A Vida de Sam Walton, o Presbiteriano que fundou a Walmart Stores Inc

0
176

Sam Walton era um empresário americano que fundou a Wal-Mart Stores Inc

Sam Walton era um empresário americano que fundou a Wal-Mart Stores Inc., que cresceu e se tornou a maior corporação do mundo em receita, além de ser o maior empregador privado do mundo. Fundada em 1962, hoje a empresa possui milhares de lojas em todo o mundo. Sam Walton passou anos no negócio de gerenciamento de varejo antes de abrir a primeira loja Wal-Mart. Nascido em uma humilde família de agricultores no final da década de 1910, ele cresceu durante a Grande Depressão, quando não apenas sua própria família, mas todos os outros ao seu redor lutavam para sobreviver. Ainda jovem, ele assumiu uma variedade de empregos para contribuir com a renda de sua família e isso ensinou a ele o valor do trabalho duro e da determinação em tenra idade. Ele freqüentou a Universidade do Missouri e se formou em economia. Depois de trabalhar por um tempo na J. C. Penney, ele serviu no exército durante os anos de guerra antes de se aventurar no negócio de gerenciamento de varejo. Ele assumiu a administração de sua primeira loja de variedades quando comprou uma loja de variedades Ben Franklin em Newport, Arkansas. Eventualmente, ele abriu a primeira loja Wal-Mart em 1962, que agora passou a incluir mais de 11.000 lojas em 28 países.

Primeira infância

Ele nasceu como Samuel Moore Walton em 29 de março de 1918, em Kingfisher, Oklahoma, EUA, filho de Thomas Gibson Walton e Nancy Lee. Ele tinha um irmão mais novo, James. Seu pai era um fazendeiro que mais tarde entrou na hipoteca agrícola, pois a agricultura não fornecia dinheiro suficiente para sustentar sua família.

A família se mudou com frequência durante a primeira infância de Sam. Ele era um bom aluno e se tornou o escoteiro mais jovem da história do Missouri enquanto estudava na oitava série em Shelbina, Missouri.

Sua família finalmente se estabeleceu em Columbia, Missouri. Ele cresceu durante a Grande Depressão e assumiu numerosos pequenos trabalhos para ajudar sua família, que lutava para sobreviver. Entre outras tarefas, ele vendeu assinaturas de revistas e entregou jornais. Ele também ordenhou a vaca da família, engarrafou o excedente e vendeu para os clientes.

Ele estudou na David H. Hickman High School, em Columbia, onde foi eleito o “menino mais versátil” na época de sua graduação em 1936.

Ele então foi para a Universidade do Missouri como cadete do ROTC (Reserve Officers ‘Training Corps). Ele também ingressou no capítulo de Zeta Phi da fraternidade Beta Theta Pi e atuou como Presidente da Burall Bible Class, uma grande classe de estudantes da Universidade de Missouri e Stephens College.

Durante seus dias de universidade, ele se tornou membro da QEBH, a conhecida sociedade secreta no campus que homenageia os homens mais graduados, e a sociedade nacional de honra militar Scabbard and Blade. Ele se formou em 1940 com um diploma de bacharel em economia.

Carreira

Alguns dias após sua graduação, Walton ingressou na J. C. Penney como trainee de administração em Des Moines, Iowa. Ele renunciou ao cargo em 1942, a fim de servir na Segunda Guerra Mundial. Antes de ingressar no exército, ele trabalhou em uma fábrica de munições da DuPont perto de Tulsa, Oklahoma por um tempo.

Ele se juntou ao Corpo de Inteligência do Exército dos EUA e supervisionou a segurança em fábricas de aeronaves e campos de prisioneiros de guerra. Ele finalmente alcançou o posto de capitão em sua carreira no exército e voltou à vida civil assim que a guerra terminou.

Casado até agora, ele pediu emprestado algum dinheiro ao sogro e comprou uma loja de variedades Ben Franklin em Newport, Arkansas, em 1945. A loja era uma franquia da rede Butler Brothers.

Sam Walton e esposa Helen Robson Walton

Sam Walton casou-se com Helen Robson no ano de 1943 e precisamente no dia 14 de fevereiro daquele ano. O casal teve quatro filhos juntos: Samuel Robson Walton (Rob, nascido em 1944), John Thomas Walton (nascido em 1946 – morreu em 2005), James Carr Walton (Jim, nascido em 1948) e Alice Louise Walton (nascida em 1948). em 1949).

Junto com sua esposa, ele apoiou várias causas de caridade e atuou na Primeira Igreja Presbiteriana em Bentonville, onde serviu como ancião governante e professor da Escola Dominical. O empresário bilionário era um professor da Escola Dominical que ensinava adolescentes na igreja. Ele também fez contribuições financeiras consideráveis ​​para a igreja.

Ele obteve considerável sucesso no gerenciamento de varejo com seus conceitos pioneiros e, no início dos anos 60, Walton, junto com seu irmão James, possuía 15 franquias Ben Franklin e uma loja independente.

Walton agora planejava abrir lojas maiores em áreas rurais com preços com desconto, a fim de atrair mais clientes e atingir um volume de vendas mais alto. No entanto, os executivos de Ben Franklin não eram a favor desse conceito e recusaram o plano.

Destemido, Sam Walton abriu a primeira loja Wal-Mart em 2 de julho de 1962, em Rogers, Arkansas. Nessa época, os irmãos Walton se uniram a Stefan Dasbach, com quem colaboraram para expandir seus negócios.

