“Os cristãos estão trabalhando duro para ajudar”, dizem evangélicos na Turquia

0
256

Imagens em relatório mostram devastação na região do terremoto na Turquia. (Captura de tela/YouTube/Shema Medya Grup)

Organizações cristãs e redes de igrejas estão respondendo ao desastre causado por dois terremotos em 6 de fevereiro no sudeste da Turquia.

Número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu e devastou a Turquia, perto da fronteira com a Síria, na segunda-feira (06) já passa de 11 mil, até o momento do fechamento desta matéria.

Notificações também dão conta que pequenos tremores estão sendo sentidos ainda e, nesta quarta-feira, a região está com um alerta de possível terremoto.

Apesar do clima adverso, cristãos e indivíduos viajaram para o local do terremoto para oferecer ajuda e levar doações às vítimas. A Aliança Evangélica Turca e outros grupos estão coordenando as doações.

De acordo com o Evangelical Focus, organizações cristãs e redes de igrejas estão respondendo ao desastre que até agora tem mais de 20.000 feridos, principalmente como resultado do colapso de centenas de edifícios em cerca de dez cidades.

“A partir da manhã, equipes de todo o mundo e da Turquia estão trabalhando duro na região”, escreveu a Associação de Igrejas Protestantes na Turquia (TeK, também conhecida como Aliança Evangélica Turca) em uma breve atualização nesta terça-feira (07). “Lembre-se deles nas suas orações. Nossa equipe começará a trabalhar em Antep”.

A associação que representa as igrejas protestantes no país é a Associação Primeira Esperança (İlk Umut Derneği, em turco), que imediatamente após o primeiro terremoto de magnitude 7,8, enviou uma equipe de emergência.

“A FHA fez um planejamento rápido no início da manhã e partiu diretamente como uma equipe. Inicialmente, 15 profissionais de ajuda humanitária de Izmir, Ancara e Van são destacados para os esforços de ajuda. Os três caminhões móveis de higiene da FHA partiram para a área de ajuda. O veículo de busca e salvamento da organização também está indo para a área”.

Desafios e adversidades

Viajar para o sul da Turquia é desafiador devido ao clima adversos (chuva e neve) e porque algumas rodovias estão interditadas, segundo um pastor evangélico no oeste da Turquia, que falou ao Evangelical Focus.

https://www.facebook.com/EuropeanEA/posts/186625364010085

Apesar dos obstáculos, organizações e indivíduos cristãos chegaram às cidades de Iskenderun e Antakya (Antioquia), uma cidade com uma rica história de fé remontando aos tempos do Novo Testamento. Membros do ministério de rádio Shema Media Group viajaram para essas cidades ” para trazer alguns suprimentos para as pessoas de lá”. Segundo eles, ” há tanto dano e muito pouca ajuda que chegou a Iskenderun”.

Um pastor evangélico e sua esposa estão entre os mortos na região. O casal deixa um filho de 10 anos. Outra jovem que fazia parte de uma igreja também foi morta, confirmou um líder evangélico ao Evangelical Focus.

Mas muitos também foram resgatados: “Louvado seja Deus, mais de 7.000 foram removidos com segurança dos escombros, mas muitas pessoas ainda esperam para serem resgatadas sem equipes de resgate à vista! Ore para que Deus tenha misericórdia!”.

Um membro da Shema Radio gravou esta reportagem no vídeo abaixo, em 7 de fevereiro.

Ajuda de protestantes turcos

“Estamos todos passando por um profundo choque após o desastroso terremoto”, disse o conselho da Associação de Igrejas Protestantes (TeK).

“Muitas igrejas e crentes na zona do terremoto estão trabalhando duro para ajudar as vítimas enquanto, ao mesmo tempo, lutam com suas próprias dificuldades e dores. Não deixemos de apoiá-los com nossas orações”, acrescentou.

A associação estava coordenando as pessoas nas províncias próximas “para abrir suas casas temporariamente” para pastores e trabalhadores humanitários que servem nas áreas afetadas. “Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós. Que o Espírito Santo nos proteja e nos conduza”, concluíram.

A Aliança Evangélica Europeia (EEA) expressou sua “simpatia e compaixão às famílias das vítimas”. Connie Duart e Jan Wessels, secretários gerais da EEA, escreveram: ” Oramos pelas operações de socorro que ainda estão ocorrendo e por todos os envolvidos. Pedimos a Deus que os conforte e sustente durante esta crise. Exortamos o restante das Alianças Evangélicas Nacionais a se unirem em oração nos próximos dias e semanas”.

Doações

Um grande número de organizações está respondendo ao desastre recebendo e enviando doações.

A Associação de Igrejas Protestantes (TeK), em colaboração com a Aliança Evangélica Europeia, está encaminhando doações para a ONG turca First Hope Association, para ajuda de emergência.

“A FHA foi fundada por membros e parceiros da Aliança Evangélica Turca para coordenar os esforços de socorro após o último grande terremoto na Turquia. A organização trabalha de forma altamente profissional com uma vasta experiência na prestação de ajuda rápida e eficiente no terreno”. Os primeiros bens de socorro necessários são “cobertores, água, tendas, roupas de inverno, comida”.

Além disso, a TeK “estabeleceu três estações de comunicação e assistência onde a igreja pode ajudar as vítimas do terremoto em sua área. Estaremos atendendo diretamente a quem precisa desses postos de atendimento”.

A Fundação das Igrejas Protestantes da Turquia (Protestan Kiriseleri Vakfi) também está utilizando sua rede de igrejas membro para responder à necessidade. Para mais informações, os contatos com a fundação devem ser feitos por meio do site.

Já o Shema Media Group se ofereceu para doar por meio das Guidelines International.

Outras organizações cristãs e grupos religiosos em toda a Europa estão respondendo à emergência na Turquia e Síria. A Alianza Solidaria, parceira da Evangelical Focus na Espanha, está recebendo doações para ministérios cristãos estabelecidos na Síria e na Turquia.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here