CALMA, DEUS ESTÁ NO CONTROLE

0
3503

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Nós precisamos nutrir no nosso coração a verdade bíblica de que Deus é soberano. Ele está no controle do universo e também da nossa vida. Deus é onipotente, Deus é sábio, também Deus é bom. Então Deus não precisa fazer rascunhos em seus planos, nem precisa fazer uma atualização dos seus planos. Nós não podemos administrar determinadas situações da vida e por isso, muitas vezes, ficamos ansiosos, aflitos, até angustiado. Se nós entendermos que Deus está no controle, que Deus está com as rédeas da nossa vida em suas mãos, nós podemos saber que ele trabalha por nós e não contra nós. Eu quero ilustrar esta verdade, trabalhar este assunto à luz da história de José do Egito. A Bíblia diz que ele era o filho amado de seu pai Jacó, e por causa disto Jacó lhe dá uma túnica que é uma espécie de emblema do amor do pai para o filho. Só que isso provoca nos seus irmãos inveja, ódio, preconceito, desprezo.

E diz a Bíblia que José tinha um sonho e conta esse sonho para sua família; e nesse sonho, José seria o centro e toda sua família viria para reverenciá-lo. Isso ainda aguça ainda mais o desprezo e ódio de seus irmãos por ele. Numa determinada situação, quando José foi visitar seus irmãos no campo, eles olharam José chegando: “está vindo lá o sonhador, vamos fazer o seguinte, vamos matar esse menino, vamos matar e jogar nessa cova aqui, nesse poço seco aqui e assim fizeram. E daqui a pouco viram uma caravana que estava indo para o Egito e Judá, seu irmão disse: não, vamos fazer o seguinte, ao invés de matar José, vamos fazer dinheiro com ele, vamos vendê-lo para os ismaelitas, e a gente tira um troco aí. E assim fizeram, mas para que a situação chegasse a Jacó de outra maneira, pegaram a túnica dele, rasgaram bem rasgado, pegaram um bode, mataram um bode, cobriram aquela roupa rasgada com sangue e mandaram para o pai. Jacó disse: está vendo aí o que aconteceu? Achamos a túnica do seu filho.

E diz a Bíblia que José foi levado para o Egito, lá ele foi vendido para um grande representante do faraó e a Bíblia diz que Deus o abençoou, e ele foi usado por Deus para tornar a casa naquele homem em uma casa próspera, porque Deus era com ele. Daqui a pouco, a patroa dele, pôs os olhos nele, José tinha 17 anos, e disse para José: deita-te de comigo, José recusa, e todo dia ela dizia: deita-te comigo, José recusava; até o dia que somente ela e José estavam na casa, ela agarra José, deita-te comigo e ele foge, deixando as roupas nas mãos dessa mulher. Essa mulher inverte a situação e diz que José a atacou e José é levado para a masmorra. Sabe quanto tempo durou isso? 13 anos. José está vivendo um dos momentos mais amargos da vida, odiado, perseguido, desprezado, vendido como mercadoria barata, revendido no Egito, traído pela sua patroa, acusado injustamente, longos anos numa masmorra, mas está escrito aqui que Deus estava com ele. Apesar das circunstâncias difíceis, Deus estava com ele.

Talvez você esteja vivendo dias tão difíceis na sua vida; alvo de justiça, alvo de acusações terríveis e injustas, perseguição, circunstâncias carrancudas, difíceis problemas dentro da sua casa, dentro do seu lar. Às vezes as pessoas que mais atacam você vem da sua própria família. E você olha, os anos passam, a sua juventude vai, o seu vigor se vai, e parece que o problema se agrava, e você não vê saída. Mas mesmo nessa providência carrancuda, entenda isso: Deus está no controle. Está escrito que Deus o livrou de todas as suas aflições, porque se Deus não apenas está conosco, Deus é o Deus que intervém por nós. Deus nos livra, Deus nos socorre, Deus atende o nosso clamor, o projeto de Deus na sua vida não pode ser frustrado porque as pessoas falam mal de você ou fazem mal a você. A providência pode ser carrancuda, mas o plano de Deus na sua vida não pode ser frustrado!

Calma! Calma! Deus está no controle, se você conhece a Deus, ama a Deus, se você crê no filho de Deus saiba disso: o último capítulo da sua vida já está escrito, escrito por Deus; é glória, é vitória, é triunfo, ainda que agora os seus pés estejam no vale, ainda que agora seus olhos estejam cobertos de lágrimas, mas mais do que isso, no momento oportuno, depois de 13 anos de dor, quando José tinha 30 anos, Deus o tirou da prisão e o levou ao palácio. E faraó fez José governador do Egito, José foi o homem que divisou o momento crítico em que a história haveria de passar, sete anos de fartura seguido de sete anos de fome, e nesse momento José era o governador de todo o Egito. O que é que aconteceu? A família de José, que tinha promessa de Deus de que iria para o Egito, promessa dada a Abraão, agora vai para o Egito através de José. Deus usou os irmãos de José para levar José para o Egito, e agora José usado por Deus para levar os irmãos dele para o Egito. Olha que coisa maravilhosa, às vezes o plano de Deus se cumpre na sua vida através de uma providência carrancuda. E José disse pra eles: não precisa ficar triste não! Não foram vocês que me mandaram para o Egito não, foi Deus quem me mandou pra cá. Vocês foram apenas os instrumentos, vocês intentaram o mal contra mim, mas Deus transformou em benção para preservar a vida de vocês. Então deixa eu dizer uma coisa para vocês: eu perdoo vocês, eu vou dar o melhor da terra do Egito para vocês. Eu vou sustentar vocês, porque embora vocês tenham planejado mal, Deus reverteu isso em bênção. Preste atenção nisso: por pior que seja a situação ou por mais dura que seja a perseguição que você sofreu, o plano de Deus na sua vida não pode ser frustrado. Deus está no controle, acalme o seu coração. Se você não enxerga no escuro, Deus enxerga; se você não vê na curva, Deus vê; se você não sabe o que está lá no final, Deus está lá, e ele já disse que você é mais do que vencedor, em Cristo Jesus. Ponha a sua confiança em Deus, descanse nele, ele trabalha por você.

Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para ser levado para o Egito. Mas Deus estava com ele e o livrou de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria diante de Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real. Atos 7.9-10

Rev. Hernandes Dias Lopes

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anterior INFORMAÇÕES – SUPREMO CONCÍLIO 2018 da IPB
Próximo artigoO CONSOLO DE DEUS
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here