Igreja na Índia com 300.000 membros plantará mais 40 megaigrejas

0
1623

O Pr. Satish Kumar prega em todos os cultos do Templo do Calvário. (Captura de tela/CBN News)

Inaugurado em 2005, hoje o Templo do Calvário possui mais de 300.000 membros, tornando-se uma das maiores igrejas do mundo.

O Templo do Calvário tem mais de 300.000 membros e detém o título de maior igreja da Índia. Recentemente, seus líderes divulgaram a missão ambiciosa de construir mais 40 megaigrejas nos próximos 10 anos.

O santuário principal tem capacidade para acomodar 18.000 pessoas e é complementado pelo Bethlehem Hall que fica ao lado e comporta 15.000, além de uma terceira estrutura capaz de acolher mais de 3.000 pessoas. Outras centenas assistem aos cultos pelas televisões distribuídas pelo extenso campus do Calvário.

Todos os cultos são ministrados pelo pastor Satish Kumar, sendo que o último termina às 20h

“Recebi a graça de pastorear esta igreja que está além do meu sonho e imaginação”, disse o pastor Kumar à CBN News.

Atualmente, a Calvário tem 11 igrejas satélites com planos de expansão nacional.

“Deus colocou um desejo em meu coração para estabelecer 40 megaigrejas exatamente como as que você vê aqui, durante os próximos 10 anos”, disse Kumar.

4 horas da manhã

O Templo do Calvário fica em Hyderabad, uma cidade no sul do país, sendo a capital do estado de Telangana e um dos principais centros urbanos da Índia.

O Templo do Calvário é a maior igreja da Índia. (Captura de tela/CBN News)

A maioria das estradas em Hyderabad leva ao Templo do Calvário aos domingos, quando após as 4 da manhã, as ruas próximas à igreja já estão congestionadas.

Enquanto os voluntários da igreja coordenam o tráfego, diversos ônibus, riquixás e motocicletas transportam milhares de pessoas, todas tentando chegar duas horas antes do primeiro dos cinco cultos do Calvário, que começa às 6h. Ao nascer do sol, os fiéis já estão sentados.

O Calvário foi inaugurado em 2005 com cerca de duas dezenas de pessoas. Hoje, com mais de 300.000 membros, é uma das maiores igrejas do mundo.

Segundo o pastor Kumar, a igreja acrescenta cerca de 3.000 novos crentes a cada mês, num sinal de que o Senhor está movendo poderosamente por todo o país.

Um dos 5 cultos no Templo do Calvário. (Captura de tela/CBN News)

“A mão de Deus está sobre a Índia, é hora de a Índia alcançar os perdidos, não apenas dentro do país, mas em todo o mundo”, disse Kumar.

Espalhando o Evangelho

Para espalhar o Evangelho, a igreja produz mais de 650 programas de TV todos os meses em 17 dos principais idiomas do país para transmissão na televisão nacional.

“Não são exibidos apenas dentro do país, mas também em Bangladesh, Nepal, Sri Lanka, Afeganistão, Paquistão e países do Golfo”, disse Kumar.

Outros milhões seguem a igreja nas redes sociais.

“Pregar a pura Palavra de Deus é o que atrai as pessoas, e praticar a Palavra de Deus é o que mantém as pessoas dentro da igreja”, disse Kumar.

‘Servir à humanidade é servir a Deus’

Durante a semana, Narayana Podhili atua como engenheira civil. Nos domingos, ela lidera um grupo de 150 voluntários da igreja que dedicam horas cortando, fatiando, descascando e mexendo para preparar refeições gratuitas, incluindo café da manhã, almoço e jantar, para 50 mil pessoas.

“Estamos comprometidos em vir aqui todos os domingos às 3h30, e continuaremos trabalhando até a noite”, disse Podhili à CBN News enquanto organizava sua equipe.

Nagavalli Mendem dedicou sete anos de serviço na cozinha do Calvário, em gratidão a Deus após ser curada de um tumor cancerígeno.

“Deus me curou completamente sem cirurgia”, disse Mendem. “Deus limpou o tumor em meu peito e me curou. Em agradecimento a Ele, sirvo aqui na casa do Senhor”.

Ela e voluntários alimentam mais de 200 mil pessoas todos os meses.

“Na Índia, dizemos: ‘serviço à humanidade é serviço a Deus’, então é isso que tentamos praticar”, disse o Pr. Kumar. “Tentamos mostrar o amor de Deus em ação de todas as maneiras possíveis que encontramos.”

A Calvário também tem um hospital no campus onde os membros recebem tratamento médico gratuito aos domingos e medicamentos a custo reduzido.

“A maioria das pessoas que vêm aqui são pobres e não podem pagar pelo tratamento”, disse o Dr. Vinod Kumar do Calvary Hospital.

Os membros também podem utilizar as instalações da igreja para realizar casamentos. Em casos de falecimento de um membro, a Calvário assume todos os preparativos relacionados ao funeral, sepultamento e refeições, oferecendo esses serviços de forma gratuita.

A oração é a chave

O pastor Kumar destaca que a oração tem sido uma parte fundamental de seu sucesso. Desde 2005, a igreja realiza regularmente 40 dias de oração e jejum, atraindo dezenas de milhares de jovens participantes a estádios em todo o país.

“Durante estes 40 dias de jejum e oração, ensino de Gênesis a Apocalipse”, disse Kumar à CBN News. “Tento explicar cada livro. Centenas de milhares de crianças acabam lendo a Bíblia inteira.”

Mensalmente, a igreja, juntamente com seus campi satélites, realiza uma “Noite com Deus” enquanto os membros oram por avivamento.

“Cerca de 25.000 a 30.000 pessoas participam. Esse tem sido o maior culto de oração noturno em nosso país”, disse Kumar.

Violência contra os cristãos

Nos últimos anos, a Índia tem enfrentado um aumento sem precedentes na violência contra os cristãos.

“Quanto mais a perseguição, mais a Igreja cresce e é isso que está acontecendo na Índia”, disse Kumar.

A maioria dos ataques é realizada por grupos extremistas hindus, que acusam os cristãos de realizar conversões forçadas ao cristianismo.

O pastor Kumar, que foi um hindu convertido ao cristianismo, diz que a resistência gera poder.

“Nenhuma perseguição conseguiu impedir a pregação da Palavra de Deus, sempre promoveu a Palavra de Deus e espalhou a Palavra de Deus pelos países”, disse Kumar.

“É minha paixão, meu chamado que, antes de morrer, quero que todos os indianos ouçam o Evangelho e conheçam o Salvador”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWS

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here