Cristãos constroem mais de 100 casas para vítimas de terremoto na Turquia

0
458

Voluntários no terreno onde as casas são construídas. (Foto: Reprodução/Evangelical Focus)

As casas já vêm equipadas com todos os utensílios que a população necessita para viver de maneira digna após os terremotos.

Na Turquia, as vítimas dos terremotos consecutivos na região de Kahramanmaraş, no 6 de fevereiro, que deixaram cerca de 50.783 mortos, ainda têm memórias vivas.

Equipes de voluntários se mobilizaram de diferentes partes do mundo para ajudar a sociedade que sofreu com os danos das catástrofes.

Desde então, a “Protestant Church Foundation” (“Fundação da Igreja Protestante”) iniciou um trabalho humanitário e não parou.

“Dezenas de milhares de pessoas que sobreviveram ainda estão desabrigadas”, disse a organização.

Pensando nisso, eles criaram uma logística para dar suporte à população. 

Mais de 100 casas construídas

O projeto ‘Tiny House’ consiste na construção de casas temporárias de 25 metros quadrados com dois quartos na área de Hatay.

Os voluntários trabalham em tempo integral na região construindo casas para as pessoas que perderam suas residências no terremoto de Hatay, dando prioridade aos irmãos e irmãs na fé.

“Atingimos nossa meta inicial de 100 casas. Agora estamos trabalhando para completar nossa segunda meta de 140 casas. Até agora instalamos 106 casas de madeira que foram entregues a famílias residentes na zona”, contou a fundação.

Continuaram: “Embora construamos essas casas na região de Hatay, também tentamos atender à demanda de moradia que os crentes nas províncias vizinhas possam ter. Por exemplo, enviamos uma casa container para um irmão de fé em Malatya”.

Os banheiros e chuveiros foram instalados ao lado das casas, porque segundo Evangelical Focus “uma das maiores necessidades de Hatay é o saneamento”.


Parte das casas distribuídas pela missão. (Foto: Reprodução/Evangelical Focus)

Foram 39 unidades de banheiros e 27 unidades de chuveiros com aquecedor elétrico. 

“Fornecemos todos os equipamentos para cada unidade e garantimos que ela seja entregue já finalizada”, informou a fundação. 

Uma nova rotina

Vários caminhões e micro-ônibus distribuíram alimentos, produtos de higiene para mulheres e bebês, água, combustível, fogões, lenha e gaze medicinal, entre muitos outros suprimentos.

Também distribuíram roupas, instalaram lavadoras e secadoras, fogões e utensílios de cozinha para famílias que vivem em barracas.

Outra grande escassez na área são as barracas. Embora tenham comprado 30 tendas logo após o terremoto e as distribuído na cidade de Samandağ, a missão recebeu mais 200 alojamentos da China nas últimas semanas e agora estão trabalhando para distribuí-las às famílias locais.

Eles também trabalhavam para oferecer atividades de lazer e educação para os filhos das famílias afetadas. 

“Desde os primeiros dias do terremoto, pastores filiados à nossa fundação visitaram a região em diferentes momentos, identificando necessidades no local e trabalhando para fornecer o máximo de apoio organizacional possível”, informaram eles.

Além disso, os membros da igreja auxiliam como voluntários em diferentes ministérios e funções: “Como distribuir ajuda, descarregar mercadorias do depósito, fornecer materiais necessários, cozinhar, e outros”.

A fundação acredita que as necessidades materiais e espirituais das pessoas da região continuarão por muito tempo. 

“Que o Senhor nos fortaleça durante este tempo, para que possamos continuar a servir os sobreviventes com a mesma disposição e entusiasmo de sempre. Que Ele continue a usar Sua igreja para confortar os afetados pelo terremoto neste momento difícil”, concluiu a missão.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here