O legado de Tim Keller: 10 lições deixadas pelo pastor

0
1290

Tim Keller faleceu aos 72 anos. (Foto: The Gospel Coalition)

Meses antes de morrer, o pastor disse que enfrentar o câncer mudou sua perspectiva sobre a oração e que o ajudou a crescer espiritualmente.

Um dos maiores e mais amados pastores da atualidade, Tim Keller, foi chamado de “CS Lewis do século 21” pela Newsweek. Muitas homenagens e reconhecimentos foram feitos ao pastor depois de sua morte, na última sexta-feira (19). 

“Ele era um conselheiro espiritual e um intelectual. Ele fez argumentos apologéticos claros que tanto secularistas quanto cristãos poderiam respeitar”, diz um artigo do Christian Headlines que também lançou a seguinte pergunta: “O que o tornou um pastor e líder tão influente?”

Um breve resumo de sua vida traz algumas respostas. Nascido em 23 de setembro de 1950, Tim Keller cresceu numa família cristã, especificamente de uma igreja luterana. Mas ele sempre buscou se aprofundar na palavra de Deus para formar sua teologia. 

‘Tim Keller influenciou milhares de pessoas’

Convertido em 1970, Tim Keller ajudou a liderar pequenos grupos da InterVarsity e continuou envolvido com a organização quando concluiu seu diploma em teologia no Gordon-Cornwell Theological Seminary.

Depois de se tornar um pastor ordenado, a carreira de Keller foi uma mistura de pastoreio prático e ensino. Ele passou 9 anos pastoreando na West Hopewell Presbyterian Church na Virgínia e 5 anos ensinando no Westminster Theological Seminary.

Sua carreira ministerial deu uma nova guinada em 1989, quando ele aceitou um convite para plantar uma igreja em Manhattan, Nova York. A Igreja para ele significava “famílias”, mas teve que lidar com jovens solteiros e famílias “não tradicionais”.

A plantação da igreja de Keller não apenas sobreviveu, mas prosperou. Ele liderou a Igreja Presbiteriana do Redentor até 2017, eventualmente pregando para milhares de pessoas.

‘Levou descrentes a repensar sua cosmovisão’

Percebendo que muitos de seus participantes urbanos não vinham de lares cristãos e não reivindicavam o cristianismo para si mesmos, Keller desenvolveu uma abordagem particular.

Ainda de acordo com o artigo do Christian Headlines, em vez de procurar outros cristãos conservadores para consolidar sua influência, Tim Keller procurou os céticos para ouvir suas perguntas.

Seus livros de apologética levaram os leitores a considerar o cristianismo e se ele poderia responder suas perguntas. A abordagem de Keller não apenas levou os descrentes a repensar como eles viam o mundo, mas encorajou os líderes cristãos a considerar novas abordagens. 

‘Mal posso esperar para ver Jesus’

Quando se aposentou, Keller já havia escrito vários livros best-sellers. Ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2020, mas continuou a pregar em vários lugares, porém num ritmo mais lento.

Ele admitiu abertamente saber que seu câncer significava que seu tempo era limitado. Suas últimas palavras foram estas: “Sou grato pelo tempo que Deus me deu, mas estou pronto para ver Jesus. Mal posso esperar para ver Jesus. Mande-me para casa”. 

10 lições deixadas por Tim Keller

1. Seus livros mostram que o cristianismo é contracultura, principalmente quando fala da ressurreição de Cristo;

2. O pastor incentivava que os cristãos também podem ser intelectuais e que não devem fugir do aprendizado mais aprofundado. Para ele, conhecimento e fé podem caminhar juntos. 

3. Além disso, Keller mostrou que o ministério urbano é relevante e que os pastores devem conhecer sua congregação de maneira mais pessoal, não só ensinando, mas cuidando das pessoas;

4. Segundo o teólogo, os bons pensadores reconhecem as suas influências. Ele mesmo admitiu o quanto foi influenciado por C.S. Lewis, Francis Schaeffer, Jonathan Edwards e seu professor do seminário Edmund Prosper Clowney;

5. Outra lição deixada pelo teólogo é que o casamento pode enriquecer a visão de mundo e ajudar no trabalho ministerial;

6. Ele ensinou que começar pequeno pode expandir as pessoas de maneira saudável;

7. Além disso, Keller dizia que influenciar a cultura significa ir a centros culturais. Seu trabalho no Redeemer Presbyterian incluía ir para as cidades numa época em que muitos líderes cristãos afirmavam que as áreas urbanas eram inerentemente hostis aos crentes.

8. Ele também dizia que a apologética eficaz devia ir além, ou seja, que deveria ir de encontro com as necessidades das pessoas; 

9. O pastor mostrava que várias abordagens apologéticas podem funcionar juntas, indo além dos pensamentos convencionais.

10. E para finalizar, Tim Keller deixou como última lição que até mesmo a morte é capaz de nos ensinar algo.

Quatro meses antes de morrer, ele disse que enfrentar o câncer foi algo que mudou sua perspectiva sobre a oração e que ele e sua esposa cresceram muito espiritualmente durante esse período.

ue as áreas urbanas eram inerentemente hostis aos crentes.

8. Ele também dizia que a apologética eficaz devia ir além, ou seja, que deveria ir de encontro com as necessidades das pessoas; 

9. O pastor mostrava que várias abordagens apologéticas podem funcionar juntas, indo além dos pensamentos convencionais.

10. E para finalizar, Tim Keller deixou como última lição que até mesmo a morte é capaz de nos ensinar algo.

Quatro meses antes de morrer, ele disse que enfrentar o câncer foi algo que mudou sua perspectiva sobre a oração e que ele e sua esposa cresceram muito espiritualmente durante esse período.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN HEADLINES

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorDEUS PROCURA UM HOMEM
Próximo artigoBrasil é um dos países que mais acredita em Deus, revela pesquisa
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here