‘Herói da Fé’: Billy Graham é homenageado com estátua no Capitólio dos EUA

0
298

Franklin Graham em frente à estátua de seu pai no National Statuary Hall. (Foto: BGEA)

Apenas três pessoas na história dos EUA receberam as mesmas três distinções que ele.

O renomado evangelista Billy Graham foi lembrado como “um dos maiores cidadãos e heróis duradouros da América” durante uma cerimônia de inauguração de uma estátua em sua homenagem no Capitólio dos Estados Unidos na quinta-feira  (16).

O evento contou com discursos de parlamentares e do evangelista Franklin Graham, filho de Billy Graham e CEO da Associação Evangelística Billy Graham e da Samaritan’s Purse. A celebração contou com louvores cantados por Michael W. Smith.

A inauguração da estátua “é verdadeiramente um momento histórico”, disse o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, à Fox News Digital. Ele observou que apenas quatro pessoas na história dos EUA foram homenageadas com três distinções — Billy Graham recebeu uma Medalha de Ouro do Congresso, foi velado no Capitólio após sua morte e agora recebeu uma estátua no Capitólio dos EUA.

“Dois deles são presidentes — os presidentes Gerald Ford e Ronald Reagan — e uma é Rosa Parks (símbolo da luta contra a segregação racial)”, disse ele. “E o outro, a partir de hoje, será o Rev. Billy Graham.”

Billy Graham na política 

A estátua de Billy Graham substitui a de Charles Aycock, um ex-governador da Carolina do Norte. A escultura foi criada na cidade natal de Billy Graham, Charlotte, pelo artista local Chas Fagan.

Em 2015, parlamentares da Carolina do Norte aprovaram uma legislação solicitando a substituição da estátua de Aycock por uma em homenagem a Billy Graham. Na época, o processo não pôde avançar, já que o pastor estava vivo.

Cada estado americano tem direito a colocar duas estátuas no Capitólio, mas os homenageados devem estar falecidos.

Logo após a morte de Billy Graham em 21 de fevereiro de 2018, os planos para uma estátua dele no Capitólio dos EUA começaram a sair do papel.

De acordo com Roy Cooper, governador da Carolina do Norte, Graham reconhecia o papel dos governantes e exercia influência sobre eles: “Quem quer que estivesse naquele cargo, merecia o benefício da dúvida, o poder da oração, o presente de sua sabedoria, amizade e conselho.”


A estátua de bronze de Billy Graham mede 2,10 metros. (Foto: BGEA)

“Ele não buscava atacar ou endeusar qualquer candidato ou partido político”, destacou Cooper. “Em vez disso, ele usava seus dons magnéticos, amorosos e persuasivos para aconselhar e elevar em oração os líderes políticos de ambos os partidos.”

Graham “tratava todos com dignidade e respeito.”

Homenagem da família

Franklin Graham observou que o caráter humilde de seu pai contrastava com a grandeza da estátua.

“Meu pai ficaria um pouco desconfortável com isso aqui”, disse Franklin Graham, apontando para a estátua. “Porque ele gostaria que o foco estivesse Naquele que ele pregou – ele gostaria que o foco estivesse no Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.”

Ao mencionar os versículos que estão inscritos na base da estátua — João 3:16 e João 14:6 — Franklin Graham lembra que essa foi a principal mensagem de seu pai: o Evangelho puro.

“Meu pai acreditava nisso. Ele acreditava na Bíblia, de capa a capa. Ele não entendia tudo, mas certamente acreditava em tudo, em cada palavra.”

E finalizou: “Nossa família está honrada que nosso pai terreno estará aqui neste Capitólio, apontando as futuras gerações para nosso Pai celestial e Seu Filho, nosso Senhor, Jesus Cristo.”

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA FOX NEWS

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here