Igreja Presbiteriana de Vila Mariana completa 80 anos

0
109

Igreja Presbiteriana de Vila Mariana completa 80 anos

Neste ano de 2022, a IP de Vila Mariana, conhecida carinhosamente como IPVM, completa 80 anos de organização e um dos desafios ao escrever este texto é contemplar as bênçãos do passado sem deixar de lado o presente. Ter em mente a conexão entre essas duas realidades promove um bom equilíbrio entre aquilo que Deus fez, o que faz e o que esperamos que ele fará.

IP Vila Mariana

Nossa história começa em 1927, quando um pequeno grupo de irmãos que morava na “pacata cidade de São Paulo”, participava ativamente da IP Unida. Contudo, eles moravam na “longínqua Vila Mariana” e esse trajeto era quase uma viagem para aqueles dias. Preocupados com o cumprimento da grande comissão, eles falavam de Cristo aos seus amigos, mas era inviável levá-los à igreja, devido a distância “enorme” entre o bairro e o centro de São Paulo. Assim começou o sonho de uma igreja na Vila Mariana.

 A congregação tornou-se uma realidade quando, numa noite fria, em 13 de julho de 1927, na casa do Presb. Isaac de Mesquita Júnior, 15 pessoas se reuniram para traçar o plano de ação. No mês seguinte, foi instalada a Congregação Presbiteriana de Vila Mariana. A organização da igreja aconteceu em 31 de maio de 1942 e o seu primeiro pastor, foi o Rev. Jorge Goulart.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 De lá para cá muitas mudanças aconteceram. A igreja se instalou na principal avenida do bairro, a rua Vergueiro, 2407, construiu um edifício para adoração que ficou pronto em 1951, adquiriu terrenos laterais e dos fundos devido ao seu crescimento e projeto de expansão. As bênçãos do Senhor não ficaram somente no aspecto imobiliário. Pela graça do Senhor Jesus e obediência do Conselho, a IPVM iniciou trabalhos de plantação de igrejas na cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo, que são até hoje, uma das marcas desta igreja. O número de igrejas plantadas não precisa ser mencionado aqui, uma vez que ao Senhor pertence toda a glória.

Nesses 80 anos, a IPVM entendeu que o ministério de acampamento é importantíssimo para que pessoas tenham um tempo intensivo de orientação bíblica, conheçam discípulos de Jesus e tenham tempo de comunhão com eles. Por isso sempre investiu nessa área e Deus tem sido misericordioso para conosco, fazendo com que muitas pessoas conheçam o amor de Cristo através desse ministério, que na IPVM se chama Recanto.

Para esses 80 anos, temos feito algumas programações especiais, como um modo de relembrar a igreja do seu passado e conduzi-la para o futuro que Deus lhe tem reservado. Para isso, criamos um quadro chamado “Sua história, nossa história”. Convidamos pessoas, das mais diversas idades e tempo de igreja para testemunhar as bênçãos do Senhor sobre sua vida nesta comunidade. Nosso primeiro vídeo foi com o Presb. Daniel de Lima, que serviu ao Senhor por 55 anos consecutivos no Conselho da igreja e, com seus 98 anos de vida, falou sobre sua chegada à IPVM e também o que ele espera do futuro.

Teremos pregadores especiais nos cultos dominicais com o intuito de celebrar a Deus por essa ocasião e cantores convidados. Essa celebração ocorrerá em todos os domingos de maio, mês da organização da IPVM. Teremos também a produção de um documentário que será lançado no final deste ano, fazendo um registro digital em vídeo, de como a IPVM celebrou e agradeceu ao Senhor neste ano tão singular. O vídeo conterá trechos de todas as programações que fazem parte dessa celebração. Uma tradição da igreja é que, a cada década, toda a igreja se reúne na rua Vergueiro, em frente à igreja, e uma foto é tirada, como um marco fotográfico da comunidade nesta celebração, para lembrarmos que até aqui o Senhor nos ajudou.

O risco de se escrever um texto como este é exaltar quem não deve ser exaltado e se esquecer de quem não pode ser esquecido. Por isso, a motivação desse texto é única, glorificar a Deus por seus feitos nessa pequena parte da noiva, que pertence a Jesus. A ele seja a glória, pelos séculos dos séculos, Amém.

Rev. Gustavo Bacha Bibiano Siqueira é o pastor titular da IPVM

 Acesse para mais informações

 www.recantopresbiteriano.com.br Presb. Daniel de Lima – https://youtu.be/nXoZKs3lcyU)

 Nossa agenda – www.ipvm.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here