A Marca Azul Linhas Aéreas

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Com crescimento contínuo, modernos aviões produzidos, tarifas competitivas e serviços diferenciados e premiados a companhia aérea Azul, em pouco tempo, conquistou seu lugar no céu e na preferência de milhões de passageiros. Isto porque na Azul, qualquer passageiro está sempre onde merece: lá em cima. Realmente o céu no Brasil ficou literalmente azul, liderado pela companhia aérea que mais conecta os brasileiros e a que mais se conecta com eles. 

A história 

A criação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras nasceu a partir do interesse de David Neeleman (foto abaixo à direita), um ousado empresário nascido no brasileiro e criado nos Estados Unidos, em investir na aviação do país. Ele ficou conhecido mundialmente por ter fundado duas das maiores e mais lucrativas empresas aéreas seguidoras do conceito “low cost, low fare” (em inglês, baixo custo e baixa tarifa), a americana JetBlue Airways (conheça essa história aqui) e a canadense Westjet (conheça essa outra história aqui). Vale ressaltar que na indústria da aviação várias inovações são atribuídas a David Neeleman, entre as quais a invenção do bilhete eletrônico e a TV ao vivo a bordo das aeronaves. Mas a história de fato começou no dia 27 de março de 2008 quando ele anunciou que o Brasil ganharia uma nova empresa aérea. Naquela ocasião, o empresário apresentou os planos para estruturar uma nova empresa. Nova na maneira de encarar o transporte aéreo. Nova ao encomendar aeronaves confortáveis, avançadas, desenhadas e fabricadas no Brasil: os modernos E-Jets da Embraer (conheça essa outra história aqui). Nova ao reforçar o ideal de que uma companhia aérea não tem a intenção de simplesmente disputar mercado, mas sim, buscar estimular a demanda por viagens aéreas.

No dia 17 de setembro, data do batismo da primeira aeronave da empresa, um Embraer 190 arrendado, chamado “O Rio de Janeiro Continua Azul”, David Neeleman anunciou que com o início das operações antecipado para dezembro, a companhia ganhou ainda mais apoio de seus investidores americanos e brasileiros. Com isso, a empresa captou US$ 200 milhões para começar a operar no mercado brasileiro. Desta forma tornou-se a companhia aérea mais capitalizada da história da aviação mundial. Com esse investimento, foram encomendadas 42 aeronaves e outras 36 em opção de compra, todas da fabricante brasileira Embraer. Ainda em virtude de acelerar sua entrada no mercado, a Azul arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, utilizadas para treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo. A entrega da primeira aeronave nova de fábrica ocorreu no dia 11 de dezembro e foi batizada de “Tudo Azul”.


Pouco depois, no dia 15 de dezembro de 2008, dois voos inaugurais foram realizados. O primeiro decolou de Campinas com destino a Salvador e o segundo uniu Campinas a Porto Alegre. Nas semanas seguintes, o número de voos entre estas cidades foi gradativamente aumentado com a chegada de novas aeronaves. Vale ressaltar que a Azul chegou ao mercado focando no tratamento diferenciado. Desde o início oferecia um serviço de bordo com snacks à vontade, servidos em charmosas cestas, TV ao vivo, maior espaço entre as poltronas, tarifas competitivas e comodidade no deslocamento até o aeroporto de Viracopos (principal hub), com ônibus gratuitos aos clientes, saindo da capital paulista.

Em janeiro de 2009, entraram em operação as rotas Campinas-Vitória e Campinas-Curitiba, permitindo também a conexão entre as demais cidades, com escala no aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas, no interior paulista. Depois, foram integradas a malha aérea as cidades de Recife, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Navegantes, Porto Alegre, Maceió, Campo Grande, Salvador e, em maio, Maringá. Em junho deste ano, a Azul lançou o seu programa de fidelidade, batizada de Tudo Azul, que se diferenciava dos outros programas existentes na época por não acumular milhas e sim pontuação com base no valor pago pela passagem. Com menos de seis meses de operação e apenas sete aviões, a Azul já era a terceira maior companhia aérea do mercado brasileiro. Nesse pouco tempo de operação, a Azul se transformou na empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de passageiros transportados. Isto porque, transportou seu milionésimo passageiro com menos de oito meses de operações, exatamente no dia 13 de agosto de 2009. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways (cujo fundador é o mesmo da Azul), que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida.

