VENCENDO GIGANTES

0
563

VENCENDO GIGANTES HOJE

1 Samuel 17.1-58

João Crisóstomo o corajoso pregador e mártir sírio (347-407) disse: “Se você pensa que pode vencer sem lutar e acredita que receberá a coroa sem qualquer batalha, não passa de um péssimo soldado de Cristo.” Sem dúvida, a vida cristã envolve desafios e conflitos, quer gostemos disso ou não. Nossos inimigos lutam constantemente contra nós e tentam nos impedir de tomar posse de nossa herança em Jesus Cristo.

Lucas ao falar sobre Davi disse: “Porque na verdade, tendo Davi servido a sua própria geração, conforme os desígnios de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção” (At 13.36). Davi foi um homem que marcou a sua geração conforme os propósitos divinos. Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas não estava isento de enfrentar gigantes. Para vencer gigantes, Davi nos ensina a:

1- NÃO TEMER OS DESAFIOS (1 Sm 17.32) – A vida de Davi foi marcada desafios, desde a sua mocidade. Ainda jovem, como pastor de ovelhas enfrentou feras, como leão ou urso (1 Sm 17.34,35). Ao ser enviado, por seu pai, ao arraial do exército de Israel para levar alimentos e saber como seus irmãos estavam (1 Sm 17.17-19), se deparou com o grande duelista filisteu desafiando o exército de Israel.

Davi não teve medo do incircunciso Golias e dispõe-se a pelejar contra ele (1 Sm 17.32). Ele não temeu o desafio, mas estava pronto se possível a morrer, como disse o pastor Martin Luther King: “Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, então você não está pronto para viver”. Ele estava pronto a tirar a afronta de sobre Israel o exército do Deus vivo (1 Sm 17.26), na certeza de que Deus lhe concederia a vitória independente do experiente gigante.

O Precursor da Reforma Protestante Jerônimo Savonarola (1452-1498) disse: “Se não a inimigos, não a lutas, se não lutas não a vitórias”. Se queremos ser vitoriosos e marcar a nossa geração, precisamos enfrentar os desafios que surgem diante nós, sem temor assim como Davi enfrentou o gigante Golias.

2-NÃO DAR OUVIDOS A VOZ DOS PESSIMISTAS (1 Sm 17.28,33,42)-Quando Davi disse que iria enfrentar o gigante, ninguém o incentivou, antes ele foi criticado, desanimado, por seus irmãos, e pelo rei Saul. Saul disse que ele não poderia enfrentar Golias, porque ele era moço, e Golias guerreiro desde a sua mocidade (1 Sm 17.33), ele foi desprezado pelo gigante 1 Sm 17.42. Contudo, Davi não deu ouvidos aos críticos e pessimistas.

Franklin Delano Roosevelt queria ser presidente dos EUA. Nascido em 30/01/1882 em New York. Estudou na Universidade de Harvard e Columbia. Exerceu a advocacia por um tempo, mas deixou para se dedicar à política. Aos 39 anos foi vítima de poliomielite, ficando paralítico da cintura para baixo. Muitos se levantaram para dizer que ele não poderia vencer, mas ele não desistiu de seus sonhos. A multidão dizia que ele jamais poderia ser presidente. Foi o único homem que foi eleito 4 vezes consecutivamente presidente dos EUA.

Deus está nos dando o privilégio de viver nesta geração, sabemos que não é fácil, como não fora na época de Davi, de Franklin, dos reformadores, mas confiados em Deus, não podemos nos intimidar diante dos críticos, pessimistas se queremos marcar esta geração. Não podemos só ficar olhando para o passado, precisamos olhar para o nosso presente e perguntar: o que eu estou fazendo para marcar a minha geração? Vamos começar fazendo coisas pequenas, e Deus nos preparar para fazermos coisas grandes, que ainda não sabemos.

3- LUTAR EM NOME DO SENHOR (1 Sm 17.37, 42) – Davi decidiu lutar, não em nome de Saul, de sua família, para ficar famoso, etc. Ele disse eu vou contra ti em “nome do Senhor dos Exércitos”.

O que Davi estava dizendo era: eu vou contra você, firmado em Deus. O verdadeiro comandante supremo do seu povo escolhido, dos exércitos de Israel, o Deus Todo-Poderoso, ontem, hoje e sempre. Ele estava dizendo, eu não vou te enfrentar Golias, confiado em minha experiência, nas minhas armas, em Saul, mas confiado naquele que nos dá a vitória, pois dele é a guerra.

Em nome de quem você está enfrentando os desafios ou problemas? Em nome de seus familiares, dos seus amigos, etc. Não! Levante-se, lute em nome do Senhor, ele não mudou. Senhor fala conosco através do profeta Isaías “Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41.9b,10).

4- LUTAR PARA A GLÓRIA DE DEUS (1 Sm 17.46,47) – O Davi tinha um alvo maior do que os seus compatriotas, ele queria vencer o gigante filisteu para manifestar a glória de Deus (1 Sm 17.46,47). O propósito principal de Davi era engrandecer o nome do Senhor em toda a terra. Não era fazer o seu nome conhecido, mas o nome do Deus de Israel. Saberá toda terra que há um Deus que salva. E, assim Davi derrotou Golias.

Paulo ao escrever a igreja de Corinto nos ensina a “fazer tudo para a glória de Deus”. (1 Co.10.31). O Breve Catecismo de Westminster nos ensina dizendo: Qual é o fim principal do homem? O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Como nós podemos viver para a glória de Deus? Vivendo de conformidade com a Palavra de Deus, vamos marca a nossa geração e o mundo verá que somos do Senhor, e só ele nos faz vencedor.

Deus está nos dando um grande privilégio de vivermos nesta geração, não podemos nos intimidar diante dos desafios, mas vamos enfrentar os gigantes sem nos deixar levar por aqueles que não conhecem a Deus. Vamos lutar em nome do Senhor, para a glória do Senhor.

Pr. Eli Vieira

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorSAF glorifica a Deus pelo novo tema para 2022–2026
Próximo artigoX EMOLIM – ENCONTRO DE MOBILIZADORES E LÍDERES DE MISSÕES
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here