MACKENZIE 150 ANOS -O INÍCIO DA ESCOLA AMERICANA

0
414

O INÍCIO DA ESCOLA AMERICANA

-LINHA DO TEMPO-
escola americana mackenzie 1870

1870

O casal norte-americano Chamberlain, o  Reverendo George e sua esposa, a pedagoga Mary, instalou-se em São Paulo em 1870, com os objetivos de cuidar da igreja presbiteriana já existente e criar uma escola que recebesse as crianças que não eram aceitas nas escolas da cidade, independente da classe social, filhos de pais de outras religiões que não a católica  romana, abolicionistas, negros ou republicanos.

A cidade de São Paulo na década de 1870, foi marcada pelo início das abrangentes e profundas transformações relacionadas ao processo de modernização, característico nas grandes cidades europeias à época, propiciado pelos lucros da cultura cafeeira, visto a condição estratégica de São Paulo como entroncamento das principais ferrovias utilizadas no escoamento do produto para o porto de Santos.

O casal norte-americano Chamberlain, o  Reverendo George e sua esposa, a pedagoga Mary, instalou-se em São Paulo em 1870, com os objetivos de cuidar da igreja presbiteriana já existente e criar uma escola que recebesse as crianças que não eram aceitas nas escolas da cidade, independente da classe social, filhos de pais de outras religiões que não a católica  romana, abolicionistas, negros ou republicanos.

A cidade de São Paulo na década de 1870, foi marcada pelo início das abrangentes e profundas transformações relacionadas ao processo de modernização, característico nas grandes cidades europeias à época, propiciado pelos lucros da cultura cafeeira, visto a condição estratégica de São Paulo como entroncamento das principais ferrovias utilizadas no escoamento do produto para o porto de Santos.

1º PRÉDIO NA CHÁCARA LANE

Primeiro prédio Chácara Lane - centro Histórico Mackenzie

1888

A Chácara Lane (atual campus Higienópolis do Mackenzie), era propriedade da Baronesa Maria Antônia da Silva Ramos, herança da família de Barão de Antonina. Era espaço de cultivo de hortaliças no século XIX, realizado por escravos, além de possuir pomares e pastos para cavalos.

primeiro time de basquete mackenzie

1º TIME DE BASQUETE

1894

O basquete foi introduzido no Brasil através de um professor Mackenzista, Augusto Farinham Shaw. Ao chegar no país em 1894 para lecionar no Mackenzie College, trouxera consigo além do conhecimento, algo de muito sucesso em sua terra natal, o “Bola ao cesto”. Além da união da união de ambos os sexos para jogar, um ex-mackenzista se tornou um dos maiores jogadores do Brasil, Oscar Schmidt. 

A CONSTRUÇÃO DA “METRÓPOLE DO CAFÉ”

construção metrópole do café
-LINHA DO TEMPO-

1896

A década de 1890 foi o momento da afirmação da condição de metrópole em construção para a cidade de São Paulo, materializada com a significativa contribuição do desenvolvimento da engenharia: os limites da antiga cidade foram rompidos pela construção de viadutos metálicos, como o Viaduto do Chá (1892); a luz elétrica chegou ao Jardim da Luz devido à construção de uma usina termoelétrica (1883), nas imediações do mesmo; o abastecimento de água na região central foi instalado através das adutoras da Companhia Cantareira (1892), e a construção de grandes edifícios que legitimavam o domínio das novas técnicas disponíveis, como o do Museu Paulista (1891).

Na esquina das ruas Maria Antônia e Itambé, foi construído o primeiro edifício destinado a abrigar o curso superior de Engenharia, graças à doação de 50 mil dólares do advogado novaiorquino John Theron Mackenzie, em 1891, onde haveria de funcionar a Escola de Engenharia do Mackenzie College a partir de 1896. Esta,além da Engenharia Civil passou, aos poucos,a oferecer outros cursos, necessários para atender ao processo de crescimento da cidade de São Paulo: Engenharia Elétrica; Engenharia Química, herdeira do Curso de Química Industrial, de 1911; Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.  