O mês de agosto de 2009 também foi marcado pelo lançamento de uma unidade voltada para o transporte de cargas (pequenas encomendas), a Azul Cargo Express, cujo transporte era feito aproveitando a capacidade dos porões das aeronaves utilizadas para o transporte de passageiros, a alta regularidade e pontualidade, e a agilidade da malha com voos diretos. Já em novembro do mesmo ano, a divisão cargueira passou a oferecer também o serviço porta a porta de entregas expressas. A divisão cargueira da Azul desenvolveu seu modelo de negócios com foco nas remessas expressas de cargas e encomendas, e está preparada para se posicionar como a solução mais pontual do mercado de transporte de carga aérea. Hoje em dia, a Azul Cargo Express conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil e exterior, oferecendo o serviço “porta a porta” para mais de 4.200 municípios brasileiros, além de todo o território dos Estados Unidos e Portugal. Os serviços oferecidos compreendem encomendas críticas, distribuição B2C para e-commerce, encomendas com tarifas econômicas e carga paletizada no mercado global. 

No dia 24 de setembro de 2010 a empresa alcançou outro recorde ao chegar a marca de 5 milhões de passageiros transportados em menos de dois anos. Nessa época, como a meta da companhia sempre foi conectar o país, a Azul começou a apostar na diversificação da sua frota, para chegar aos mercados de médio e pequeno portes e assim se diferenciar das demais companhias aéreas brasileiras. Para isso, ainda em 2010, a companhia aérea comprou turboélices da francesa ATR, em uma encomenda de US$ 850 milhões. Com isso, a Azul colocou em prática estratégias que estavam embasadas na promessa de oferecer voos domésticos sem escala, com aeronaves menores e passagens mais baratas do que as concorrentes, além de ofertar voos para cidades não atendidas pelas atuais linhas aéreas, visando ampliar a demanda pelas viagens de avião.

E tudo isso deu muito certo. Principalmente porque, em maio de 2012, a companhia aérea havia anunciado a fusão de suas operações com a TRIP Linhas Aéreas (conheça essa outra história aqui), então uma referência na aviação regional brasileira, o que resultou em um gigante dos ares no mercado brasileiro: 116 aeronaves, mais de 800 voos diários, 100 cidades atendidas e aproximadamente 16% de participação de mercado. Com isso, a Azul se tornou a terceira maior companhia aérea do mercado brasileiro. No mês de setembro, a Azul atingiu mais uma marca impressionante para uma companhia tão jovem: 20 milhões de clientes (com alta taxa de satisfação) transportados. Outra novidade de 2012, foi o lançamento em outubro, em parceria com a Sky (conheça essa outra história aqui), de um produto até então inédito na aviação da América Latina: serviço de TV ao vivo a bordo.

Depois de chegar a mais de 100 destinos no Brasil, a Azul deu um enorme passo rumo a um novo crescimento ao iniciar voos internacionais no final de 2014, inicialmente para as cidades americanas de Fort Lauderdale e, poucos dias depois, para Orlando. Para essas primeiras rotas internacionais, a Azul começou a utilizar os novos Airbus A330. Pouco depois, em 2015, estreou mais um destino internacional em sua malha de rota ao iniciar voos para a cidade de Punta Del Este, no Uruguai. Esse ano também foi marcado pelo anúncio de que a United Airlines (conheça essa outra história aqui) comprou 5% das ações da Azul, em um negócio avaliado em US$ 100 milhões, que incluía um acordo codeshare pela qual, juntas, as companhias somavam 450 destinos e mais de 6.000 voos diários. O desenvolvimento e a oferta para novos destino internacionais teve continuidade em 2016 com a adição de novos destinos como Lisboa, em Portugal; Caiena, na Guiana Francesa; e Montevidéu, no Uruguai.

Em 2017 foi a vez de voos para Buenos Aires serem acrescidos às suas rotas. A partir desse ano a companhia aérea brasileira começou a operar os super modernos Airbus A320neo em algumas de suas rotas. No ano de 2018, em parceria com a Hand Talk, a Azul torna-se a primeira empresa aérea brasileira a ter uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva em seu site, com tradução simultânea de seu conteúdo on-line em libras. Finalmente no ano de 2019, a Azul conquistou outro marco ao receber espaços para pousos e decolagens (chamados de slots) que pertenciam à Avianca (conheça essa história aqui). Com isso, a Azul passou a operar no Aeroporto de Congonhas, o terminal doméstico mais importante do Brasil, e começou a operar a rota mais disputada e lucrativa do mercado aéreo nacional, a ponte aérea Rio-São Paulo. Esse ano também foi marcado pela ampliação de sua moderna frota com a adição do primeiro A330-900neo das Américas, batizado de O Mundo é Azul; o segundo A330; e o primeiro E195-E2, maior jato comercial produzido pela Embraer.

