Quando Henry Crowell tinha 9 anos, seu pai morreu de tuberculose. Ele cresceu com um sonho: ser pregador do Evangelho. Mas aos 17 anos contraiu a mesma doença que matou o seu pai. Ficou 7 anos em tratamento. Quando sarou, seu pulmão estava totalmente debilitado, e ele sabia que jamais poderia ser um pregador, porque lhe faltava ar nos pulmões. Ainda fraco, ele foi ouvir um dos maiores evangelistas de sua época: Dwight L. Moody, que estava pregando em sua cidade, Cleveland. Naquela noite, ele ouviu o pregador dizer:
“O mundo ainda está para ver o que Deus pode fazer através de uma pessoa totalmente dedicada a Ele”.
Crowell sentiu seu coração arder naquele momento e orou a Deus: “Senhor, eu sei que não posso mais ser um pregador, mas eu posso ser um bom negociante para o Teu Reino. Se o Senhor me abençoar e eu ganhar dinheiro, prometo sustentar pregadores como Moody”.
Logo após, quando andava pela rua, viu um moinho de trigo que estava à venda por dificuldades financeiras. Era o moinho Quaker. Henry Crowell negociou a sua compra e assumiu muitas dívidas e problemas. Mas Deus sabia do seu propósito sincero! Aquele moinho, antes falido, transformou-se num fenômeno inexplicável de vendas! As caixas das Aveias Quaker espalharam-se rapidamente pelas prateleiras dos supermercados dos EUA e alcançaram as prateleiras do mundo todo, inclusive do Brasil!
Henry Crowell devolvia mais do que o Dízimo ao Senhor. Ele separava 70% dos lucros da sua empresa para a Obra de Deus! Ele se tornou a coluna de sustentação do Instituto Bíblico Moody e vários ministérios de rádio. Pouco antes de falecer, em 1943, ele desafiou os líderes do Instituto Moody: “Pensem em grandes coisas para a glória de Cristo”.
ESTE FOI O MAPA DO TESOURO DE HENRY CROWELL: A FIDELIDADE A DEUS! Jesus disse: “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21).
A MARCA QUAKER OATS
Dificilmente alguém nunca viu um simpático senhor de cabelos brancos e chapéu estampado nas embalagens de cereais, aveias, barrinhas de granola e muitos outros produtos que fizeram e continuam fazendo parte do universo de qualquer refeição saudável em milhões de lares pelo mundo afora. Afinal, a marca QUAKER OATS, cujos produtos tornaram-se sinônimo de alimento saudável e nutritivo, está presente há mais de um século, não somente na primeira e mais importante refeição do dia, mas em qualquer hora, para milhões de pessoas em todos os continentes.
A história
A história da tradicional empresa tem sua origem no dia 4 de setembro de 1877 na pequena cidade de Ravenna, localizada em Ohio, estado do meio oeste americano, quando a QUAKER MILL COMPANY, empresa fundada por Henry D. Seymor e Willian Heston, registrou oficialmente a marca QUAKER. O principal produto da empresa era a aveia em flocos, alimento extremamente rico em proteínas, minerais e fibras. Pouco depois, em 1881, Henry Parsons Crowell comprou a empresa, que vivia grandes dificuldades financeiras, e junto com ela a marca QUAKER. As inovações começaram em 1882 quando foi publicada a primeira propaganda de um cereal e, prosseguiu em 1885, quando a empresa introduziu a caixa de cereal, tornando assim possível comprar o alimento em maiores quantidades. A empresa também foi pioneira no segmento ao publicar receitas em suas embalagens no ano de 1891, ensinando assim aos consumidores várias formas deliciosas de consumir aveia. A primeira receita ensinava a fazer pão de aveia.
