinha coragem de lutar contra ele. A voz do povo era de total pessimismo. Mas Davi não deixou o pessimismo do povo roubar a sua coragem. Ele enfrentou o gigante e o venceu.

    2. A voz do povo é uma voz de fracasso. As pessoas comentam sobre a crise. Elas estão derrotas pela crise. Eles só olham para a altura dos gigantes. Mas é no tempo de crise que se revelam os heróis. É no ventre da crise que nascem os vencedores. Não escute a voz dos pessimistas. Não dê atenção aos medrosos. Você pode derrubar os gigantes. Você pode ser um vencedor. Exemplo: a) Isaque cavou poços no deserto. Semeou em tempo de fome e colheu a 30, a 60 e 100 por um;

 Davi não se deixou levar pelos críticos. 1. A CRÍTICA MACHUCA QUANDO VEM DE ALGUÉM QUE ESTÁ ACIMA DE NÓS – Eliabe era o irmão mais velho.
2. A crítica machuca quando QUESTIONA AS NOSSAS MOTIVAÇÕES – Eliabe achou que Davi era motivado pela presunção.
3. A crítica machuca quando é CONTÍNUA – “Que fiz eu agora?” – Eliabe estava criticando Davi sempre.
4. A crítica machuca quado VEM DE PESSOAS QUE NOS CONHECEM A MUITO TEMPO. Eliabe cresceu com Davi. Era seu irmão. Era da própria família. Quando mais íntima é a relação, mas dolorosa é a crítica.
5. A crítica machuca quando VEM DE PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NO NOSSO POTENCIAL – v. 31-33 – “Você não pode…”; “você não tem experiência”; “você é ainda muito jovem”.

  1. A Revista TIME de Abril de 1986 publicou um artigo sobre HOMENS SEM PERSPECTIVA DE FUTURO:

    a) Bethoven – “Esse jovem tem uma maneira estranha de manusear o violino. Prefere tocar suas próprias canções ao invés de aprimorar suas técnicas”. Seu professor o qualificou como SEM ESPERANÇA como compositor.

    b) Walt Disney – Foi despedido por um editor de um jornal por FALTA DE IDÉIAS. Walt Disney foi à falência várias vezes.

    c) Thomas Alva Edson – Seu professor lhe disse que ele era muito estúpido para aprender qualquer coisa. Registrou a patente de mais de 1.000 invençoes.

    d) Albert Einstein – Sua tese de doutorado em Bonn foi considerada irrelevante e sofisticada. Alguns anos depois seria expulso da Escola Politécnica de Zurich.

    e) Luiz Pasteur – Foi apenas um estudante medíocre. Em Química foi colocado em décimo quinto lugar num grupo de 22. Inventou a penicilina.

    f) Henry Ford – O primeiro a fabricar carros em série. Foi à falência cinco vezes antes de ser bem sucedido nos seus negócios.

  2. Não deixe as críticas colocar medo no seu coração. Fuja dos críticos e enfrente e vença os gigantes.

 2-PORQUE ELE LUTOU EM NOME DO SENHOR 1 Sm 17.45

 Davi não enfrentou Golias confiado nas armas de Saul, mas ele desistiu de lutar com as armas dos outros, ele foi autêntico. DESISTE DE LUTAR COM ARMAS ALHEIAS PARA SER AUTÊNTICO – v. 38-40

  1. Saul queria colocar uma armadura em Davi que não era dele. Davi disse: “Não posso andar COM ISTO” e “Davi tirou AQUILO de sobre si” (v. 38-39). Não podemos enfrentar gigantes com armas alheias.

    2. Em tempos de crise as pessoas irão fazer com que você se torne iguais a elas. Seja você mesmo. Você é uma pessoa única, singular. Você pode vencer com os dons e talentos que Deus lhe deu. Você pode vencer no mesmo campo crivado de perdedores.

    3. Não se assuste se os gigantes ameaçam você e tentam escarnecer de você. Agarre os gigantes pelo pescoço e triunfe sobre eles.

QUEM LUTA EM NOME DO SENHOR É DETERMINADO A VENCER – v. 48

  1. Davi não andou para a linha de batalha, ele correu. Ele estava ansioso para ganhar, para vencer. Ele era um homem determinado.

    2. Por que Davi escolheu 5 pedras? Ele pensou: “Se eu falhar na primeira, na segunda, na terceira, na quarta tentativa, eu não vou desistir.”