Em 2020, mesmo com o segmento sendo severamente afetado pela pandemia de COVID-19, a empresa começou a operar a Azul Conecta, sua mais nova subsidiária, fruto da aquisição da TwoFlex, que tem como objetivo desenvolver a aviação sub-regional no Brasil e cuja frota de aeronaves Cessna Grand Caravan alcança cidades e comunidades menores, conectando assim as regiões à malha de voos domésticos e internacionais da Azul. Além disso, a empresa inaugurou o Hangar da Azul, em Campinas, o maior da América Latina, com 35 mil m² de área construída. Além de abrigar aeronaves, o complexo conta com espaços como um pátio de manobras, áreas de abastecimento e lavagem aeronaves, além de 14 oficinas, entre elas as de motores, de pintura, de fuselagem.

Mais recentemente, em 2023, a Azul anunciou uma parceria com o Mercado Livre (conheça essa outra história aqui) para fazer entregas de pequenas encomendas para todo o território nacional, disponibilizando para isso 2 modelos Embraer E195 E1 com pinturas especiais. Além disso, a paradisíaca ilha de Curaçao, no Caribe, se tornou o novo destino internacional da Azul, com voos semanais diretos partindo de Belo Horizonte. A Azul também inaugurou outra rota internacional, para Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo, utilizando o Airbus A350, considerado o avião mais moderno da indústria por consumir 20% a menos de combustível por assento e possuir alta eficiência técnico-operacional. Com a nova rota, os clientes da Azul voam sem escalas entre os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Orly, em Paris, com um pouco mais de 11 horas.

Os premiados serviços

Só quem já foi eleita melhor do mundo oferece a melhor experiência de viagem do país. Snacks à vontade, TV ao vivo a bordo, Wi-Fi grátis e muito mais para que a próxima viagem seja sempre perfeita. Bem-vindo a bordo e aproveite a experiência Azul. Os serviços e comodidades que a Azul oferece aos seus passageiros já começam muito antes da decolagem com o Ônibus Executivo Azul (lançado em 14 de janeiro de 2009), um serviço de translado por ônibus executivo – equipados com TV ao vivo, Wi-Fi e ar-condicionado – que saem de locais estratégicos da capital paulista e Grande São Paulo transportando os passageiros com todo o conforto, direto para o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Já dentro das aeronaves, a companhia aérea oferece comodidades como o Espaço Azul, são 22 ou 36 assentos (dependendo do avião e sua configuração) que proporcionam mais conforto e espaço para as pernas com 86 cm de distâncias entre as fileiras (40% de espaço a mais em relação à assentos normais). Já para voos internacionais, a Azul oferece um produto inédito, o SkySofa (as quatro poltronas juntas se transformam em um grande sofá para famílias, casais ou amigos viajarem juntos).

Os passageiros são recebidos a bordo com um copinho de água e um sorriso, em uma demonstração singela de preocupação. Após a decolagem comissárias – uma para cada grupo de 50 passageiros – trafegam com bloquinhos e canetas para anotar os pedidos de bebidas dos passageiros. É um contato personalizado com cada um deles só encontrado nas classes executivas. A Azul também oferece sete tipos de snacks (salgadinhos), 6 opções de doces e 6 opões de bebidas (incluindo água, suco, refrigerantes e café) que podem ser consumidos à vontade. Os snacks são servidos pelas comissárias em cestinhas de vime, todos personalizados com a marca da Azul, incluindo as balinhas de gelatina em formatos de aviõezinhos. As opções são diversificadas e ajustadas conforme o período do voo, com diferentes cardápios para manhã, tarde e noite. Vale ressaltar que em nenhuma etapa do voo os corredores ficam obstruídos pela passagem dos carrinhos de alimentação. A companhia também oferece atividades infantis no Espaço Kids e a possibilidade do uso dos chuveiros no Lounge Azul, ambos na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Outro diferencial que revolucionou o mercado é o fato da Azul ter sido a primeira empresa aérea na América Latina a oferecer um sistema de entretenimento através da transmissão de televisão ao vivo pelo sistema via satélite da LiveTV, que permite aos passageiros desfrutarem de monitores individuais assistindo jogos de futebol, novelas, filmes e noticiários, tanto de canais abertos quanto fechados (ao todo são mais de 40 canais ao vivo e até 9 canais com programação gravada), a 36 mil pés de altitude. Já a revista de bordo da Azul, que em 2018 conquistou pela primeira vez o título de melhor revista customizada do ano, no 31º Prêmio Veículos de Comunicação, premiação concedida pela revista Propaganda. Em 2020, a Azul revolucionou o mercado mais uma vez ao lançar o Tapete Azul, um novo sistema de embarque rápido composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, projeta no chão um tapete virtual colorido e móvel que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento, otimizando o embarque (já que diminui em até 25% o tempo de embarque) e, com isso, contribui para que os voos decolem no horário programado.