Nos anos seguintes, a empresa expandiu sua capacidade de produção, além de introduzir novos produtos, como por exemplo, farinhas de aveia e milho e até comidas para bebês. Posteriormente a empresa se uniu a outras duas companhias que também beneficiavam aveia: uma na cidade de Cedar Rapids localizada no estado de Iowa, dirigida por John Stuart, seu filho Robert e seu sócio George Douglas; e a German Mills American Oatmeal Company fundada por Ferdinand Schumacher (conhecido como “O Rei da Aveia”) em 1856 na cidade de Akron em Ohio. Com isso, foi oficialmente formada, em 1901, na cidade de Chicago, estado de Illinois, a THE QUAKER OATS COMPANY. Nesta época os cereais à base de aveia já eram comercializados em caixas retangulares e a empresa possuía faturamento de US$ 16 milhões.
Rapidamente a nova empresa se tornou uma das maiores dos Estados Unidos no seu segmento, e nos anos seguintes cresceu com o lançamento de novos produtos; inovações como a primeira receita de um bolo de aveia impressa nas embalagens da QUAKER OATS (1908); o oferecimento de prêmios em suas embalagens, como panelas e rádios portáteis; a introdução da tradicional lata redonda da aveia QUAKER, em 1915; e aquisições de outras marcas como a Aunt Jemina, fabricante de caldas, pudins e outros produtos matinais, em 1926. Durante a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, a QUAKER OATS prestou um grande serviço a nação, que vivia um período de forte recessão econômica, ao estampar em suas embalagens a receita dos tradicionais biscoitos de aveia, um alimento barato e nutritivo para uma época em que o dinheiro era escasso para a maioria das famílias americanas.
Na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa chamou a atenção dos americanos para as propriedades da aveia, já que boa parte da produção de trigo estava sendo enviada para a Europa como parte dos esforços de guerra. No período do pós-guerra, as vendas cresceram vertiginosamente atingindo US$ 277 milhões, proveniente de mais de 200 diferentes produtos. Os anos de 1960 foram marcados por lançamentos de produtos convenientes, ou seja, de fácil preparo e consumo como requeriam os hábitos da época. Na década seguinte, a QUAKER patrocinou o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, obtendo enorme retorno publicitário e ganhando o direito, sob licença, da utilização da marca WONKA no segmento de confeitos e chocolates, que depois seria vendida para a Nestlé. Este período também foi marcado pelo início da expansão da QUAKER pelo continente europeu. No início dos anos de 1980 a empresa expandiu ainda mais sua linha de produtos com o lançamento das barras de granola CHEWY. Pouco depois, em 1983, a empresa adquiriu uma das marcas mais valorizadas do mundo: Gatorade, tradicional produtora de bebidas isotônicas. Ainda nesta década, a partir de 1987, o ator Wilford Brimley endossou inúmeros comerciais da marca com o slogan “The Right Thing To Do” (algo como “A coisa certa a ser feita”), que promoviam os benefícios do consumo de alimentos feitos à base de aveia e trigo. Nessa época as vendas da QUAKER OATS dispararam.
Na década de 1990 a QUAKER introduziu no mercado uma infinidade de cereais, aumentando muito sua oferta de produtos. Em 1997, o FDA (Foods & Drugs Administration), órgão americano responsável pela regulamentação e controle de alimentos e remédios, permitiu que a QUAKER OATS utilizasse a expressão “Alimento Saudável” nas embalagens dos produtos que continham aveia. Foi uma grande vitória para a empresa e um enorme salto em seu faturamento, já que na época as pessoas estavam começando a se preocupar com uma alimentação mais saudável e balanceada; e a aveia, principal matéria-prima dos produtos QUAKER, auxiliava no funcionamento do intestino e na redução da absorção de colesterol.
Oficialmente no dia 2 de agosto de 2001, a QUAKER OATS foi adquirida por US$ 14 bilhões pela PepsiCo, empresa controladora das marcas Pepsi-Cola e Fritolay, basicamente devido ao enorme interesse pela marca Gatorade, um ícone no segmento de bebidas isotônicas. A partir deste momento, a QUAKER deixou de ser uma empresa para se tornar uma poderosa marca no portfólio da gigante PepsiCo, e nos anos seguintes continuou inovando e desenvolvendo produtos de alto valor nutricional e qualidade, como barras de cereais, bolos prontos de aveia e arroz, além de estender sua marca para novas categorias, como por exemplo, leites com menos gorduras e até bebidas prontas para o consumo, que uniu três ingredientes pela primeira vez, leite desnatado, frutas e aveia.