Manter o preço baixo dos produtos foi uma das principais forças motrizes por trás do sucesso das lojas Wal-Mart. Walton concentrou seus esforços no fornecimento de produtos de fabricantes americanos que poderiam fornecer mercadorias para toda a cadeia Wal-Mart a preços muito baixos, a fim de atender à concorrência estrangeira.

Nos próximos anos, várias lojas Wal-Mart surgiram em todo o país e, em 1967, a família Walton possuía 24 lojas, registrando até US $ 12,7 milhões em vendas! Dentro de alguns anos, Walton incorporou oficialmente sua empresa como Wal-Mart Stores, Inc.

A empresa tornou-se pública em 1970 e o primeiro estoque foi vendido a US $ 16,50 por ação. Em 1972, o Wal-Mart estava listado na Bolsa de Valores de Nova York (WMT). Em 1980, a empresa havia atingido US $ 1 bilhão em vendas anuais.

Sempre inovador, Sam Walton lançou o primeiro Sam’s Club na década de 1980 para atender pequenas empresas e indivíduos. Durante a mesma década, também foi aberto o primeiro Wal-Mart Supercenter, combinando um supermercado com mercadorias em geral para oferecer conveniência nas compras.

O Wal-Mart teve sucesso contínuo nos próximos anos e, no início dos anos 90, o valor das ações da empresa havia subido para US $ 45 bilhões. O Wal-Mart se tornou o maior varejista do país em 1991, superando até a Sears, Roebuck & Company.

Walton deixou o cargo de CEO em 1988, mas permaneceu ativo na empresa até sua morte em 1992.

Principais Obras

Sam Walton é mais lembrado como o fundador da corporação de varejo, Wal-Mart. Fundada nos Estados Unidos em 1962, a empresa é agora uma multinacional com mais de 11.000 lojas em 28 países, com um total de 65 banners. O Wal-Mart também é a maior empresa do mundo em receita, além de ser o maior empregador privado do mundo.

Obras filantrópicas

Sam Walton tinha uma forte crença em retribuir à sociedade. A Fundação Walmart foi criada em 1979 para contribuir com os menos favorecidos, com foco nas principais áreas de oportunidade, sustentabilidade e comunidade.

Junto com sua esposa, ele apoiou várias causas de caridade e atuou na Primeira Igreja Presbiteriana em Bentonville, onde serviu como ancião governante e professor da Escola Dominical. O empresário bilionário era um professor da Escola Dominical que ensinava adolescentes na igreja. Ele também fez contribuições financeiras consideráveis ​​para a igreja.

Prêmios e Conquistas

De 1982 a 1988, a revista “Forbes” nomeou Walton o homem mais rico dos Estados Unidos.

Em 1992, Sam Walton foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honra civil do país, pelo Presidente George H. W. Bush e aclamado como “um original americano” que “personifica o espírito empreendedor e simboliza o sonho americano”.

Em 1998, Walton foi incluído na lista da Time das 100 pessoas mais influentes do século XX.

Vida pessoal e legado

Sam Walton casou-se com Helen Robson em 14 de fevereiro de 1943. O casal teve quatro filhos – três filhos e uma filha.

Walton adorava caçar, principalmente codornas. Junto com sua esposa, ele era ativo na Igreja e também ensinava na Escola Dominical. A família Walton também apoiou várias causas de caridade.

Walmart e Sam Walton: o sucesso em números

Atualmente, o Walmart conta com milhares de lojas espalhadas por todo o mundo. Em 2019, a rede fundada por Sam Walton, que tinha uma notável comunicação efetiva, já contabilizava cerca de 11.280 estabelecimentos localizados em 27 países.

O número atual de colaboradores gira em torno de 2,3 milhões. No ano de 2017, o Walmart foi considerado a maior loja em faturamento, registrando uma bagatela acima de US$ 500 milhões. Essa é a prova do grande talento para os negócios que o seu fundador tinha.

Sam Walton foi considerado o homem mais rico dos EUA entre os anos de 1982 e 1988, segundo a renomada revista norte-americana Forbes. O sucesso comercial de Walton foi tanto, que o seu nome configura na seleta lista de pessoas da Forbes, consideradas as mais influentes do mundo.

A escola de economia da universidade do estado americano do Arkansas é batizada com o nome do fundador do Walmart. Sam Walton faleceu em 1992 em consequência de um câncer ósseo. Ele tinha 74 anos de idade. Na época, o mesmo ainda era presidente do seu grupo.

O patrimônio deixado por Walton na época da sua morte era de US$ 8,6 bilhões. Depois disso, sua esposa e seus quatro filhos assumiram os negócios da família, que estão em pleno vapor até dos dias atuais.

O fato é que a história de Sam Walton pode servir de inspiração para milhares de pessoas que desejam empreender. Mãos à obra, foco e que Deus te abençoe!

Filosofia

Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.
—Sam Walton

Fontes: em 13/05/2022

https://offradranch.com/pt/celebrities/4569-sam-walton-biography-and-net-worth-who-are-his-family-members.html

https://pt.celeb-true.com/walton-american-businessman-founded-wal-mart-stores-this-biography

http://josilanepaesoliveira.blogspot.com/2010/09/biografia-de-sam-walton.html

Artigo anteriorPAI, O SACERDOTE DA FAMÍLIA
Próximo artigo10 LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM SAM WALTON (FUNDADOR DO WALMART)
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here