O reconhecimento de quem voa Azul é resultado dessas diversas iniciativas, que buscam sempre oferecer a melhor experiência de voo para seus clientes. Como o OPA, sigla que sintetiza o conceito interno da Azul para promover o olhar atento do tripulante para com o cliente, observando, percebendo e atendendo suas necessidades. Afinal, a Azul surgiu com o papel de estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços competitivos com alta qualidade de serviços. E esse sucesso pode ser atestado por grandes reconhecimentos nacionais e internacionais como: “Companhia aérea mais pontual do Brasil” (2009 e 2010); “Melhor companhia aérea do Brasil” (2011 e 2012) pela revista Viagem e Turismo; “Melhor companhia aérea low-cost da América Latina” (2011 e 2012), pela Skytrax; “Melhor companhia aérea low-cost do mundo” (2012), pela Center for Asia Pacific Aviation, sendo a primeira empresa aérea brasileira a conquistar esse prêmio; e “Companhia aérea de baixo custo mais pontual do mundo” (2015). Em julho de 2020 foi eleita a “Melhor companhia aérea do mundo” pelo TripAdvisor (conheça essa outra história aqui); e mais recentemente, no ano de 2022, foi considerada, mais uma vez, a “Companhia aérea mais pontual do mundo”, segundo levantamento da consultoria Cirium, uma das mais importantes do setor.

A frota 

Atualmente a companhia área conta com uma moderna e diversificada frota de 181 aeronaves em operação, com idade média de 7.3 anos, excluindo os Cessna Grand Caravan utilizados em voos sub-regionais. Entre os modelos utilizados estão Embraer 195 (118 passageiros); Embraer 195 E2 (136 passageiros); Airbus A320neo (165 passageiros) e A321neo (214 passageiros) para voos nacionais; Airbus A330-900neo (298 passageiros) e A350-900 (334 passageiros) para voos internacionais; turboélices ATR 72-600 (70 passageiros); além do Boeing 737-400SF, que operam exclusivamente para voos de carga. Vale ressaltar que os jatos da Embraer são considerados os mais sofisticados da categoria, devido à eletrônica de bordo, ao seu design inovador e ao peso total do avião, o que reduz os gastos com manutenção, tempo de voo e consumo de combustível. Uma curiosidade: boa parte dos aviões da empresa costuma ser batizado com nomes que tenham a palavra azul, como por exemplo, Azulville, Azulão, Trem é Azul, Pássaro Azul, Andorinha Azul, Diamante Azul, Céu Azul, Azul Celeste, Vento Azul, Sorriso Azul, Sonho Azul e Arara Azul.

A frota da companhia aérea também é conhecida por suas pinturas especiais e que funcionam como uma eficiente ferramenta de marketing. Por exemplo, em 2011, ocorreu a estreia do “Bandeira“, uma aeronave especial com a bandeira do Brasil estampada na fuselagem. Ainda em 2011, uma aeronave da empresa com o objetivo de levar uma mensagem de um mundo mais sustentável, teve a fuselagem pintada na cor verde (escolhida para representar diversas mensagens de sustentabilidade), pois nesse período a Azul testava o biocombustível, um combustível menos poluente para o meio ambiente. Já em 2020, em parceria com a Coral (conheça essa outra história aqui) e a Embraer, a Azul começou a operar um Embraer 195 E2 com a pintura mais complexa e colorida já produzido no país, com 58 cores – 28 delas desenvolvidas só para esse projeto. Essa aeronave traz seis ararinhas-azuis e alguns ícones simbólicos da flora nacional, num desenho idealizado pelo grafiteiro paulista Pardal.