Há mais de com anos a QUAKER está presente na rotina alimentar de milhares de famílias ao redor do mundo através de seus produtos à base de aveia. Introduzir estes benefícios no dia a dia requer intenso investimento em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de novos produtos que compõem o portfólio da marca. E foi justamente por esse motivo, que em 2014, a empresa desenvolveu um centro de pesquisa batizado de The Quaker Oats Center of Excellence, localizado em Chicago, que conta com um Conselho Científico Consultivo, composto por especialistas de renome na área de saúde e nutrição, que trocam experiências e informações de como explorar os benefícios que a aveia tem a oferecer com base em estudos científicos realizados pela entidade.
1921 ● Lançamento do QUAKER QUICK OATS, produto instantâneo de grande praticidade no preparo, que reduziu o tempo gasto para cozinhar.
1955 ● Lançamento dos famosos biscoitinhos de aveia da marca.
1961 ● Lançamento do cereal matinal LIFE, um dos produtos de maior sucesso da empresa, que desde a década de 1980 passou a ter fotos de crianças saudáveis estampadas em suas embalagens.
1963 ● Lançamento do cereal matinal de milho e aveia Cap’n Crunch, que se tornou uma das marcas líderes do mercado americano para o público infantil.
1965 ● Lançamento do cereal QUISP, que foi reintroduzido em 1999, com direcionamento para o público infantil.
1966 ● Lançamento do QUAKER INSTANT OATMEAL, um cereal matinal instantâneo.
1970 ● Lançamento do primeiro cereal matinal instantâneo com sabor (Maple & Brown Sugar).
1974 ● Lançamento do cereal matinal instantâneo com sabor de canela.
1976 ● Lançamento da massa de biscoitos de cereais. Essa linha no ano seguinte ganhou outros sabores como chocolate e manteiga de amendoim.
1981 ● Lançamento da QUAKER CHEWY, uma linha de pequenas barras de granola.
1982 ● Lançamento do QUAKER OAT BRAN, cereal para ser adicionado ao leite quente.
1985 ● Lançamento do cereal instantâneo no sabor morango.
1986 ● Adquiriu a marca Rice-A-Roni, uma linha de arroz e risotos semi-prontos e outras comidas congeladas.
1987 ● Lançamento da linha de cereais instantâneo com sabores de frutas. ● Lançamento da QUAKER EXTRA INSTANT OATMEAL, uma linha de cereais enriquecidos com 10 vitaminas e ferro.
1988 ● Lançamento do QUAKER OATMEAL SQUARES, um cereal quadrado para ser consumido como salgadinho (snack).
1992 ● Lançamento do QUAKER OATS PLUS FIBER, cereal enriquecido com uma dose extra de fibra. ● Lançamento do QUAKER MULTIGRAIN, um cereal feitos de vários tipos de grãos. ● Lançamento do QUAKER OATCUPS, cereal em convenientes potes individuais para ser colocado no forno microondas.
1993 ● Lançamento do KIDS CHOICE INSTANT OATMEAL, cereal direcionado para um público infantil, disponível em vários deliciosos sabores como morango com canela. ● Lançamento do QUAKER TOASTED OATMEAL, um cereal matinal em flocos e tostado.
1998 ● Lançamento do QUAKER OATMEAL DINOSAUR EGGS, cereal infantil colorido em forma de dinossauros.
1999 ● Lançamento do QUAKER OATMEAL EXPRESS, um cereal em embalagem conveniente para ser colocado em microondas. ● Lançamento do QUAKER INSTANT OATMEAL NUTRITION for WOMEN, um cereal enriquecido com vitaminas especialmente desenvolvido para mulheres.
2004 ● Lançamento das bolachas QUAKER CHEWY COOKIES, e das barras de cereais de granola e com trigo e frutas. ● Novos sabores são introduzidos na linha de cereais instantâneos como maçã e canela, além da versão com açúcar reduzido.
