NÃO CHORES!

0
7049

Texto: Lucas 7.11-17

Meus queridos irmãos e amigos, jamais devemos nos esquecer desta grande verdade. “O MUNDO QUE NOS CERCA ESTÁ CHEIO DE TRISTEZAS. ENFERMIDADES, DORES, POBREZA, TRABALHO ÁRDUO, E PROBLEMAS EXISTEM POR TODOS OS LADOS”, CAUSANDO EM MUITOS DESESPERO E CHORO.

Meus irmãos, o evangelista Lucas nos diz que Jesus depois de ter passado por Cafarnaum  e curado o servo do centurião no dia seguinte ele foi para a cidade de Naim e quando se aproximava do portão daquela cidade  se depara com um cortejo fúnebre logo na entrada. Ao falar sobre este fato Lucas, deixa bem claro que a mulher era viúva e que o enterro era do seu único filho. Em uma cultura onde a mulher não trabalhava e dependia totalmente do marido, e o seu esposo já havia morrido, teria agora que depender única e exclusivamente do filho mais velho, porém esta mulher não tinha primogênito e sim unigênito, pois só tinha um filho e a morte acabará levar.

O mestre Jesus sentiu o sofrimento daquela mulher e sabia que aquele filho era muito mais que um filho, representava a sua esperança, honra e o seu futuro, pois seria através dele que teria a condição de sobreviver naquela sociedade.

Meus queridos, aquela mulher tinha todos os motivos pra chorar naquele momento. Vou descrever rapidamente alguns motivos que ela tinha pra chorar:

a- Porque o seu único filho estava morto – Quem acabará de morrer não era o filho da vizinha nem um sobrinho. Não senhores! Era o filho único daquela mulher. Como pai e tendo só um filho eu sei o que é isso, centralizamos nosso carinho, amor, atenção, investimento e etc., no único filho.

b- Porque o rapaz era a esperança Dela.

Recentemente o marido havia morrido e ela estava depositando as esperanças naquele rapaz que poderia sustentar a casa e manter viva a esperança dela de viver uma vida digna diante da sociedade.

Se a mulher tinha motivos pra chorar, Jesus também tinha seus motivos pra dizer o que disse. E os motivos de Cristo não só fazia com que ela parasse de chorar, como também a todos os que estavam em volta no cortejo, parassem também.

Neste texto podemos VER JESUS DIZENDO: NÃO CHORES!!!

Mas, porque Ele disse a mulher para que ela não chorasse?

1º – PORQUE JESUS É O DEUS DE TODA A CONSOLAÇÃO.

“Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!” (Lc 7.12,13).

Não era Pedro, nem Tiago, Mateus, João ou muito menos qualquer um de nós, seres humanos limitados, que por mais que nos esforcemos em consolar ou porque somos amigos chegados da família ou da pessoa aflita, mesmo assim não conseguiremos consolar alguém neste momento com nossas palavras. Nesta hora as palavras não consolam!

Mas, quem falava com aquela mulher era o “Deus de toda a Consolação” (“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” 2Co 1.3,4). E, Cristo pode consolar a qualquer um e em qualquer circunstância. Seja a mais adversa possível, Ele nos consola!

Quem sabe você chora neste momento, não pela perda de um filho, mas por outras perdas que teve durante a sua vida. E, durante algum tempo muitos disseram pra você não chorar mas nada adiantou até o exato momento. Por mais que você tenha motivos pra chorar, mas hoje Cristo esta te dizendo: “Não Chores” e Ele tem motivo pra dizer isso pois Ele é o Deus de toda a consolação, somente Ele pode te consolar e acalmar o teu coração aflito.

2º – PORQUE PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL(7.14)

“Pois para Deus nada é impossível” (Lc. 1.37). “Nenhum dos seus planos podem ser impedidos” (Jó 42:2).

Jesus quando disse esta frase aquela mulher Ele não disse na condição humana Dele. Pois como homem Ele não teria condição do consolar aquela mulher com palavras. Ele disse na condição Divina Dele sabendo que para Ele nada era impossível e estava prestes de efetuar um grande milagre.

Pois tanto o querer quanto o efetuar pertence a Deus (Fp. 2.13), e Cristo tanto quis como fez o milagre na vida daquele rapaz o ressuscitando dos mortos, e restaurando a mulher o que ela havia perdido.

3º – PORQUE CRISTO É O AUTOR DA VIDA(7.15)

“Porque ele pode transforma a morte em vida”

A mulher ainda não havia compreendido que quem estava diante dela era o Criador do mundo, Sustentador do Universo e Autor da Vida (Nm. 16.22 – At. 3.15).

“Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão”. (Dt. 32.39)

Jesus é este que fere, mas também sara e da à vida. E Cristo quando disse pra ela não chorar sabia o que ia realizar ali diante de todos. O Autor da Vida iria tornar a dar Vida àquele rapaz.

Quem sabe alguma coisa na tua vida morreu e isto é mais um motivo pra você chorar, porém o Autor da Vida esta te dizendo: Crê somente, e verás a Glória de Deus! Não desanime, quem sabe sua alegria morreu e esta sendo sepultada, como também sua esperança. Pode ser que sua alegria e sua esperança já estão sendo levada ao cemitério, e mesmo que esteja avançado no caminho, Cristo pode para este cortejo e ressuscitar a sua alegria e a sua esperança e te dar vitória. Em nome de Jesus!

Meu amado, por mais que você tenha motivos para chorar em algumas circunstâncias e adversidades que enfrenta na sua vida cristã e secular. Jesus têm muito mais motivos para nos consolar, nos abençoar e nos dar vitória. E é por esses motivos que têm, que Ele é compelido à nos dizer: “Não Chores”, e quando Ele diz esta frase Ele se responsabiliza para sermos de Fato consolados, restaurados e mais do que vitoriosos por Ele que nos amou.

A.P. Eli Vieira

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorO Deus Que Renova
Próximo artigoJESUS: A COMPAIXÃO EM AÇÃO
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here