Mais recentemente, em 2021, a Azul apresentou o primeiro avião exclusivo dedicado aos personagens da Disney (conheça essa outra história aqui), com pinturas inspiradas em personagens clássicos como Mickey, Minnie, Margarida, Pato Donald (estes três acrescentados a frota em 2022) e Pateta (estreou em 2023). Batizada de “A Frota Mais Mágica do Mundo”, essa esquadrilha tem a missão de trazer, além de diversão, mais desejo de conhecer os parques dessa divertida turma e aumentar demanda por viagens para Orlando (o destino número um em vendas da Azul Viagens, operadora de turismo da empresa). Com isso, a Azul e o Walt Disney World Resort estão ainda mais presentes na mente dos clientes quando o assunto é viagem e diversão.

A rota mais longa da Azul, em território nacional, é a que faz a conexão entre Campinas (SP) e Boa Vista (RR). O voo neste trajeto percorre uma distância de 3.162 quilômetros, em 4h35. Por outro lado, a rota mais curta da Azul, curiosamente, fica entre dois aeroportos localizados na mesma cidade. Trata-se da rota entre o Distrito de Monte Dourado, parte do município de Almeirim e o próprio aeroporto da cidade de Almeirim, no Pará, que ficam a uma distância de 65 quilômetros. O voo é operado por uma aeronave Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros, que leva cerca de 25 minutos para fazer o trajeto.

Tudo rosa na Azul 

Há mais de 13 anos a Azul organiza e apoia inúmeras ações para conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Azul ajuda a espalhar informação e orientação por todo o país sobre o tema, incluindo pinturas temáticas em alguns de seus aviões. A companhia também promove a conscientização sobre a doença através de campanhas internas, externas e, até, a bordo de suas aeronaves (speeches em que as Vitoriosas da Azul, tripulantes que venceram a doença, dão seus depoimentos e dividem sua experiência como incentivo para outras mulheres que passam pela situação atualmente). Porque sabe que quem se cuida, voa mais longe, como diz o lema da campanha. Uma curiosidade: o movimento Outubro Rosa teve início em 1997 na Califórnia e mobilizou o mundo com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

E esta nobre e louvável ação começou no ano de 2010, quando a companhia aérea lançou um avião rosa em parceria com a Embraer e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). Uma aeronave Embraer 195, batizada de “Azul e Rosa”, foi pintada de rosa para simbolizar a luta contra o câncer de mama, incentivando o diagnóstico precoce da doença que vitima milhares de mulheres no Brasil. O avião era comandado por uma tripulação só de mulheres (três comissárias, piloto e copiloto), que vestiam três tipos de uniformes diferentes, todos com a cor da campanha. Desde então, em todo mês de outubro, algumas aeronaves da Azul colorem o céu de rosa para chamar a atenção desta causa.

Além disso, em 2017 a companhia aérea criou o projeto Conexão Azul Rosa, resultado de uma bem-sucedida parceria com o Hospital de Amor (também conhecido como Hospital de Câncer de Barretos). Esse projeto transporta mulheres que estão em tratamento de câncer de mama e seus acompanhantes até o Hospital de Amor, localizado na cidade de Barretos, no interior paulista. A Azul também desenvolve produtos exclusivos para a campanha do Outubro Rosa. O lucro das vendas é destinado ao Hospital de Amor.

O nome e o logotipo 

A nova companhia aérea começou a inovar mesmo antes de entrar em operação. Para a escolha do nome foi lançada em março de 2008, a promoção “Você Escolhe”. Através dessa promoção, que contou com mais de 108 mil cadastros e 157.528 votos, os internautas sugeriram vários nomes e a escolha ocorreu em duas fases: a primeira de caráter sugestivo e a segunda por meio de votação a partir dos 10 nomes mais frequentes. Além de Azul, os outros nomes mais votados foram Samba, Abraço, Alegria, Brasileira, Céu, Mais, Nossa, Pátria e Viva. A disputa ficou entre Samba e Azul. Ao final, o grupo de executivos liderado por David Neeleman escolheu Azul – Linhas Aéreas Brasileiras. A competição foi tão acirrada entre as opções que a empresa decidiu premiar com um passe vitalício tanto o internauta que enviou pela primeira vez o nome “Azul” (João Souza Dias Garcia), quanto o que primeiro sugeriu “Samba” (Vitor Buzzone de Souza Varejão). Ambos viajarão de graça, com um acompanhante, pelo resto de suas vidas, nos jatos da companhia aérea.

