Do encantamento à exaustão

0
622

LIÇÕES DO HIMALAIA

Pr. Ronaldo Lidório

“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:3)

alguns anos tive a oportunidade de fazer uma pesquisa em certa região do Himalaia. Parte dessa pesquisa incluía visitar duas comunidades que vivem entre algumas montanhas. Em um percurso de 17 quilômetros, que durou cerca de dez horas, percebi que várias fases daquela escalada poderiam ilustrar a nossa vida cristã. Partilharei hoje e nos próximos dias algumas particularidades e reflexões dessa jornada.

O início da nossa escalada foi marcado por um momento de entusiasmo em que tudo é novo, interessante e está para ser descoberto. A vista era linda, o clima era frio, mas agradável, e a montanha projetava-se em sua linda imensidão.

Preparei-me com botas especiais, cantis de água, roupas para o frio e uma pequena mochila. Estava entusiasmado! Após duas horas de jornada entre as rochas, a respiração tornou-se curta e difícil, levando-me a um forte cansaço naqueles 3 mil metros de altitude. Depois de quatro horas, as pernas doíam e tremiam. Em certo momento, pensei que elas não mais responderiam. Naqueles momentos, a exaustão tornou-se mais perceptível que o encantamento. Restava-me apenas a convicção. Sim, a certeza de que aquele era o caminho certo.

A vida cristã segue um percurso semelhante. Ao longo da caminhada, os problemas, embates, desilusões e opressões combatem o encantamento. Percebe-se que não é fácil ser crente, fazer as escolhas orientadas pela Palavra, e há um preço a pagar ao buscar a Deus de todo o seu coração. Percebe-se também que nem todos os problemas vêm de fora. Aliás, o ‘fogo amigo’ talvez seja o que mais abate. Nesses momentos, a convicção de que estamos no caminho certo toma a frente e nos leva a perseverar. E passamos a compreender que o rumo daquele caminho é muito importante, porém, igualmente importante, é o seu significado. Aquilo que cremos, como cremos e o quanto cremos, será determinante para chegarmos ao destino final.

Meus irmãos e irmãs, quando o ar da sua vida estiver rarefeito, as pernas exaustas ameaçarem parar, e o brilho do caminho for ofuscado pela força da opressão, da decepção e do mal, lembre-se de Deus. Foi Ele quem o chamou e o lançou nesta caminhada seguindo a Cristo. Ele o acompanha e fortalece a cada passo. E Ele o espera na chegada. Persevere!

#ronaldolidorio#licoesdohimalaia#devocional

RETIRO IP SEMEAR 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here