1ª Igreja Presbiteriana de Petrolina 30 Anos Proclamando a Glória de Deus

1
4144

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 8 pessoas

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Mariano Alves Junior, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 9 pessoas, multidão e área interna

Nos dias 21 e 22 de abril de 2018, a 1ª Igreja Presbiteriana de Petrolina celebrou 30 anos de organização. Segundo o pastor efetivo da igreja Reverendo João Batista, “somo gratos a Deus por todos que contribuíram para o avanço da Igreja Presbiteriana aqui em Petrolina e por todos que contribuem no presente. Podemos afirmar que: “Com efeito, grandes coisas  fez o Senhor por nós,  por isso estamos alegres”, estes foram dias de louvor a Deus e edificação da igreja do Senhor. Na oportunidade foram preletores os Reverendos: Victor Ximenes pastor da Igreja Presbiteriana de Boa Viagem, Recife-PE e o presidente do Supremo Concílio da IPB o pastor Roberto Brasileiro. Nestes dias festivos houve também a participação especial do Coral da Igreja Presbiteriana de Campo Formoso-Bahia e a presença de vários pastores do Presbitério de Petrolina e do Sínodo de Garanhuns.

O PRESBITERIANISMO EM PETROLINA

Em 1980 dois seminaristas do Seminário Presbiteriano do Norte (SPN). Os irmãos Iron Vieira de Sousa e Valdir Ferreira da Cunha, tomaram conhecimento que nas cidades de Petrolina e Juazeiro, em plena ascensão, não havia Igrejas Presbiterianas. Vieram então. a região e começaram o trabalho com alguns Irmãos presbiterianos que aqui residiam, mas que congregavam na Igreja Batista.

No ano seguinte 1981 pediram o apoio da Junta de Missões Nacionais (JMN), a qual enviou o Miss. Franklin Ferreira da Cunha, para o trabalho de Petrolina, ficando apenas um ano no campo. Nessa época, a Igreja funcionava na Rua das Laranjeiras. 75. A Irmã Magaly dos Santos Jericó foi a primeira pessoa batizada se tomando membro do campo missionário. Nesse período o Rev. Franklin. arrebanhou os membros fundadores – Leide Isabel Fonseca de Queiroz, Gláucia Chaves Xisto, Jaime Maia dos Santos e esposa, bem como José Hildebrando Ribeiro.

Após o pastor Franklin. quem assumiu o trabalho foi o Pastor Henrique Haswell vindo do bairro de Vinhais, em São Luís do Maranhão. Este permaneceu de 1984 a 1988 (tempo em que houve um acentuado crescimento). Ele foi um grande plantador de igrejas, que apesar de suas limitações, não media esforços. Nessa época, adquire-se o terreno onde está o templo atualmente.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

No primeiro semestre de 1988. o campo foi organizado como igreja, sendo eleitos os primeiros presbíteros: Gilvan Vicente Cabral. José Hildebrando Ribeiro, Elídio Feitosa e Adoaldo Feitosa. Depois outros presbíteros foram eleitos a saber: Heleno Rodrigues, Dario Peixoto Wanderley.

 Foto de Eli Vieira Filho.Foto de Eli Vieira Filho.

Foto de Eli Vieira Filho.

A igreja ainda sob o controle da Missão comprou e construiu a atual casa pastoral. O Rev. Paulo Roberto Soares, foi o sucessor do Pastor Henrique. Em seguida vieram os pastores Rev. José Maria Passos. Gilmar Lima e Laudemiro Pereira Barros. Destacamos também, os relevantes trabalhos desenvolvidos por outros ministros que aqui passaram como: Rev Aurélio Darlan, Francisco Dionísio, Wellington Alves e Anísio Bastos Malta.

A Primeira Igreja Presbiteriana em Petrolina tem se destacado por ser uma igreja generosa e fiel pregadora do Evangelho. Daqui saíram pastores e missionários vocacionados para obra do Senhor entre os quais: O Rev. Edvanho dos S. Silva. Rev Emerson Igiesias os Missionários Oséias e Claudiane Bergamini, Silvana dos S. Silva e Cleo Chavez.

 Somo gratos a Deus por todos que contribuíram para o avanço da Igreja Presbiteriana aqui em Petrolina e por todos que contribuem no presente. Podemos afirmar que: “Com efeito, grandes coisas  fez o Senhor por nós,  por isso estamos alegres”.

Parabenizamos igreja pelos seus 30 Anos de existência.

Histórico produzido pelo presbítero Hidelbrando Ribero e adapatado pelo Rev. João Batista(Extraído do Boletim).

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorFatos que mais me impressionaram na Igreja da Coréia
Próximo artigoIgreja Presbiteriana de Águas Belas 120 Anos Anunciando Jesus
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

1 COMENTÁRIO

  1. Faltou o historiador citar os nomes dos primeiros diáconos que cavaram os aliceceres e selaram a igreja no período de fundação e também o local que hoje se encontra a pedra fundamental….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here