Conselho Mundial de Atletismo proíbe atletas trans em esportes femininos

0
1075

Lia Thomas, ex-veterano da Marinha Americana e ex-jogador de basquete masculino. (Foto: Captura de tela/YouTube Fox News)

O conselho disse que antes de pensar na inclusão, vai priorizar a justiça e a integridade da competição feminina.

O presidente do Conselho Mundial de Atletismo (WAC, da sigla em inglês), Lord Sebastian Coe, tomou medidas decisivas para proteger a categoria feminina nos esportes. Agora haverá novas regras para a participação de atletas transexuais. 

De acordo com as mudanças divulgadas na quinta-feira (23), atletas biologicamente do sexo masculino, que se identificam como mulher, não poderão mais competir na categoria feminina em eventos atléticos internacionais.

PUBLICIDADE

O WAC disse que vai “priorizar a justiça e a integridade da competição feminina antes da inclusão”. Os atletas transexuais serão excluídos das competições do ranking mundial feminino a partir de 31 de março.

‘Temos que proteger a categoria feminina nos esportes’

“A decisão que o conselho tomou é baseada principalmente em princípios e essa é uma necessidade primordial, temos que proteger a categoria feminina. É para isso que estamos aqui”, disse Coe.

No início, o WAC tentou resolver a questão sobre a participação de homens biológicos nos esportes femininos, exigindo que eles reduzissem os níveis de testosterona, mas houve muita oposição.

“A maioria dos reclamantes afirmaram não querer a participação de atletas transgêneros na categoria feminina, já que não há evidências suficientes de que mulheres trans (homens biológicos) não tenham vantagem sobre as mulheres biológicas”, explicou.

Ele ainda disse que se a ciência não consegue comprovar a eliminação de testosterona em atletas transgêneros, então o mais correto é que o conselho seja guiado por seu princípio mais abrangente, que é proteger a categoria feminina.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CHRISTIAN TODAY

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here