2005 ● Lançamento do WEIGHT CONTROL INSTANT OATMEAL, uma linha de cereais para controle de peso, ou seja, para um público que está de dieta. ● Lançamento do QUAKER MILK CHILLERS, uma nova linha de leite, com 52% a menos de gordura, nos sabores de baunilha, chocolate e morango. Com isso, a marca ingressou em uma nova categoria de produto.
2007 ● Lançamento do QUAKER MINI DELIGHTS, um snack (bolachinhas de múltiplos grãos), com apenas 90 calorias por embalagem.
2008 ● Lançamento do QUAKER SIMPLE HARVEST, uma nova linha de cereais instantâneos de múltiplos grãos, totalmente natural, sem adição de conservantes ou sabores artificiais. ● Lançamento de dois novos cereais extremamente ricos em fibras que suprem os requerimentos diários de consumo.
2012 ● Lançamento da QUAKER REAL MEDLEYS, uma nova linha de snacks (barras) e cereais feita com múltiplos grãos e pedaços reais de frutas e nozes, com uma quantidade de açúcar semelhante a da aveia instantânea tradicional da marca. A linha oferece barras de cereais, práticos copos de cereais para irem direto ao forno micro-ondas e os cereais instantâneos.
A evolução visual Muitas pessoas acham que o “senhor de chapéu” estampado nas embalagens dos produtos QUAKER, e utilizado como logotipo há mais de um século, é o fundador da empresa. Na verdade, trata-se de um saudável e sorridente quaker, que, pelo que simboliza em termos de alimentação natural e saudável, deu nome à empresa. QUAKER é o nome de uma comunidade religiosa inglesa, fundada no século XVII pelo sapateiro George Fox e depois regulamentada por William Penn e Robert Barclay. Perseguidos em seu país pela intolerância religiosa, grandes grupos de seguidores dessa seita emigraram para os Estados Unidos na época da colonização, tendo como ideal criar comunidades regidas por princípios de justiça, moralidade e fraternidade nas relações humanas. Por essa razão, eram especialmente reconhecidos pelos costumes austeros e saudáveis que adotavam em seu modo de vida. O primeiro logotipo da QUAKER, que se tornou a primeira marca americana registrada de cereal matinal, criado em 1877, era representado por um quaker de corpo inteiro segurando um pergaminho com a palavra “pure”.
A primeira de muitas modificações ocorreu em 1946 quando surgiu o famoso personagem (somente a cara com um sorriso) desenhado pelo artista Jim Nash. Outra mudança importante ocorreu em 1957, quando o artista e ilustrador Haddon Sundblom, mais conhecido por suas ilustrações do Papai-Noel para a Coca-Cola, executou uma reestilização do tradicional logotipo, que ganhou as cores vermelha, branca e azul. Depois de passar por mais uma atualização, finalmente, em 1969, o renomado designer Saul Bass criou o famoso logotipo do QUAKER monocromático (com uma nova tipografia de letra), que até hoje é utilizado como identidade corporativa da empresa.
Em 2007 foi apresentado um novo logotipo, uma versão totalmente modernizada da imagem criada por Haddon Sundblom. Em 2010, de forma discreta e silenciosa, a QUAKER OATS lançou sua nova logomarca. Amparada por uma tradição de mais de 130 anos, o novo logotipo apresentou como maior mudança a tipologia da letra, que deu um ar mais leve para a marca. Além disso, o conhecido Sr. Quaker também ganhou uma casa nova, então localizado no centro da letra Q. A nova identidade visual da marca, que foi apresentada juntamente com o novo slogan “Love Life” (Ame a vida, em português). Porém, esse logotipo durou pouco mais de um ano.
Isto porque em 2011 a marca apresentou uma nova identidade visual. E não parou por aí. Em 2012 foi adotado o logotipo atual, uma imagem muito semelhante à criada por Haddon Sundblom com pequenas atualizações e uma nova tipografia de letra. O personagem teve os cabelos levemente aparados, perdeu peso e ficou cerca de 5 anos mais jovem. Os ombros agora aparecem no logotipo. O personagem símbolo da marca que aparece no logotipo tem o nome fictício de LARRY. Já aqui no Brasil ele é conhecido carinhosamente como “velho da Quaker”.