A EXPRESSÃO LITERÁRIA E SUA ABRANGÊNCIA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é csm_e_xpressa%CC%83o_litera%CC%81ria_e_sua_abr__8b1cbdb023.jpg
-LINHA DO TEMPO-

1898

Em 1894, a Província de São Paulo tornou-se o maior centro exportador de café do mundo e, uma das consequências mais visíveis deste fato foi a transformação de sua capital em um dos melhores exemplos deste desenvolvimento, com uma aparência cosmopolita, registrada em todas as suas nuances, pelas formas de expressão vigentes, a destacar a presença de vários jornais, que contavam com personagens de significativa expressão literária à época.

Em 1898 foi instalado no Mackenzie College o curso literário, que recebeu autorização para formar Bacharéis em Letras. O Curso de Letras foi incorporado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de 1947. Atualmente, o Mackenzie conta com a Faculdade de Comunicação e Letras que agrega, além das Letras, o curso de Marketing e o Jornalismo.

A VOCAÇÃO PARA O TRABALHO E NEGÓCIOS

Escola Comercial
-LINHA DO TEMPO-

1902

São Paulo, como capital da província, refletiu como nenhuma outra, a influência da liberação de capitais advindos do fim da escravidão (1888) e da maior autonomia administrativa propiciada pela proclamação da República no Brasil (1889), ligados principalmente à economia cafeeira. Foi construída uma hospedaria para receber e encaminhar os imigrantes (1888) e um novo Palácio do Governo (1885), frente às novas demandas das cidades. Inúmeros estabelecimentos comerciais foram criados, visto a grande diversificação de negócios já presentes em São Paulo.

O crescimento dos negócios na cidade levou à criação do Curso Superior de Comércio no Mackenzie, em 1886. Este, deu origem à Escola Comercial em 1902, que passou a ter turmas noturnas a partir de 1927, para atender aos que já trabalhavam no mercado. A Faculdade de Ciências Econômicas criada em 1950, diversificou seus conteúdos para acompanhar o crescimento dos mercados paulistano, paulista e do país, sendo hoje, a Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis.

O COMPROMISSO COM AS BELAS ARTES NO MACKENZIE COLLEGE

Faculdade de Arquitetura 1917
-LINHA DO TEMPO-

1917

A primeira década do século XX para a cidade de São Paulo foi marcada pela ratificação da intensa e rápida urbanização. Percebendo a demanda dos grandes projetos e a falta que faziam arquitetos, o professor Christiano Stockler das Neves formado na Filadélfia pela Universidade da Pennsylvania, propôs ao Mackenzie College, em 1916, a criação de um curso de Arquitetura vinculado à Escola de Engenharia, que formaria Engenheiros-Arquitetos a partir de 1917. Este curso, moldado nos princípios da Escola de Belas Artes de Paris, se transformou na Faculdade de Arquitetura, em 1947. A este nome foi acrescido o Urbanismo e mais recentemente, o Design.

São Paulo tinha uma aparência europeia advinda de sua arquitetura e, na sua expansão, as camadas sociais que a formavam foram materializadas pela construção de bairros específicos para o operariado e outros para a sua elite social-econômica, ficando para o centro da cidade a função de cartão postal da última.

A MODERNIDADE NAS ARTES E EDUCAÇÃO

-LINHA DO TEMPO-

1946

O Centro de Educação, Filosofia e Teologia, o CEFT, conta com a Faculdade de Pedagogia, a Faculdade de Filosofia, cuja origem remonta a 1886, quando foi composta dos cursos superiores literários, de ciência pura e ciência aplicada (este o embrião da Escola de Engenharia). Em 1999 foi acrescida a Escola Superior de Teologia.

A cidade de São Paulo, já uma grande Metrópole, mudou e atualizou seu referencial de modernidade, do padrão europeu da Belle Époque para o norte americano, com a priorização do automóvel e da verticalização dos seus edifícios, principalmente, desde a década de 1930. Estas mudanças não foram apenas no âmbito urbano, mas ocorreram em todos os segmentos da sociedade e de suas expressões culturais, a se destacar as fundações do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1947 e do Museu de Arte Moderna (MAM), em 1948.

A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE

A criação da Universidade Presbiteriana Mackenzie
-LINHA DO TEMPO-

1952

A Universidade Mackenzie foi instalada em 16 de abril de 1952, equiparada pelo Decreto Federal nº30.511, de 7 de fevereiro do mesmo ano. Foram indicados e tomaram posse o primeiro Reitor, o Engenheiro Henrique Pegado da Faculdade de Engenharia e, como Vice-Reitor, o Professor Christiano Stockler das Neves, da Faculdade de Arquitetura. Seu nome institucional foi alterado para Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1995.