    3. Deus não criou você para ser um fracasso. Ele quer conduzir você em triunfo. Não desista de lutar e vencer. Exemplo: O maior presidente americano em todos os tempos foi Abraham Lincoln. Nasceu na roça. Trabalhou na enxada. Trabalhava para pagar os livros. Estudava à noite até às madrugadas. Seu nome é famoso no mundo inteiro com nome de ruas, avenidas, bancos, universidades, carros. Mas Lincoln era um homem determinado a vencer apesar das aparentes derrotas: Aos 22 anos fracassou em seus negócios. Aos 23 anos foi derrotado para a Legislatura. Aos 24 novamente fracassou em seus negócios. Aos 25 anos foi eleito para a Legislatura. Aos 27 anos foi vítima de um calapso nervoso. Aos 29 anos foi derrotado à candidatura de presidência da câmara. Aos 31 anos foi derrotado no Colégio Eleitoral. Aos 39 anos foi derrotado na sua candidatura ao Congresso. Aos 46 anos foi derrotado para o Senado. Aos 47 anos foi derrotado na sua candidatura à vice-presidência. Aos 49 anos foi derrotado na sua candidatura ao Senado. Aos 51 anos foi eleito presidente dos Estados Unidos. Não desista de lutar e vencer. Não se contente com nada menos do que a vitória. Ser um vencedor de gigantes!

III. PORQUE ELE LUTOU PARA A GLÓRIA DE DEUS – v. 37,45,47

  1. Davi entrou na peleja sabendo que é Deus quem nos conduz em triunfo. A vitória vem de Deus. É ele quem fortalece as nossas mãos para a batalha. Ele é o nosso criador, sustentador, redentor, protetor. Não vencemos por causa da nossa sabedoria, força ou estratégias.

 Exemplo: Podemos nos sentir como aquele camundongo que estava atravessando uma ponte nas costas de um elefante. No meio do trajeto sobre o abismo, a frágil ponte balançou na sua estrutura. Quando eles chegaram do outro lado, o camundongo olhou para o seu grande companheiro e lhe disse: “Rapaz, nós chacoalhamos aquele ponte, hein?”. Quando andamos com Deus é assim que nos sentimos, como um camundongo com a força de um elefante; e depois de atravessarmos as águas turbulentas da vida, podemos dizer como o camundongo: “Deus, nós chacoalhamos aquela ponte, hein?”

  1. Saul e seu exército fugiu porque olharam para o tamanho do gigante. Davi venceu porque olhou para Deus. Quem olha para os gigantes se intimida e como os espias de Israel passam a sofrer a síndrome de gafanhoto. Mas quando nossos olhos estão em Deus podemos dizer: “Se o Senhor se agradar de nós, podemos”.

  2. As vitórias que temos vêm de Deus e devemos dar glória ao nome de Deus. Esse culto não é para homenagear vocês, mas para louvar a Deus que lhes conduziu até aqui em triunfo. Só ele é digno de louvor. Só ele merece a glória. Só ele deve ser engrandecido. Devemos depositar aos seus pés as nossas coroas. Se você tem Jesus com você, você tem tudo. Em Cristo você tem vida, vitória, salvação, esperança.

 CONCLUSÃO 

  1. Vocês já venceram alguns gigantes. Mas outros virão. A luta continua. Não se deixem intimidar. Deus pode lhes conduzir sempre em triunfo. Exemplo: Roy Rigels no dia 01/01/1919 no jogo entre a Univesidade da California e Georgia. Era o jogo final. Fracassou no primeiro tempo. Seu técnico lhe disse: Você ainda tem o segundo tempo. Volte a campo e lute e vence. O jogo ainda não acabou. Ele voltou e venceu!

Podemos resumir a vida de Davi em quatro temas conforme encontramos em 2 Samuel 22.1-51

  • QUANDO SURGEM DIFICULDADES, DEUS É O NOSSO REFÚGIO 2 Sm 22.2-20;

  • QUANDO OS NOSSOS DIAS SÃO ESCUROS, O SENHOR É A NOSSA LUZ 2 Sm 22.21-31;

  • QUANDO O NOSSO ANDAR É FRACO, O SENHOR É A NOSSA ÚNICA FORÇA 2 Sm 22.32-40;

  • QUANDO O NOSSO FUTURO SE MOSTRA NEBULOSO, O SENHOR É A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA 2 Sm 22.50,51

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here