Médico do HUEM é o primeiro brasileiro eleito presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia

0
1430

Especialista em cirurgias na base do crânio, dr. Borba atua em casos de alta complexidade, para tratar doenças em regiões de difícil acesso

Dezembro de 2023 ficará marcado na história do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). O chefe da Neurocirurgia da instituição, dr. Luís Borba, foi eleito presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia. Um feito marcante para a neurocirurgia nacional, já que é o primeiro brasileiro que alcança o posto mais elevado do mundo nesta especialidade.

A trajetória de Luís Borba no HUEM começou em 1996. “Nosso serviço sempre foi procurado por pacientes de todo o Brasil para resolver os casos mais complexos, e foi essa vasta experiência que me proporcionou a bagagem necessária para alcançar hoje este posto”, destaca. 

A federação mundial engloba as sociedades de neurocirurgia dos cinco continentes do mundo – ao todo são 190 entidades filiadas. A eleição ocorreu por votação direta entre os delegados de todos os países. Dr. Borba representou a América Latina e venceu com uma votação expressiva, com 20% de diferença para o segundo colocado, um conceituado neurocirurgião de Tóquio, no Japão.

Educação

Especialista em cirurgias na base do crânio, dr. Borba atua em casos de alta complexidade, para tratar doenças em regiões de difícil acesso, com cirurgias longas, que duram até 12 horas.

Sua atuação sempre teve foco na educação por meio da residência médica. Já deu aulas em 42 países, dos quais em 10 fez cirurgias ao vivo durante os cursos ministrados.

Sob a coordenação de Borba, o HUEM já formou mais de 50 residentes em neurocirurgia, “de diferentes locais do Brasil e também temos recebido um grande volume de residentes e especializandos de outros países, como México, Chile, Argentina, países da África. São profissionais que estão espalhados pelo mundo e levam a formação desenvolvida aqui”, ressalta.

O diretor geral do HUEM, dr. Tiago Tormen, compartilha sua satisfação com essa notável conquista. “O dr. Luís Borba é um exemplo do comprometimento e da expertise que buscamos promover em nossa instituição. Sua eleição como presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia coloca o HUEM no cenário global como referência em educação e prática médica. Estamos orgulhosos em contar com um profissional deste nível, que muito contribui na missão de educar e cuidar, que é o propósito do Mackenzie”, enfatiza Tormen.

Fonte: Comunicação – Marketing Mackenzie

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorSuzana Wesley, uma mãe do coração aquecido
Próximo artigoPastor é punido por se recusar a fechar igreja
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here