A década de 1950 na cidade de São Paulo foi marcada pela emblemática comemoração do IV Centenário da fundação da cidade, que envolveu todos os segmentos da sociedade e teve como seu marco principal a inauguração do Monumento às Bandeiras, juntamente com o Parque do Ibirapuera, que possui várias edificações projetadas por arquitetos mackenzistas.

bosque direito mackenzie 1954

O DIREITO AO COTIDIANO E O ENCONTRO DE UMA ÉTICA

-LINHA DO TEMPO-

1954

A terceira Faculdade de Direito da cidade de São Paulo foi a da Universidade Mackenzie, fundada em 1553, autorizada a funcionar pelo Decreto nº36.322, de 11 de outubro de 1954, sendo que a sua primeira turma teve início em 1955.

Sabe-se que na segunda metade do século XX o mundo mudou e, em consequência, a cidade de São Paulo também. O crescimento se acelerou com as dificuldades que a falta de previsão e planejamento trouxeram em todos os aspectos. Os aspectos da vida humana em relação às questões jurídicas se tornaram muito mais complexos, e no mundo globalizado, a formação em Direito tem papel importantíssimo, no sentido de estudar, regular e promover a Ética nas novas relações mediadas pelo avanço das comunicações e da informatização no mundo.

SEMPRE EM BUSCA DA INOVAÇÃO

-LINHA DO TEMPO-

1970

Em 1970 o Mackenzie construiu o SEPROMACK (Serviço de Processamento de Dados Mackenzie) e criou a Faculdade de Tecnologia. Dando sequência a uma preocupação constante em inovação em 1997 foi inaugurado o curso de Ciência da Computação. Seu nome foi alterado para a atual Faculdade de Computação e Informática e em 2016 foi criado o MackGraphe.

Elementos que marcam até hoje a cidade de São Paulo, exemplos do desenvolvimento tecnológico de então, foram construídos nesta década como as Marginais do Rio Pinheiros (1970), o elevado presidente João Goulart (1971) e as primeiras estações do metrô da linha azul (1972).

O ENTENDIMENTO DA VIDA

-LINHA DO TEMPO-

1974

O curso de Biologia foi criado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras a qual foi desmembrada em 1980. Hoje é parte integrante do Centro da Universidade dedicado à Saúde, que abrange: a Faculdade de Psicologia, o Curso de Ciências Biológicas, o Curso de Fisioterapia, o Curso de Nutrição e o Curso de Gastronomia.

Saúde e qualidade de vida passaram a ser questões discutidas cotidianamente como reflexo do crescimento vertiginoso da população e do processo de urbanização paulistano a partir das décadas de 1960 e 1970, representado pela verticalização intensa, priorização do automóvel, destruição de áreas verdes e criação de periferias sem infraestrutura básica.

Centro de Ciências e Tecnologia 2016

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

-LINHA DO TEMPO-

2016

O campus do Mackenzie localizado em Campinas nasceu em setembro de 2016, no entanto é mais antigo, uma vez que iniciou suas atividades com cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) nas instalações do Seminário, onde também funcionaram os cursos de graduação, antes da construção do novo prédio.

MackGraphe 2016

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE E IPB 2020

-LINHA DO TEMPO-

2020

A metrópole se tornou uma megalópole e, atualmente está entre as mais populosas cidades do mundo, inserida no processo atual de globalização e com os desafios provenientes desta condição, como mobilidade urbana e sustentabilidade.

A multicultural e diversificada cidade de São Paulo enfrenta estes desafios buscando soluções em tecnologia e educação inerentes ao nosso tempo. Estas premissas e a contínua busca pela inovação levaram o Mackenzie a firmar parceria com o Centro de Grafeno da Universidade Nacional de Singapura. Por isso, em 2016 foi inaugurado o MackGraphe, edifício que abriga o Centro de Pesquisas de Grafeno do Mackenzie.

Fonte: Site dos 150 anos
https://www.mackenzie.br/memorias/150-anos/home/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here