Deus realiza Mudanças

0
2583

Atos 9:10-16 – Para Deus sempre haverá mudanças.

Muitas pessoas já estiveram cegas. São os cegos espirituais. Muitos representam à cegueira, vivem-na e gostam permanecer nelas.

Pedro e Paulo são os personagens centrais do livro de Atos. Quanto a Pedro, ele se destaca pela sua dedicação a Jesus; quanto a Paulo a situação era bastante diferente: Saulo assolava a Igreja (8:3), usava do seu prestígio junto ao Sumo Sacerdote, e assim adquire um mandado de busca e apreensão para agir livremente em Damasco. A viagem a Damasco, seria para Paulo uma ação inesquecível. Ainda no caminho acontece o grande feito que mudou definitivamente a sua vida. Esse grande feito é tido como o maior depois da morte e ressurreição de Jesus. É a conversão de Saulo. Uma conversão acompanhada de cegueira física.

Deus realiza mudanças.

1º. Mudança em Oração – Ananias era um homem devoto aos padrões judaicos, um piedoso que Deus usou como instrumento para sua vontade sobre Saulo. Aquele que seria preso por Saulo, agora serve a Deus no sentido de curá-lo e batizá-lo (vs.10,11). A vontade de Deus era uma ordem. Sua soberania se faz presente. O Senhor diz: “Levanta-te” – talvez a visão tenha sido em sonho, e o decorrido em altas horas da madrugada. “Pois ele está orando”  – a providência divina estava ao lado de Saulo. Esta, talvez, seja a mais importante mudança. Para o Senhor é de muita importância aqueles que oram. As respostas das orações de Saulo já estavam sendo atendidas. Paulo, algum tempo depois, iria escrever: “Orai sem cessar” (1Ts.5:17).

2º. Mudança em Serviço – Bem que Saulo poderia ter ficado cego pelo resto da sua vida, mas ele agora esperava ser útil ao Senhor Jesus a quem havia encontrado. Segundo o Dr. Russel Sheed: “Ninguém é mais o mesmo depois que tem um encontro com Jesus”. A fama de Saulo não era boa entre os cristãos. A mudança na vida de Saulo se faz presente nas palavras do Senhor (v.15). Deus realiza mudanças. Tanto Saulo como Ananias estavam nos planos de Deus. O Senhor se interessa por cada um individualmente. O poder de Deus fez de Saulo “Um vaso escolhido”. Para Deus, Saulo seria seu emissário para “levar o seu nome”, seu serviço seria outro: Evangelizar, pregar aos gentios, expandir o cristianismo além de Jerusalém. Deus realiza mudanças.

3º. Mudança em Valor – O próprio Senhor seria testemunha de Saulo na sua missão, e Saulo futuramente estaria registrando essa presença do Senhor na sua caminhada missionária. O Senhor afirmou a Ananias: “pois lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (v.16/2Co.11:16-29). Os sofrimentos de Saulo foram diversos, mas Jesus já havia alertado sobre isso (Mt.10:34-39). Deus realiza mudanças.

Conclusão:

Saulo estava cego, mas orava. Saulo estava cego, mas foi transformado. Saulo estava cego, mas seus valores foram mudados. A sua mudança foi realizada por Deus. Seu extraordinário encontro com o Senhor Jesus lhe capacitou a uma vida dedicada em oração, em serviços e em valores. Deus lhe deu o poder necessário para que pudesse cumprir com sucesso a sua grandiosa missão. Ele deixara de ser um cego espiritual para ser um instrumento de Deus.

Deus quer isso de cada um de nós. Deus realiza mudanças.

Assim diz o Senhor.

Sobre o autor:

Rev. Jadson Azevedo da Cunha, casado com Nilena Ratis Cavalcanti da Cunha, pai de Luísa e Vitória.Pastor da Igreja Presbiteriana Ebenézer, Bom Conselho-PE e professor do IBN, Garanhuns-PE.

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here