LUTE POR SUA FAMÍLIA

0
7667

A Bíblia diz que o rei Davi estava numa grande crise com o seu sogro, ele tinha sido ungido rei no lugar do sogro, mas ainda não tinha tomado posse. E por ciúmes, o seu sogro, o rei Saul, o perseguia por todo o território de Israel para matá-lo. E Davi precisou fugir de Israel buscando asilo político fora do território de Israel, entre os filisteus, inimigos históricos do povo de Deus. Davi conseguiu ganhar o carinho do rei Aquis, que constituiu pra ele e nomeou e deu pra ele uma cidade chamada Ziclague, como sua cidade refúgio, onde ele e seus 600 homens com suas respectivas famílias se estabeleceram. Esse rei estava numa jornada de guerra contra Israel e Davi a essas alturas era o escudeiro do rei, quando os princípios disseram para o rei Aquis: pode despedir-se de Davi, ele é israelita, ele é guerreiro, se ele se voltar contra nós, vamos ficar em uma situação muito difícil. Despediram Davi, e quando ele retorna para Ziclague com seus 600 homens, é surpreendido por uma tragédia: a cidade tinha sido invadida pelos amalequitas, eles tinham queimado a cidade, eles tinham ferido a cidade, eles tinham levado embora cativos as mulheres, os filhos e as filhas. Quando os amigos de Davi, companheiros dele, viram essa cena, se amarguraram e responsabilizaram Davi pela tragédia, e quiseram então apedrejar Davi.

Diz a Bíblia que Davi muito se angustiou, muito chorou, porém ele se reanimou no senhor seu Deus, e pediu a estola sacerdotal, e clamou a Deus em oração, e perguntou: Deus, eu vou perseguir o inimigo que atacou minha família, que atacou as famílias dos nossos aliados, ou eu vou deixar que o inimigo prevaleça, vou jogar a toalha, vou desistir, vou lutar pela minha família? E Deus diz pra ele: persegue o inimigo Davi, porque tudo que o inimigo tomou de você, você vai trazer de volta. Eu sei que esse texto traz para nós algumas lições importantes. Talvez você tem sido atacado, sua família tem sido atacada, inimigos terríveis têm desestabilizado você, desestabilizado seu casamento, desestabilizado seus filhos. Talvez você tem visto tanta gente machucada dentro da sua casa, muita gente ferida dentro da sua família, e se inimigo está hoje entrando dentro da sua casa, cirandando com você, cirandando com a sua família, é hora de você reagir e lutar pela sua família. O que é que Davi fez?

A primeira coisa que Davi fez, diz a Bíblia que ele chorou abundantemente. Tem hora que é preciso chorar, os homens e as mulheres de Deus choram. Nós não podemos lutar pela nossa família com olhos enxutos, nós precisamos derramar lágrimas, mas lágrimas de luta, de empenho, de esforço, de oração, de batalha em favor da nossa família. Ás vezes nós estamos secos demais, áridos dos demais, rasos demais, precisamos chorar pela nossa casa, pela nossa família.

A segunda coisa que Davi fez para lutar pela sua família foi clamar a Deus em oração. Talvez nós brigamos muito, nós discutimos muito, nós erguemos a nossa voz, mas tem determinadas batalhas dentro da nossa casa que não se ganha com argumentos, nem com brigas, nem levando a nossa família às barras de um tribunal. Há vitórias na nossa casa que nós conseguimos é de joelhos, é orando, é clamando a Deus, é derramando a nossa alma perante Deus, perguntando pra Deus: Deus, eu vou aceitar passivamente a decretação da derrota na minha casa, ou eu vou reagir Senhor? Não jogue a toalha, não entregue os pontos, não desista da sua família, lute por ela.

A terceira coisa que Davi fez: a primeiro, chorar; a segunda, orar; terceira, lutar. Diz a Bíblia que ele então reúne os seus homens e vão atrás daqueles que tinham saqueado, ferido, queimado e levado embora os filhos, as filhas e as mulheres. Diz a Bíblia que dos 600 homens, 200 cansados ficaram para trás. Mas quem tem a promessa de Deus não desiste, quem tem a promessa de Deus enfrenta desafios, e eu quero encorajar você a não desistir da sua família, a não desistir do seu casamento, a não desistir de seus filhos, não deixe seu marido, não deixa sua esposa, não deixe os seus filhos nas mãos do inimigo, tome de volta aquilo que Deus lhe deu. Lute por aqueles que Deus lhe deu. Em nome de Jesus, não abra mão da sua família.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Diz a Bíblia que Davi foi, que Davi lutou, que Davi venceu, que tomou tudo de volta. As coisas grandes, as coisas pequenas, os filhos, as filhas, as mulheres, tudo Davi tornou a trazer. Talvez você esteja dizendo assim: ah pastor, mas na minha casa já aconteceram tantas tragédias, meu casamento já não tem mais esperança, eu já joguei a toalha, meus filhos são rebeldes, meus filhos não me obedecem, meus filhos não me honram, a minha casa está marcada por dor, por tristeza, por decepção, o inimigo tem prevalecido, eu não sei mais o que fazer, eu só sei que chorar, só sei lamentar. Eu quero encorajar você a esperar de Deus um milagre. Davi não se reanimou porque ele era forte, porque tinha gente do seu lado, porque o inimigo era fraco, porque tinha estratégia. Tem hora que você nem sabe o que fazer, mas quando você não sabe o que fazer, busque a Deus, ele aponta uma direção, ele dá força, e lhe dá ânimo, ele dá coragem, ele dá perseverança, você não pode desistir, é hora de você se levantar, de chorar pela sua casa, de orar pela sua família, de sair em defesa da sua família, de não abrir mão de ver a vitória de Deus acontecendo dentro do seu lar.

Assim como Davi resgatou tudo que o inimigo tinha tomado, assim como Davi pegou de volta seus filhos, as mulheres, e houve uma grande alegria de cura, de restauração, Deus pode fazer o mesmo milagre dentro da sua casa, dentro da sua família. Ninguém pode estar em paz, se sabe que o cônjuge está nas mãos do inimigo, ninguém pode estar em paz se sabe que os filhos estão nas mãos do inimigo. Eu quero encorajar então você a lutar pela sua família, e a ver milagres de Deus acontecendo na sua casa. O vale onde o inimigo estava celebrando, festejando pela derrota que tinha imposto ao povo de Deus, transforma-se no vale da luta, mas também no vale da vitória, da alegria, da conquista, da restauração, da cura, de um novo tempo para caminhar na presença de Deus.

“Davi ficou muito angustiado, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam amargurados, cada um por causa de seus filhos e suas filhas. Mas Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus. Davi disse a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: — Traga aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. Então Davi consultou o SENHOR, dizendo: — Devo perseguir esse bando? Conseguirei alcançá-lo? O SENHOR respondeu: — Persiga o bando, porque você certamente o alcançará e libertará os cativos.” 1Sm 30.6-8

Rev. Hernandes Dias Lopes

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorO QUE É CAPELANIA HOSPITALAR?
Próximo artigoAvivamento em George Whitefield – Steven J. Lawson
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here