Os slogans
Quaker Up. (2012)
Love Life. (2010)
Go Humans Go. (2009)
Nothing is better for thee, than me.
Live Well, Be Well.
Warms your heart and soul.
Does it make sense to jump out of a warm bed into a cold cereal?
The right thing to do. (1987)
Dados corporativos ● Origem: Estados Unidos ● Fundação: 1877 ● Fundador: Henry D. Seymor e Willian Heston ● Sede mundial: Chicago, Illinois ● Proprietário da marca: The Quaker Oats Company, Inc. ● Capital aberto: Não (subsidiária da PepsiCo, Inc.) ● Presidente: Jose Luis Prado ● Faturamento: US$ 4 bilhões (estimado) ● Lucro: Não divulgado ● Presença global: + 150 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 12.000 ● Segmento: Alimentos ● Principais produtos: Cereais, barras de granola, biscoitos e aveias ● Concorrentes diretos: Kellogg’s, Nestlé, General Mills e Mondelēz ● Ícones: O simpático personagem Larry ● Slogan: Quaker Up. ● Website: www.quaker.com.br
A marca no Brasil A QUAKER instalou-se no Brasil oficialmente em 1952 e inaugurou sua primeira fábrica no ano seguinte na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, iniciando assim a produção da AVEIA QUAKER em flocos. Em 1961, a ampliação e melhoramentos realizados na fábrica permitiram o início da produção de um novo produto a base de milho: POLENTINA. Pouco depois, em 1964, lançou a famosa farinha de aveia e a MILHARINA. No ano de 1973 adquiriu a Indústria de Conservas COQUEIRO, tradicional marca de sardinhas enlatadas de São Gonçalo (Rio de Janeiro), que já operava no mercado desde 1937. Com a aquisição da TODDY no Brasil em 1981, ingressou no setor de achocolatados.
Em 1983 a marca lançou outro produto de enorme sucesso: creme de arroz. Nos últimos anos a linha de produtos da marca no país aumentou com lançamentos saborosos como o cereal de aveia (1990); as barrinhas de cereais (2003); aveias com sabores como chocolate, frutas vermelhas e mel (2006); Mingo, primeiro mingau instantâneo que combina a energia do arroz com a nutrição da aveia (2006); Cookies de Aveia (nos sabores com passas, com granola e com maçã e canela); Quaker Minis (em formato de quadradinhos, nos sabores Mix de aveia e cacau e Mix de grãos e mel); as linhas granola e cereais matinais; e a linha Quaker de Bolso (2009), em embalagens pensadas para consumo imediato e em qualquer ocasião no estilo on-the-go, que permite o consumo enquanto se dirige, caminha ou até enquanto se trabalha.
Os lançamentos mais recentes da marca são: Grãos Milenares Quaker (2011), junção dos dois grãos mais nobres e nutritivos, a aveia e a linhaça dourada, para uma alimentação ainda mais equilibrada; as bolachas integrais cracker (2012); a linha Cereal Mix (2013), uma linha de cereais matinais que combina pedacinhos de frutas, flocos crocantes e aveia; e as barras de cereais com grãos de aveia integrais (2014). No Brasil, desde 2008, a marca utiliza o slogan “Aveia Quaker. A semente do bem”.
A marca no mundo Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a QUAKER OATS, que pertence a PepsiCo, fatura aproximadamente US$ 4 bilhões vendendo seus produtos em mais de 150 países em todos os continentes. A QUAKER possui uma extensa linha de produtos a base de aveia, além de cereais como Life, Cap’n Crunch e Chewy Granola Bars, entre outros.
Você sabia? ● A QUAKER OATS já foi proprietária da fabricante de brinquedos Fisher-Price, adquirida em 1969 e vendida para a Mattel em 1991.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 10/8/2014
Fonte: Mundo das Marcas