SEJA HUMILDE DE ESPÍRITO

0
188

SEJA HUMILDE DE ESPÍRITO

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Prov 29:23)

Desde a infância, a sociedade ensina as pessoas a se considerarem superiores e melhores. Muitos pais perpetuam essa visão na educação de seus filhos. A competição, os elogios ao ego e os conselhos questionáveis fazem com que o indivíduo veja o mundo, tendo a si mesmo como referência máxima. Enquanto o pecado sussurra “seja o maior”, as Escrituras nos instruem “seja um servo”.

No texto bíblico de hoje, aprendemos que “a soberba do homem o humilhará”, enquanto “o humilde de espírito será honrado”. A palavra hebraica para “soberba” (ga’avah) também é traduzida como ‘orgulho’, ‘altivez’ e ‘arrogância’. Ela descreve alguém que vê os outros com um sentimento de superioridade. A Bíblia adverte que a soberba leva à queda, resultando em humilhação. Em contraste, “o humilde de espírito será honrado”, uma honra que, mais do que o reconhecimento humano, reflete um valor profundo diante de Deus. Esse é um tema que merece nossa atenção.

Seja humilde de espírito. Devemos entender que a humildade não significa ser passivo, sem opiniões ou iniciativa, e sim reconhecer a grandeza de Deus e a necessidade de Sua graça e misericórdia diariamente. O humilde é aquele que vê os que estão ao seu redor como pessoas a serem amadas e servidas, não como rivais a serem superados. O verdadeiro humilde agarra-se à honra diante de Deus, mesmo sem o aplauso dos homens.

Evite a soberba. O soberbo acredita que pode ser algo significativo sem Deus, seguindo apenas seus próprios desejos. Ele vê as pessoas ao seu redor como inferiores, incapazes ou medíocres, sempre se considerando o melhor e maior. Quando não é valorizado, culpa a limitação alheia, não a sua. O soberbo será eventualmente confrontado com a grandeza de Deus, seja em vida ou na morte.

Valorize a verdadeira honra. Não se trata de buscar aplausos humanos ou reconhecimento público, mas de abraçar uma vida digna com os valores e propósitos estabelecidos por Deus. Cada um é único e possui dons e oportunidades distintas. Não aspire ser como outro; antes, agradeça a Deus por como Ele o criou e pelo que lhe concedeu. Utilize sua vida, talentos, oportunidades e experiências para servir a Deus e aos outros. Evite a vaidade e não persiga elogios. Sua verdadeira identidade está em Cristo, resguardada por Ele. Portanto, pela graça do Senhor, sejamos humildes de espírito.

Pr. Ronaldo Lidório

RETIRO IP SEMEAR 2023
Artigo anteriorQuatro Riquezas de Alto Valor
Próximo artigoNão É Só Dar Presente, É Ser Presente
Pastor Eli Vieira é casado com Maria Goretti e pai de Eli Neto. Responsável pelo site Agreste Presbiteriano, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Missiologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e cursando Psicologia na UNINASSAU. Exerce o seu ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil desde o ano 1997 ajudando as pessoas a encontrarem esperança e salvação por meio de Jesus Cristo. Desde a sua infância serve ao Senhor, sendo educado por seus pais aos pés do Senhor Jesus que me libertou e salvou para sua honra e glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here