Depois da escolha do nome veio o desenvolvimento da marca e da identidade corporativa. A marca da Azul é a representação de forma estilizada do mapa brasileiro, através de uma livre interpretação dos estados que compõem a república. O conjunto da marca mostra a imagem de um Brasil moderno, unido, exuberante, através da aplicação de uma cor-símbolo para cada um dos 26 estados da União. As cores predominantes da identidade corporativa eram distintos tons de azul, das aeronaves aos uniformes, dos materiais impressos ao site, o azul do céu era presença dominante, em contraponto ao mapa colorido. A aplicação da marca nas aeronaves foi com a cor azul em um tom mais escuro na parte inferior da fuselagem, para valorizar a esguia silhueta do Embraer 195. A parte superior na cor branca para facilitar a manutenção e diminuir a temperatura interna da aeronave. O destaque do mapa na cauda valorizava a logomarca, ponto focal da imagem corporativa. Além disso, os aviões tinham faixas auxiliares em cores distintas, aplicadas na fuselagem, de maneira a criar um diferencial para cada aeronave.

A evolução visual 

A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. Após a fusão com a TRIP Linhas Aéreas, a empresa, que resolveu manter apenas a marca Azul, apresentou no mês de agosto de 2012 uma nova identidade visual, trazendo elementos que preservaram o legado da TRIP (que deixou de existir) em seu novo logotipo. A letra U na palavra Azul passou a ser grafada em tom diferente das letras A, Z e L, lembrando o logotipo da TRIP, em que a letra I era grafada em tonalidade distinta. Outra mudança foi a retirada da expressão “Linhas Aéreas Brasileiras”. Esse logotipo passaria por uma pequena mudança anos depois, na qual o nome da marca ganhou uma única cor (azul-marinho).

Os slogans 

O Céu é Azul. (2022) 

Onde os sonhos voam. (2019) 

Unida com você. (2013) 

Azul. Você lá em cima. (2011) 

Tudo novo. Tudo Azul. (2008)

Dados corporativos 

● Origem: Brasil 

● Fundação: 15 de dezembro de 2008 

● Fundador: David Neeleman 

● Sede mundial: Barueri, São Paulo, Brasil 

● Proprietário da marca: Azul S.A. 

● Capital aberto: Sim (2017)

● Chairman: David Neeleman 

● CEO: John Rodgerson 

● Faturamento: R$ 15.9 bilhões (2022) 

● Lucro: – R$ 722 milhões (2022) 

● Valor de mercado: R$ 938 milhões (outubro/2023) 

● Frota: 181 aviões 

● Destinos: 160 

● Passageiros transportados: 27 milhões (2022) 

● Presença global: 6 países 

● Presença no Brasil: Sim 

● Funcionários: 14.000 

● Segmento: Aviação 

● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 

● Concorrentes diretos: Latam, Gol, VoePass, Copa AirlinesAmerican AirlinesUnited Airlines e Delta Air Lines 

● Ícones: O serviço de bordo 

● Slogan: O Céu é Azul. 

● Website: www.voeazul.com.br 


A marca no mundo 

Atualmente a companhia aérea Azul mantém uma moderna frota de 181 aeronaves que servem mais de 150 destinos no território nacional, mais 7 internacionais (Orlando, Fort Lauderdale, Montevidéu, Punta Del Este, Lisboa, Curaçao e Paris), resultando em uma malha de mais de 300 rotas, e que operam diariamente mais de 900 voos. Como a única companhia aérea em aproximadamente 80% de suas rotas, a Azul é líder em mais de 100 cidades brasileiras em termos de decolagens. A companhia aérea brasileira com maior número de decolagens e cidades atendidas, transportou mais de 27 milhões de passageiros em 2022, o que resulta em 29% de participação no mercado doméstico. A empresa, que possui mais de 14 mil tripulantes e taxa de ocupação de 79,9%, ainda tem o programa de fidelidade TudoAzul, um ativo estratégico e forte gerador de receita, com mais de 15 milhões de membros. Além disso, a empresa, que mantém também uma divisão cargueira, tem mais de 50 lojas da Azul Viagens, operadora de turismo da companhia aérea, com forte presença no interior paulista e que oferece grande variedade de roteiros e pacotes turísticos, uma vez que seus pacotes de viagem contam com voos operados pela Azul. 

Você sabia? 

● Em toda sua história, a companhia aérea Azul não teve nenhum acidente com fatalidade, apenas incidentes. 

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing), Jetsite, Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 18/10/2023 

Fonte: Mundo das Marcas

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Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

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